Tenho um cisto pilonidal há mais de 7 anos. Convivo razoavelmente bem com as crises, que aparecem mais
4
respostas
Tenho um cisto pilonidal há mais de 7 anos. Convivo razoavelmente bem com as crises, que aparecem mais ou menos de 2 em 2 anos. Mesmo assim, preciso necessariamente realizar a cirurgia, ou posso continuar tratando apenas quando há crises?
A transformação neoplasica de cistos pilonidais não operados é raríssima, menos de 0,1% dos casos. Não operar pode incorrer em aumento do cisto, e a necessidade de uma cirurgia mais extensa no futuro. Entendo que a cura com tratamento cirúrgico de qualidade é o melhor, mas não entendo que a cirurgia seja obrigatória em casos pouco sintomáticos.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Se você apresenta crises recorrentes, o melhor a fazer é operar, pois tanto o trajeto fistuloso pode ir aumentado com o tempo, como há risco de transformação maligna.
Hoje em dia, há tratamento menos invasivos, como o laser (em casos selecionados).
Procure um especialista para saber mais a respeito.
Fico à disposição!
Hoje em dia, há tratamento menos invasivos, como o laser (em casos selecionados).
Procure um especialista para saber mais a respeito.
Fico à disposição!
Tem que operar, qq inflamação crônica por mtos anos pode haver transformação neoplasica.
O ideal é que seja feita a cirurgia, pois a ferida pode aumentar progressivamente a cada processo infeccioso e o uso recorrente de antibióticos pode acarretar em resistência bacteriana e dificuldade no tratamento clínico. O risco de transformação neoplásica é extremamente baixo, mas não podemos deixar de considerar.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- O que fazer para evitar plicoma e hemorroida? Clínico também pode avaliar essas duas condições??
- Gostaria de saber que é trombo intestinal e qual a gravidade?
- Boa noite apareceu um caroço parece uma espinha entre o anus e a vargina o que pode ser
- Fiz uma cirurgia pelo SUS de retirada de picloma tem 7 dias e observei que a ferida abriu, os pontos estão para fora e está saindo um líquido branco da ferida com mal cheiro, porém sigo durante o dia sem dor, nem febre. As fezes estão moles, no começo não doía agora está doendo um pouco. Meu retorno…
- Estou com uma bolinha q tá crescendo na interna entre o cana da vagina e o ânus oq pode ser ?
- Sou cadeirante e tenho seguido trombo anal. O que posso fazer para evitar de ter estes trombos? Desde já agradeço
- Introduzi por muito tempo, objeto no ânus. Agora que parei, ele pode se recatrizar???
- posso fazer sexo anal com fissura anal com a lubrificacao adequada?
- É normal sentir muita dor ao evacuar quando está com herpes genital feminina? Já estou tomando aciclovir a dois dias. Quanto tempo leva pra herpes melhorar ?
- Bom dia! Sinto uma dor aguda no ânus, principalmente quando há a passagem de gases na região, mas não doe ao evacuar e em alguns momentos as fezes contém muco. Faz um mês que venho apresentando problemas estomacais/intestinais, a dor pode está ligada a eles?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 189 perguntas sobre Doenças Do Ânus
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.