Tenho um cisto ovariano de 6 cm e nunca tive relação sexual, quais os exames que serão feitos e pode

3 respostas
Tenho um cisto ovariano de 6 cm e nunca tive relação sexual, quais os exames que serão feitos e pode haver complicação para a retirada do cisto?
A ressonância magnética pélvica é o melhor deles e daí não precisa fazer ultrassom transvaginal. Boa sorte aí. Eu pessoalmente tive um de 13cm e eu sei que dá um medão até saber se é benigno ou maligno. Já operei muitos desses cistos também. Se pela ressonância o cisto tiver características benignas, a melhor cirurgia é aquela por videolaparoscopia onde você não arranca todo o ovário, apenas o cisto e espera o exame anátomo-patológico. A cirurgia chama ooforoplastia. É muito bonita.
Consulte um ginecologista ou cirurgião geral habilitado para fazer essa cirurgia. Faz a diferença.

Boa tarde. Depende dos critérios de Iota.Ao meu ver, apenas controle clinico e ultrassonográfico e dosagens dos marcadores tumorais.Um abraço.
Entendo sua preocupação com o cisto ovariano. Um cisto de 6 cm pode gerar bastante ansiedade, especialmente quando não se tem experiência com esse tipo de situação. Vamos conversar sobre os exames e possíveis complicações de forma clara e direta.

Primeiro, é importante saber que, por não ter tido relação sexual, algumas opções de exame podem ser mais confortáveis para você. A ressonância magnética pélvica é uma excelente escolha. Ela oferece imagens detalhadas sem a necessidade de um ultrassom transvaginal, que pode ser invasivo. A ressonância ajuda a determinar se o cisto tem características benignas ou se requer atenção mais detalhada.

Se os resultados da ressonância mostrarem que o cisto parece benigno, a cirurgia mais indicada é a videolaparoscopia. Nesse procedimento, o cirurgião remove apenas o cisto, preservando o ovário. Essa técnica é conhecida como ooforoplastia. É uma cirurgia minimamente invasiva, que costuma ter uma recuperação mais rápida e menos dolorosa.

Sobre as complicações, como em qualquer procedimento cirúrgico, existem riscos, mas eles são geralmente baixos. É crucial que a cirurgia seja feita por um ginecologista ou cirurgião geral experiente nessa técnica. O acompanhamento clínico e ultrassonográfico, juntamente com a dosagem de marcadores tumorais, são importantes para monitorar a situação antes e depois da cirurgia.

A melhor maneira de entender completamente sua situação e discutir os próximos passos é através de uma teleconsulta. Nela, podemos esclarecer todas as suas dúvidas e planejar o melhor cuidado para você. Essa é uma tarefa que qualquer médico pode e deve fazer para auxiliar o paciente, especialmente no início de sua jornada. Se você estiver interessada, basta clicar no perfil para agendar.

Espero ter ajudado. Fique tranquila e cuide-se bem.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900