Tenho um familiar com graves crises de ansiedade nas quais apresenta um perfil paranóico, chora, diz

9 respostas
Tenho um familiar com graves crises de ansiedade nas quais apresenta um perfil paranóico, chora, diz que os amigos o odeiam, fala em desejo de morte e recusa contato com qualquer pessoa. Após uns 3 dias volta à se encontrar com os amigos normalmente, como se nada tivesse ocorrido. Como ajuda-lo?
Boa tarde! Inicialmente se faz necessária avaliação e definição de diagnóstico. Este processo pode ser realizado por um profissional da área, psiquiatra ou psicólogo.
A primeira providência a ser adotada será aconselhá-lo a buscar ajuda profissional, para melhor qualidade de vida.
Feita a avaliação diagnóstica, a necessidade de compensação medicamentosa será observada, bem como o encaminhamento para psicoterapia.
Boa sorte e grande abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Estou de acordo com a doutora Lucena. A melhor maneira de ajudar seu familiar é por meio de fazê-lo perceber o quanto a vida dele é prejudicada por essas crises e que ele poderia fazer bom uso de um processo psicoterapêutico e psiquiátrico.

Caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.
É necessário que ele vá a um psicólogo para trabalhar esta ansiedade e resgatar também a autoestima. Com certeza, há algo mais profundo aí, que deve ser avaliado e detectado por um bom profissional.
Às vezes é complicado a pessoa que esta vivenciando a situação ter conscientização do problema para pedir ajuda. É comum tentar resolver sozinho ou achar que o tempo resolve. Sugestão: ir pontuando as dificuldades que ele anda enfrentando.
É sempre difícil ver pessoas que amamos passar por tais dificuldades. Entendo que a melhor forma de ajuda é orienta-lo que ele não precisa passar por tais dificuldades sem ajuda e que existem tratamentos que poderão ajuda-lo a ter uma melhor qualidade de vida. Para tal é preciso que ele procure um psicólogo ou um psiquiatra.
Olá. A melhor forma de ajuda-lo é faze-lo perceber o sofrimento que permeia estes comportamentos desviantes. As vezes esta é a maior dificuldade, pois a pessoa não consegue perceber os prejuízos que produz quando se encontra nestes estados.Tente faze-la compreender para que a partir daí ela possa considerar comportar-se de maneira diferente. Caso necessite, busque ajuda. Nestes casos a terapia pode auxiliar nesta percepção e contribuir para a mudança de comportamentos. Tente e Seja Feliz.
Olá, se conseguir encaminhá-lo para um terapia seria muito bom. Acredito que um profissional o ajudaria bastante.
Boa tarde. A melhor forma de ajuda-lo é mostrar para ele os benefícios e a necessidade de fazer um tratamento, que no caso o mais recomendado seria um trabalho conjunto entre psicologo e psiquiatra. Pois estes profissionais possuem o conhecimento suficiente para proporcionar a seu familiar maior qualidade de vida e bem estar, reduzindo os sintomas e o prejuízo social causados pela ansiedade. E enquanto amigo você pode ajuda-lo a chegar até esses profissionais e acolher.
Olá! A melhor forma de ajudá-lo é conscientizá-lo de que alguma coisa não está bem nele. Geralmente, a maioria dos indivíduos só procuram ajuda quando passam a apresentar prejuízos mais significativos em suas vidas. Tente orientá-lo e apresentar dados de realidade, dos comportamentos inadequados que o mesmo já vem apresentando. Um psicólogo poderia ajudá-lo no processo de conscientização e psicoeducação. Espero ter ajudado. Boa sorte!!!

Especialistas

Marta Borges de Oliveira

Marta Borges de Oliveira

Psicólogo

Erechim

Melissa Fernandes

Melissa Fernandes

Psicólogo

Recife

Jaqueline Wazen

Jaqueline Wazen

Psicólogo

Tabatinga

Carolina Terezinha De Mattos

Carolina Terezinha De Mattos

Psicólogo

Itapevi

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 12 perguntas sobre Transtornos Paranóides
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.