Tenho um bebê de 01 ano e 06 meses o pai dele foi embora tem uma semana e não veio ver ele até agora

16 respostas
Tenho um bebê de 01 ano e 06 meses o pai dele foi embora tem uma semana e não veio ver ele até agora, meu filho está chorando e chamando o pai, como posso conversar com ele quando ele chama pelo pai ? Posso falar que o pai não está mais aqui ? Devo responder quando ele chama pelo pai ?
Olá. Deve estar sendo uma semana muito difícil tanto para seu bebê como para você. Perder um suporte importante é sofrido para qualquer um, adulto ou criança. Deixa-lo chamando sem nenhum tipo de acolhida não é uma boa ideia. Ele deve se sentir acolhido em suas necessidades, se está buscando o pai é porque está sentindo falta de alguém que estava sendo importante para ele. É importante sempre acolher, não adianta impedi-lo de chamar o pai, mas ele deve sentir que não está sozinho, que ainda há suportes próximos a ele que estarão com ele sempre. Explicar a situação vai depender da capacidade de compreensão de seu filho, mas relatar que o papai não vai poder estar presente nesse momento é importante. As circunstâncias do afastamento foram quais? Existe alguma forma de contato com o pai para organizar encontros com a criança? O relacionamento de vocês passa por algum momento de crise, acabou ou já não existia? Colocar a necessidade de seu filho de contato com o genitor é uma prioridade e direito legal de seu filho presente no ECA. Evidentemente esse contato deve ser investido na medida que nenhuma situação violência tenha ocorrido, fato não citado por você em sua pergunta. Outro elemento que pode auxiliar a você e seu filho nesse momento é a rede apoio extensa de vocês, avós, tios, contatos próximos e importantes para a criança e para você. O contato com o pai é importante e central no desenvolvimento da criança, mas não é insubstituível. Além disso, aspectos legais devem ser levados em conta também como o sustento da criança, acionar o pai legalmente pode ser necessário no caso do pai não reaparecer. Dependendo de suas dificuldades em organizar esses elementos que apontei, buscar um especialista para auxiliar pode ser importante. Na rede pública há o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), que pode auxiliar nessa reorganização além de apoiá-la social e emocionalmente ou você pode buscar um profissional particular como um psicólogo. Espero ter ajudado.

Olá! Essas situações de abandono são muito delicadas... Imagino que não só seu filho está sofrendo, mas, de uma forma, ou de outra, você também está sofrendo. Nesses momentos, fingir que nada aconteceu ou tentar ignorar a dor não é a melhor estratégia. A dor tem que ser acolhida. É bom atender ao chamado de seu filho, pois é importante que ele sinta que você está com ele. Senão serão dois abandonos... E é bom conversar com ele, sim. Dentro da capacidade de entendimento dele. Não adianta explicar um monte de coisa, falar detalhes ou criar falsas expectativas. A verdade é a melhor estratégia de acolhimento. E isso não significa que ele vai parar de chorar e/ou de chamar o pai. Ele está sofrendo... Agora, o quanto da verdade e como você vai falar, vai depender também das circunstâncias desse ocorrido. De qualquer forma, entendo que tanto a sua dor quanto a do seu filho precisam ser cuidadas. O CRAS, como o colega acima falou, pode ajudar bastante na orientação de como lidar com o assunto. Não deixe de se cuidar!
Te convidamos para uma consulta: Tratamento para conflitos familiares - R$ 200
Olá! Imagino que seja uma situação difícil tanto para você quanto para o seu filho. Você não relatou o motivo da separação, mas seria importante conversar com o seu ex-companheiro a respeito do sofrimento do filho de vocês. E deve conversar com o bebê que o pai não mora mais na mesma casa, mas não que ele possa ter abandonado; e antes de tudo deve acolher, isso é o mais importante. Nesta idade a criança é impotente e sentir-se seguro é o que vai permitir que ele se acalme, mesmo sentindo falta do pai. É um momento que exigirá de você paciência, para conseguir passarem juntos por esta fase de uma maneira mais tranquila. Se precisar da ajuda de um profissional, entendo que deve fazer. Sou psicóloga infantil e especialista em saúde mental e fico à disposição.
Boa tarde! É uma situação complicada esse rompimento de vínculo, ainda mais repentino. A ansiedade da separação é muito danosa, principalmente crianças. Você terá que ter paciência, é um novo cenário para ele. Acolher a dor dele, conversar com ele dentro da capacidade de entendimento da idade dele. Abrir um canal de conversa com o pai, por mais difícil que possa ser esse momento, diálogo será essencial. Caso ache necessário procure ajuda Psicológica. Espero ter ajudado!
Olá, boa noite! Sinto muito por tudo isso pelo que estão passando, espero que essa situação se ajeite o quanto antes! Para uma criança muito pequena assim é difícil de entender essa situação mesmo, mas é importante que você sempre responda sim e a acolha, sempre que estiver sentindo falta do pai. Explique sempre o que está acontecendo, você pode comprar livros infantis também que falam sobre esse tema de separação dos pais, contar histórias de crianças que têm os pais separados e que os pais estão se separando, ou fazer brincadeiras com isso, o lúdico sempre ajuda a criança a elaborar melhor as situações da vida. E é importante conversar com o pai, para ele entender que não pode sumir do nada da vida do filho, ele precisa visitar o filho sempre que puder, é bom fazer um acordo de guarda e resolverem direitinho como vai ficar isso, com qual frequência que o pai vai fazer as visitas, como serão etc. E para você também pode ser muito bom ter um suporte, um acompanhamento psicológico, porque é uma situação bem difícil. Eu atendo algumas mães que estão passando por essa situação, atendo on-line, fico à disposição. Boa sorte! Abraços.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 165
Olá, bom dia! Sinto pelo que sua família está passando no momento.

