Tenho transtorno esquizoafetivo, nesse transtorno eu não sinto mais as boas emoções e os bons sentimentos

6 respostas
Tenho transtorno esquizoafetivo, nesse transtorno eu não sinto mais as boas emoções e os bons sentimentos isso ocorre na patologia?
Supondo que você tem esse diagnóstico através de um profissional habilitado, vou explicar brevemente esse transtorno. O transtorno esquizoafetivo tem 3 tipos:
- tipo maníaco
- tipo depressivo
- tipo misto

Você relata não sentir mais as boas emoções, entendo que possa estar em um quadro depressivo (ou você não está sentindo nenhum tipo de emoção?).

Caso esteja com sentimentos depressivos pode-se enquadrar no tipo depressivo, porém, mesmo com sentimentos depressivos, podem ocorrer momentos maníacos, neste caso enquadra-se em transtorno afetivo bipolar.
O diagnóstico somente com a informação que postou não é possível. Sugiro procurar um psicólogo para um diagnóstico mais preciso do seu caso, e posterior tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Isso que voce relatou podem ser os chamados "sintomas negativos" do quadro. Esses sintomas são embotamento afetivo, falta de interesse, isolamento social e escassez de pensamentos.
Acredito que você possa estar com embotamento afetivo, característico da esquizofrenia; É necessário uma analise mais detalhada para entender de onde vem essa ausência de sentimentos. Com terapia e fármacos apropriados receitados por médicos psiquiatras, a sua qualidade de vida pode aumentar bastante.
Independente do diagnóstico que tenhas, importante compreender como lidar com os sintomas e características e buscar suporte de um profissional da psicologia para que possa aprender a conviver com a patologia e manter uma razoável qualidade de vida e interação social. Boa sorte!
Olá,
Pressuponho que você já deve estar se tratando com um profissional psicólogo e psiquiatra há algum tempo, visto que o diagnóstico de esquizoafeto, requer um acompanhamento longitudinal. O transtorno esquizoafetivo, pode ser pensado, quando um paciente psicótico, apresenta alterações significativas do humor, depressivas ou com exaltação e também com pelo menos dois sintomas de esquizofrenia(comportamento bizarro, fala desorganizada, delírios, alucinações, comportamento catatônico, que se caracteriza pela perda do contato com a realidade.
A progressão dos sintomas, indicará ao profissional um diagnóstico mais preciso em relação a esquizofrenia e dos transtornos do humor.
O esquizoafeto tem este caráter misto. Seu prognóstico é melhor do que o da esquizofrenia.
No entanto, o mais importante é que você seja acompanhado por ambos os profissionais, visto que o primeiro cuidará de avaliar o melhor medicamento para o seu caso e o segundo zelará para que você possa entender melhor seus sentimentos e estigmas, facilitando o entendimento de que o ser humano é dotado de múltiplas possibilidades, não se limitando necessariamente a um diagnóstico.
Abraços!
Olá...
O transtorno traz a diminuiçao do prazer sim, o que lhe faz sentir-se assim.
A medicação solicitada pelo médico psiquiatra e uma psicoterapia lhe proporcionarar uma maior qualidade de vida, sabendo lhe dar com suas emoções.

Especialistas

Leonara Fonseca Gagliano

Leonara Fonseca Gagliano

Psicólogo

Ribeirão Preto

Vitória e Castro

Vitória e Castro

Psicólogo

Brasília

Wanglares Neto

Wanglares Neto

Psicólogo, Terapeuta complementar

Rio Claro

Lorena Sampaio Ramos Borges

Lorena Sampaio Ramos Borges

Psicólogo

Brasília

Antônia Nobre

Antônia Nobre

Psicólogo

Ceilândia

Andreia Goncalves Crivellaro

Andreia Goncalves Crivellaro

Generalista, Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 35 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Esquizotípica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.