Tenho transtorno obsessivo compulsivo porque não consegue esquecer coisas passada isto 20 anos atrás

4 respostas
Tenho transtorno obsessivo compulsivo porque não consegue esquecer coisas passada isto 20 anos atrás isto faz parte do toc?
Olá, tudo bem? A nomeação "transtorno" se dá em torno de comportamentos, então, no seu caso, provavelmente você recebeu esse diagnóstico por ter certos comportamentos ditos "obsessivo e compulsivos". No entanto, somos muito mais que nossos comportamentos e sempre existem coisas por detrás deles que vai se dar de forma singular e particular a depender de cada caso. Portanto, para saber se a dificuldade em esquecer coisas passadas tem a ver com esses comportamentos, vai depender da sua história de vida e o que você tem a dizer sobre isso.
Espero ter contribuído, abraços!

O TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) tem várias formas de sintomatologia. De modo mais simplificado um sintoma pode ser pensamentos intrusivos e/ou ruminação mental, que se caracteriza por ficar relembrando mentalmente uma situação especifica (que é carregada de afetos) por um tempo maior que habitualmente o faríamos. Para saber se estas lembranças recorrentes ocorrem pelo TOC, ou seja, se são sintomas do transtorno há necessidade de avaliação psicológica.
Olá! Como já mencionado, muitas vezes os diagnósticos são feitos olhando apenas para os sintomas, comportamentos, sem analisar toda história subjetiva que há por trás. Acredito que mais importante que obter um diagnóstico, é entender os sintomas que se apresentam. Sugiro iniciar a psicoterapia, para que possa falar mais sobre você, sobre sua história e as partes que te marcaram. A fim de compreender porquê tais partes do passado sempre o retorna. Espero ter ajudado!
Muito boa a sua pergunta! Talvez a sua memória seja um pouco diferente da memória de pessoas ao seu redor. Talvez sua memória seja excelente e isso dificulta na hora de "deletar" coisas ruins que aconteceram ou falaram a você. Sua memória não tem relação direta com o TOC, mas tem uma relação indireta. Aconselho o tratamento psicanalítico, para que você possa tratar mais a fundo suas questões individuais e possa buscar uma melhora na sua saúde emocional.