Tenho um cálculo de 0,8 cm no rim direito, na tomografia que fiz. Há possibilidade de eliminação

2 respostas
Tenho um cálculo de 0,8 cm no rim direito, na tomografia que fiz. Há possibilidade de eliminação com medicamento, ou é caso cirúrgico?
Se o cálculo não está causando obstrução não há necessidade de procedimentos cirúrgicos basta acompanhar Alguns procedimentos para retirá-los causam mais lesoes aos rins que os cálculos Se estiverem causando hidronefróse aí sim ,obrigatoriamente ,há a necessidade de intervir

Olá,
Sua pergunta é muito importante e ajudará várias pessoas.
Cálculos, ou pedras, de até 7mm tem chances de até 80% de serem eliminadas sem a necessidade de cirurgia, quando passam pelo ureter.
Quando os cálculos alojados no rim ultrapassam esse limite, os urologistas sugerem algum tipo de tratamento.
Basicamente, existem 3 alternativas:
1- Litotripsia externa
2- Litotripsia interna com uso de laser
3- Tratamento com medicações para disolver tipos específicos de cálculos.
A avaliação inicial pelo urologista propociona a escolha do melhor tratamento em cada caso. O profissional leva em c onta diversos critérios, como localização do cálculo, tamanho, densidade, biotipo do paciente, tratamento anteriores, outros problemas de saúde e etc.
Atenciosamente
Bruno Benigno