Tenho um filho de 14 anos e estamos enfrentando essa situação de anorexia, ele reluta muito em aceitar,

10 respostas

Tenho um filho de 14 anos e estamos enfrentando essa situação de anorexia, ele reluta muito em aceitar, mente que comeu, esconde as comidas e não está ganhando peso. Por favor o que devo fazer, ja esta fazendo acompanhamento com psicologo, mas acho que não vejo muita melhora..
Deve avaliar o atendimento psicológico, se está sendo adequado, isso é fundamental para o sucesso do tratamento.

Mais precisa sem sobra de duvidas a ajuda de um médico Psiquiatra.


Att
Sayonara Machado

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Acompanhamento multidisciplinar, médico psiquiatra, psicoterapia Cognitivo Comportamental e a mãe como Co-terapeuta são imprescindíveis para um boom tratamento. Não desanime, cuide do seu filho com muito amor e carinho, não foque na alimentação e sim na relação! Sucesso pra vocês
A anorexia faz parte dos transtornos alimentares que são tratados pela psiquiatra, geralmente está associada a outros transtorno de humor ou ansiedade e requer além da avaliação da saúde física e mental o tratamento farmacológico combinado com psicoterapia. Dependendo do nível de magreza (IMC) e desnutrição pode ocasionar morte.
A anorexia é uma doença que afeta a todos os envolvidos numa família. A pessoa que apresenta o quadro é apenas aquela que expõe o problema. Lamentavelmente, pais ansiosos na educação alimentar de seus filhos promovem, sem querer, esse quadro. O tratamento é multidisciplinar e é familiar. A psicoterapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia ajuda muito esse processo. Paz e Bem!
Certifique-se que seu filho tenha um bom vínculo com o profissional, a empatia entre cliente e psicólogo é o fator mais importante do processo terapêutico. E como já foi dito pelos colegas é necessário conciliar a terapia com o tratamento medicamentoso. Desejo-lhe boa sorte.
Concorco com as colegas que disseram que a abordagem da anorexia deve ser multidisciplinar. A anorexia tem esse componente psicológico, onde, na terapia é preciso avaliar a relação do paciente com a comida, como esse alimento pode estar vinculado com a alimentação afetiva, dentre outros desdobramentos que levam tempo para ser elaborados! Boa sorte!
É importante conversar com a psicóloga de seu filho e informar o que esta acontecendo e como ela pode lhe auxiliar. O acompanhamento com psiquiatra é fundamental no caso de anorexia, pois podem existir outros transtornos associados.
Abraço
A Anorexia Nervosa é um distúrbio alimentar caracterizado pelo medo de engordar e pela dificuldade em aceitar as formas corporais. Por este motivo, os indivíduos tendem a fazer uma restrição no consumo de muitos alimentos, a se isolar socialmente e também nos momentos das refeições.
O tratamento multidisciplinar é extremamente importante, com uma equipe especializada que possa oferecer todo o apoio que o paciente e os familiares necessitam. Em alguns casos, é necessário o uso de alguns medicamentos, e a condição clínica do paciente deverá ser avaliada por um medico especialista. O padrão ouro de tratamento inclui a psicoterapia individual, a psicoterapia familiar, nutricionista comportamental e psiquiatria.
Olá ! Converse com seu filho também sobre o que ele esta achando da terapia , da psicóloga ... Esse feedback dele também é importante . A anorexia é uma transtorno alimentar que leva tempo , necessita de paciência e atenção de todos . Do seu filho, da família , do psicólogo e do psiquiatra . É um trabalho em equipe ! É realmente muito angustiante não ver melhoras , porém se a psicóloga for de confiança dele e sua , você saberá que a melhora pode vir de outras maneiras ... Fique atenta , e procure um psicólogo para você também , poderá ajudar a lidar com todas essas questões . É dificil também estar na sua posição . Tudo de bom para vocês .
É muito comum esta luta contra o tratamento em um quadro de anorexia. Muitos pais relatam estes mesmo problemas. O trabalho com anorexia é muito delicado e por isso muitas das vezes profissionais não bem preparados "patinam" juntamente com o paciente nestes quadros. Portanto, os avanços nestes quadros são como passos de formiguinhas, e por isso muita das vezes é um tratamento que em seu principio é lento, porem com o tempo tendem a ter prognósticos positivos. O trabalho multiprofissional é imprescindível e, claro, muito amor e paciência dos familiares

Especialistas

Rafaela Ribeiro Lucas

Rafaela Ribeiro Lucas

Nutricionista

Porto Alegre

Ludmila Amaral

Ludmila Amaral

Nutricionista

Niterói

Aline Pinder

Aline Pinder

Nutricionista

São Sebastião

Gabriela Moura

Gabriela Moura

Nutricionista

Recife

Suelyn Rebeca Lapinski

Suelyn Rebeca Lapinski

Nutricionista

São José dos Campos

Julia Grassioli

Julia Grassioli

Nutricionista

Chapecó

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 29 perguntas sobre Anorexia nervosa
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.