Pelo seu relato acredito que seu filho está sofrendo de ansiedade de separação. Acredito que os sentimentos de insegurança e frustração devem estar presentes nesse momento. Como ele é apenas uma criança provavelmente não consegue verbalizar o que sente, busque acolher os sentimentos de seu filho.
Não deixe seu filho sozinho, quando ele chamar pelo pai. Vá até ele. Explique ao seu filho que o pai não está presente no momento, mas que você está aqui.

Busque nomear o sentimento - exemplo: filho entendo que você está triste e que queria muito ver o papai. No momento, ele não está em casa, mas a mamãe está aqui com você.

Talvez você observe uma regressão nós comportamentos de seu filho. Se isso acontecer busque um profissional de psicologia para te auxiliar.

Olá, sinto muito de estar passando por essa situação. É muito importante falar a verdade para o filho, mesmo que muito pequeno, mas acolhendo as suas demandas. Dizendo que você está ali cuidando dele e deixando ele sempre verbalizar. Além disso, você também precisa de um suporte psicológico para conseguir lidar com a sensação de abandono, não deve ser nada fácil o momento que está enfrentando. Busque ajuda. Espero que faça sentido. Um abraço.
ola. sempre converse com ele. explique que o papai foi embora, porem vai continuar a sendo o papai dele e quando ele crescer mais podera conversar com ele. Voce tambem deve estar sentindo a dor dessa separação. entao escolha um momento para voce tambem chorar e sentir essa dor. Procure o apoio de familiares ou vizinhos, amigos nessa hora.
Olá! Nesse momento acolher a criança e tentar de alguma forma explicar para ela o que está acontecendo é a melhor coisa que pode ser feita. Criança demoram a entender essa quebra de rotina/vínculo. Procure procure auxílio de psicólogo nesse período. Espero ter ajudado!
Bom dia, a perda é muito difícil tanto para a criança quanto para o adulto, aconselho que procure uma ajuda profissional para poder lidar melhor com essa situação.
Busque auxílio de um profissional para melhor entender seu caso e dar a melhor orientação possível.
Olá! Imagino o quanto está sendo difícil para seu filho e para você vê-lo sofrendo dessa forma. É importante dizer a verdade para a criança, numa linguagem que ela compreenda. Você conhece seu filho e com certeza vai conseguir passar a verdade para ele, de forma que ele entenda. Não se deve culpar ou falar mal de ninguém e não criar expectativas de retorno. Ouça o seu filho, acolha seus medos, tranquilize-o e lembre-o do quanto ele é amado. Lance mão de ferramentas lúdicas para ajudá-lo nessa compreensão, como leituras de histórias e brincadeiras sobre esse tema. Busque um diálogo com esse pai e mostre que vocês podem não estar mais juntos, porém nunca deixarão de ser mãe e pai dessa criança. É de suma importância a presença de vocês na vida dela. Sugiro que você procure um apoio psicológico para passar por esse momento delicado da melhor forma possível. Sou psicóloga Perinatal. Atendo essa e outras demandas que dizem respeito à maternidade e paternidade. Estou à disposição. Um abraço!
Olá. Fale a verdade para o seu filho de uma forma simples, considerando a idade dele. Penso que mais importante do que ele compreender o que aconteceu é que ele possa se expressar e sentir a dor de não ter o pai perto. Imago que é difícil ver seu filho chorando e triste, mas é importante que ele vá lidando com as próprias emoções e entenda que você está ali para apoiá-lo. Abraço.
Olá! É natural que seu filho sinta falta do pai e o chame. Você pode explicar de forma simples que o pai não está mais morando com vocês, mas que vocês dois ainda o amam muito. Responder quando ele chama pelo pai mostra que você está lá para confortá-lo e ajudá-lo a entender a situação. Dê muito carinho e atenção a ele, e se cerquem de amigos e familiares para que ambos se sintam acolhidos e amados. Procure ajuda psicológica para que você se fortaleça e consiga, verdadeiramente entender e encarar essa situação e resolvê-la da melhor forma possível. Sempre à disposição.
É uma situação muito delicada, pois a criança não tem capacidade de entender por que o pai foi embora, por mais que explique. Acolha o choro e a tristeza dele, abrace, dê colo. E busque ajuda profissional ou no CRAS ou adovogado para garantir a convivência do pai, caso seja conveniente (se for um bom pai, mesmo que não queira mais ficar no casamento). Sempre deixe claro para o filho que ele é uma criança maravilhosa e que a atitude do pai não tem nada a ver com ele e que ele não fez nada de errado que tenha feito o pai ir embora.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Sinto muito que você e seu filho estejam passando por isso. Compreendo como deve ser difícil para ambos. É importante que responda ao seu filho com clareza, de forma simples e, dentro das suas possibilidades emocionais, com carinho, dizendo algo como: "O papai não está aqui agora, mas a mamãe está aqui com você." Esta resposta pode trazer segurança, conforto e alento. Ele pode não entender completamente agora, mas sua presença e amor são muito importantes para ele nesse momento. Espero que fiquem bem, e ressalto a importância de buscar ajuda profissional para uma orientação especializada. Um abraço!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!