Tenho um filho adulto que usa abusivamente da ritalina. Tem insonia, falta de apetite, falta de concentracao

6 respostas
Tenho um filho adulto que usa abusivamente da ritalina. Tem insonia, falta de apetite, falta de concentracao etc. Qual procedimento devo tomar?
Sugiro a busca de tratamento que promova o entendimento deste uso e a necessidade da mesma. Importante também que ele se conscientize do efeito nocivo que esta causando em seu organismo, pelo uso compulsivo da medicação.Essa insegurança só será compreendida na psicoterapia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É importante procurar orientação médica para analisar qual será o melhor procedimento. Toda medicação deve ser feita por orientação médica e acompanhamento posteriormente.
Como já ressaltado pelos profissionais acima, é necessário realizar uma nova consulta com o médico especialista em TDAH, que o acompanha, para verificar o que está ocorrendo com o uso da medicação e quais fatores podem estar associados neste processo. Pelos aspectos heterogêneos e complexos que os sintomas de TDAH podem apresentar, eu considero importante que adultos com TDAH sejam atendidos quando possível, por profissionais especialistas em "TDAH no adulto". Outro ponto a ser verificado é se a pessoa tem interesse em realizar psicoterapia. Estudos científicos mostram que as pessoas com TDAH podem beneficiar-se muito, quando o tratamento medicamentoso é aliado a realização de psicoterapia. Mas, devo lembrar que cada caso é um caso.
Foi o medico que receitou? Seria bom rever a medicação, existem outras que possuem menores efeitos colateraia. Maa tb seria importante que fizesse uma nova avaliação para ver se setia necessário esta medicação.
Procure o médico que acompanha seu filho neste tratamento para reavaliar o caso.
Deveria entrar em contato com o médico dele, para que o mesmo te oriente adequadamente. Porque até para parar uma medicação e/ou trocar por outra, tem que ser um processo acompanhado por causa dos efeitos colaterais que pode provocar a abstinência da medicação, principalmente se ele usa de forma inadequada! Também, é importante investigar, qual a razão para esse uso descontrolado, qual o resultado ele tem com esse uso abusivo?

Especialistas

Andressa Lehmann

Andressa Lehmann

Psicólogo

Rio de Janeiro

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 441 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.