Tenho um filho com 18 anos que está sendo tratado com diagnóstico de Bipolar a oito meses, no entanto,

10 respostas
Tenho um filho com 18 anos que está sendo tratado com diagnóstico de Bipolar a oito meses, no entanto, queremos ter uma segunda opinião. Qual especialista procurar?
Procurando um psiquiatra de sua confiança, sugiro uma avaliação Neuropsicologica e uma terapia psicológica para ampliar sua consciência consigo mesmo.
Atenciosamente!
Mônica Araújo!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sem duvida um médico psiquiatra. O processo diagnóstico é algo delicado principalmente porque uma série de questões que possam confundir devem ser excluídas. Um exemplo são doenças físicas que podem simular ou piorar sintomas mentais. Somente o médico psiquiatra tem condições, nesse atendimento inicial de solicitar exames complementares com dosagens hormonais,teste de uso de substâncias, além de exames de imagem se houver necessidade. Após feito o diagnóstico, outros profissionais como Psicologo tem papel fundamental no seguimento do paciente.
O cuidado em saúde mental a cada dia mais tem sido feito por uma equipe multi/interdisciplinar. Mas entendo que, para uma investigação diagnostica inicial, uma avaliação psiquiátrica seria adequada. Fundamental também neste processo é uma conversa franca e esclarecedora e psicoeducativa com o profissional que já lhe assiste.
Um abraço !
Sugiro que procure um psiquiatra para avaliar se a medicação precisa ser alterada, doses e até mesmo troca ou acréscimo de outra medicação e um psicólogo para que avalie o seu filho e possa juntamente com o psiquiatra realizar o tratamento adequado. Boa sorte.
Segunda opinião é importante, mas cuidado para não postergar muito, pois necessita de cuidados e intervenções com medicação (dependendo do grau) e psicoterapia. Temos uma questão importante que é a idade, tomada de responsabilidades, dúvidas naturais da idade, certo nervosismo e ansiedade que são típicas da idade. Procure um neurologista ou psiquiatra e principalmente inicie um processo de psicoterapia com ele! Boa sorte!
Se ainda tem alguma dúvida quanto ao tratamento é importante procurar sim outro profissional para uma segunda opinião.
Neste caso o psiquiatra é o profissional mais indicado. Será importante também acompanhar com o psicólogo cognitivo comportamental que o auxiliará à possiveis mudancas e também no reforçamento do tratamento médico. Abraços.
A Avaliação Neuropsicológica pode contribuir muito neste processo, tanto com a família quanto com os profissionais envolvidos.
A avaliação tem como objetivo identificar prejuízo funcional e a presença de distúrbios e o grau de sua evolução, orientando intervenções de reabilitação, contribuindo para o desenvolvimento de novas estratégias.
Trabalhar com o apoio de um Psicólogo associado ao do psiquiatra e a outros profissionais, será um diferencial, pensando na identificação das dificuldades e estabelecendo metas para gerar novas habilidades no enfrentamento destas dificuldades.
Obrigada pelo contato, gratidão!
Procure um psiquiatra e posteriormente um psicólogo para orientar a família e dar suporte psíquico ao seu filho.
Gd abraço!
Denise
Um psiquiatra, se possível procurem um psiquiatra especialista em Transtorno Afetivo Bipolar para confirmar ou descartar o diagnóstico e esclarecer as possíveis dúvidas. Boa sorte!
Sugiro procurar um psiquiatra especialista em adolescentes bem como uma consulta com um psicólogo para obter um diagnóstico mais fidedigno e um tratamento eficaz

Especialistas

Telmo Jeronymo Sampaio De Mesquita

Telmo Jeronymo Sampaio De Mesquita

Neurologista

São Pedro Da Aldeia

Gláucia Almeida

Gláucia Almeida

Psicopedagogo

Ribeirão das Neves

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 79 perguntas sobre Avaliação neuropsicológica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.