Tenho Transtorno Pós Traumático desde 2017, Já fiz sessões de Terapias mais não obtive muito resulta

3 respostas
Tenho Transtorno Pós Traumático desde 2017, Já fiz sessões de Terapias mais não obtive muito resultado, tomo 2mg de Clonazepam, nos últimos meses eu fico lavando as mãos várias vezes no dia até mesmo em casa, algumas vezes até mesmo chega a descascar a pele, quando saio de casa evito tocar em tudo, sempre tenho um sentimento de medo de contrair alguma doença posso ter desenvolvido TOC ?
Boa tarde, pode sim. Mas é necessário ter uma consulta detalhada sobre o seu caso para obter o tratamento correto.
Um abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) e o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) podem coexistir, apresentando sintomas de ansiedade semelhantes. Indivíduos com TEPT, que surge após eventos traumáticos, têm maior risco de desenvolver TOC, caracterizado por obsessões e compulsões. Ambos os transtornos compartilham mecanismos neurobiológicos relacionados à regulação emocional. O tratamento eficaz geralmente envolve Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e, em alguns casos, medicamentos ansiolíticos ou antidepressivos. Buscar ajuda profissional é essencial para uma avaliação e tratamento adequados.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 600
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Os sintomas obsessivo-compulsivos que você está experimentando podem estar ligados a desregulações nos neurotransmissores do cérebro. Isso pode ocorrer devido a estresse orgânico repetido e hipervigilância, que são comuns em quem passou por experiências traumáticas.Como isso funciona:

Neurotransmissores: São substâncias químicas no cérebro que ajudam na comunicação entre as células nervosas. Quando há um desequilíbrio, isso pode afetar o comportamento e as emoções.


Estresse e Trauma: Experiências traumáticas podem causar um estado de alerta constante, conhecido como hipervigilância. Isso pode agravar os sintomas obsessivo-compulsivos ao longo do tempo.


Impacto do Trauma: O trauma pode alterar a forma como o cérebro processa informações, levando a padrões de pensamento e comportamento repetitivos.

Entender essa ligação pode ser o primeiro passo para encontrar um tratamento eficaz. Marcar uma consulta com um profissional de saúde mental pode ajudá-la a explorar essas questões mais a fundo e desenvolver um plano de tratamento personalizado. Estamos aqui para apoiar você nesse processo!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.