Tenho um filho de 11 anos que está cursando o 6º ano do ensino fundamental, foi diagnosticado com TDAH

9 respostas
Tenho um filho de 11 anos que está cursando o 6º ano do ensino fundamental, foi diagnosticado com TDAH aos 8 anos.
Fui chamada na escola para ser comunicada que se meu filho não mudar o comportamento ele será expulso, existe algum tipo de lei que ampare o portador?
Quem fez esse diagnostico? ele esta em tratamento? O TDAH não é um distúrbio passageiro, temporário a ser superado, uma vez que é neurobiológico e não resultado de falta de disciplina ou de controle dos pais, assim como não é falta de força de vontade ou de caráter da criança.
Parece que a escola não esta sabendo lidar com essa situação? Ou não esta preparada. Precisa avaliar quem fez essa comunicação? A professora? A coordenadora? A diretora? Se esta em tratamento (precisa de acompanhamento) converse com o especialista que juntos podem buscar uma solução melhor ou até mesmo trocar de escola.

Procure a associação inspirare,, la vc pode ser orientada como agir.abs
De acordo com meus colegas, gostaria de acrescentar mais algumas coisas.
- TDAH é um transtorno comprovadamente genético. seria bom saber se tem outros casos ligados a ele.
- O TDAH deve ser diagnosticado por um profissional que esteja habilitado para isso. OBS: O médico mais capacitado para isso é o Psiquiatra e o Neurologista.
-É importantíssimo lembrar que: A escola pode ser processada caso esteja fazendo acepção de aluno sem devido conhecimento da questão, haja visto que não é caso de expulsão.
- TDAH Quando tratado adequadamente tem um excelente resultado.

Forte Abraço
Sayonara Machado
Ele está fazendo tratamento? O tratamento normalmente é muito efetivo. Você pode procurar uma advogada sim.
Primeiramente, é preciso que se preocupe em encaminhar o menino para tratamento, que de preferência não seja medicamentoso. TDAH é uma nomenclatura controversa e bastante complicada na atualidade. No geral as crianças que apresentam hiperatividade e dificuldades de aprendizagem também denunciam que algo não está bem com elas. Por isso seria mais interessante considerar que seu filho está passando por alguns conflitos que não consegue expressar de outras maneiras, e não rotular uma criança com transtorno, pois isso só o fará se apegar a nomenclatura.

Para a psicanálise, essas crianças estão passando por algo, e o tratamento psicanalítico é extremamente eficaz nesses casos. Procure um especialista que trabalhe com crianças, seu filho agradece.

att,

Fernanda
Existe algumas leis que amparam o portador por diversos motivos. Você encontrará a cartilha com a lei no site da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA).
Porém, se ele está apresentando problemas comportamentais eu sugiro que você procure um profissional - Psicólogo - que trabalhe com a psicoterapia Cognitiva-Comportamental ou Comportamental para te ajudar com o comportamento dele. Ele deverá passar por psicoterapia e você receberá orientação de como trabalhar os comportamentos inadequados. Esse profissional poderá auxiliar os profissionais da escola orientando como eles podem ajudar os portadores de TDAH. ABraço.
Seu filho foi diagnosticado por um profissional da saúde? Pergunto pois muitos dos pacientes que atendo em consultório são "rotulados" com TDAH, mas percebo que são apenas crianças saudáveis com muita energia a ser liberada, afinal, são crianças.

Abraço
De maneira alguma seu filho pode ser expulso da escola por ser portador de TDAH. Provavelmente ele seja do tipo impulsivo, apresentando comportamentos que exijam uma monitoramento reforçado por conta dos profissionais da escola. Seu fllho está aparado pela LBI - Lei Brasileira de Inclusão onde impede que ele seja expulso, além de assegurar que ele tenha um mediador, facilitador ou como a escola denomina. Um profissional especializado em inclusão, que seja capaz de auxiliar nas interfaces comportamentais e pedagógicas.

Aconselho que procure maiores informações sobre os direitos reservados ao seu filho mediante a LBI.

Espero ter ajudado! Um grande abraço,
O Projeto de Lei nr 7081/2010 prevê a permanência e recursos didáticos adequados às crianças com TDAH. Leia mais no site da ABDA Associação Brasileira de Déficit de Atenção.
De qualquer forma, é crucial que ele receba acompanhamento adequado por profissional qualificado para o tratamento de TDAH.
Abraços