Tenho um amigo que já teve depressão e parece que está deprimido novamente, mas não quer procurar

10 respostas
Tenho um amigo que já teve depressão e parece que está deprimido novamente, mas não quer procurar ajuda e diz querer ficar distante de todos.
Se eu ou alguém da família procurar um especialista podemos achar uma forma de ajudar?
Importante mostrar-lhe os benefícios da ajuda profissional, mas também é importante acolher o sofrimento dele, respeitar o momento em que ele queira ficar sozinho, e manter-se por perto, estando à disposição quando ele precisar ou procurar. Essa sensação de que se tem apoio da família e amigos fará ele sentir menos desalento e desespero diante da vida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O apoio nesse tipo de caso à família é tão importante quanto ao paciente. Se faz necessário o apoio de um profissional, de preferência um psicólogo, que oriente a família para acolher esse tipo de demanda. A fora isso, é esperar que o sujeito procure ajuda, estar atento as demandas e as questões levantadas e facilitar o processo de recuperação.
O paciente precisa querer se tratar. E para que essa vontade de manifeste mesmo que ainda de forma pequena, é importantíssimo que familiares e amigos se façam presentes, demonstrem preocupação, o acompanhem, visando que em algum momento menos intenso da depressão, se consiga encaminhá-lo à luz da terapia.
Um tratamento só tem efetividade quando a pessoa quer ser tratada. Para os que estão de fora é sempre sofrível ver uma pessoa querida passando por problemas sem procurar ajuda. O que se pode fazer é conversar e mostrar a importância de um bom tratamento para que a pessoa tenha uma vida mais leve e feliz.
Sugiro que neste caso você ou um familiar mais próximo marque uma consulta com um especialista e explique o caso em detalhes. Desta forma, o profissional pode orientá-los como proceder e ajudar seu amigo de enforma indireta até ele se sentir motivado para buscar atendimento.
Olá. Nesse momento é importante ser empático com seu amigo, respeitando o tempo dele mas ao mesmo tempo demostrando o quanto você se preocupa com ele e quanto está disposto a lhe ajudar, mostrando que existem profissionais dos quais ele pode procurar e que irão lhe ajudar nesse momento. A insistência não é muito indicada, pois assim a pessoa pode achar que estão pressionando e acabam por resistirem ao tratamento. Fico a disposição!
Olá!! A pessoa somente consegue ser ajudada quando o desejo vem dela, como ele disse que não quer ajuda agora indico que vocês respeitem sua decisão, porém fiquem sempre monitorando como ele está, dando apoio e principalmente afeto, é muito importante que ele se sinta amado para que perceba que sua vida tem sentido pois tem muitas pessoas que o cercam preocupados com ele.
Olá! Com certeza. A ajuda de amigos e familiares nestas situações é de extrema importância. O indivíduo em questão deve sentir que está acolhido e de alguma forma protegido por aqueles que o rodeiam, isso ajuda muito em todo o processo pelo qual ele está passando e irá passar. É fundamental manter-se por perto e acompanhá-lo.
O fato dele não querer ajuda é um sintoma comum, e isso deve ser respeitado, de forma de que não seja uma imposição, mas sim, um incentivo à busca por um profissional para auxiliá-lo com a doença. A Depressão é uma doença séria e intensa, o ideal é que a pessoa inicie uma psicoterapia com um(a) psicólogo(a) e faça uma consulta com psiquiatra, pois muitas vezes se faz necessário o uso de medicamento.
Você pode receber orientações de como lidar com essa situação, no entanto, o desejo de melhora e mudança precisa vir da pessoa para que o tratamento seja eficiente.
Ola,
considero importante que se respeite o tempo dele de procurar tratamento, mas também é de grande auxílio que as pessoas ao seu redor demonstrem que se importam com ele, promovendo um suporte e indicando que um tratamento poderia lhe ajudar. Contudo, é necessário ter em mente que oferecer um suporte e sugerir a busca de auxílio profissional é diferente de pressioná lo a se tratar.
Espero ter podido ajudar.

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.