Tenho transtorno esquizoafetivo, esse transtorno a pessoa fica fria, como se nao tivesse emoções e

5 respostas
Tenho transtorno esquizoafetivo, esse transtorno a pessoa fica fria, como se nao tivesse emoções e sentimentos , como tambem nao sentir prazer na vida?
Olá, é sim possível ter esses sintomas. O melhor que você pode fazer é recorrer ao médico que emitiu seu diagnóstico e conversar com ele. Assim, ele poderá explicar em que fase do transtorno você se encontra, qual a parcela da medicação nesses sintomas, quais os efeitos colaterais. Além disso, fazer acompanhamento psicológico pode te ajudar bastante

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Os sintomas que você descreve são sim comuns ao Transtorno esquizoafetivo. Esta frieza e o que chamamos de embotamento afetivo. E a falta de prazer (anedonia) está relacionada aos sintomas ligados ao Transtorno de humor. Tendo em vista que este transtorno é uma combinação de características tanto da esquizofrênica quanto de Transtorno de humor.
E importante o acompanhamento tanto psiquiátrico quanto psicológico. Com o fim de que você possa entender melhor as característica do transtorno e os impactos na sua vida e aprender a lhe dar com eles.
O que você descreveu é muito comum em pessoas que são diagnosticadas com trasntrono esquizoafetivo.
Se você não senti ou esta percebendo uma diminuição na sensasão que tem das coisas, deve buscar o médico para que ele auxilie com a medicação e um psicologo para que juntos possam reencontrar sentido e reavivar suas emoções.
É comum neste transtornos os sintomas que pontua.
É importante está em processo terapêutico para criar estrategias de enfrentamento e sempre em acompanhamento psiquiatra.
Gratidão!
Olá,
Pressuponho que você já deve estar se tratando com um profissional psicólogo e psiquiatra há algum tempo, visto que o diagnóstico de esquizoafeto, requer um acompanhamento longitudinal. O transtorno esquizoafetivo, pode ser pensado, quando um paciente psicótico, apresenta alterações significativas do humor, depressivas ou com exaltação e também com pelo menos dois sintomas de esquizofrenia(comportamento bizarro, fala desorganizada, delírios, alucinações, comportamento catatônico, que se caracteriza pela perda do contato com a realidade.
A progressão dos sintomas, indicará ao profissional um diagnóstico mais preciso em relação a esquizofrenia e dos transtornos do humor.
O esquizoafeto tem este caráter misto. Seu prognóstico é melhor do que o da esquizofrenia.
No entanto, o mais importante é que você seja acompanhado por ambos os profissionais, visto que o primeiro cuidará de avaliar o melhor medicamento para o seu caso e o segundo zelará para que você possa entender melhor seus sentimentos e estigmas, facilitando o entendimento de que o ser humano é dotado de múltiplas possibilidades, não se limitando necessariamente a um diagnóstico.
Abraços!

Especialistas

Otávio Rodrigues Paes

Otávio Rodrigues Paes

Psicólogo

Londrina

Sabrina S. Bezerra

Sabrina S. Bezerra

Psicólogo, Psicanalista

São Paulo

Fernanda Barbosa

Fernanda Barbosa

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Bruno de Domenico Maso

Bruno de Domenico Maso

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 35 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Esquizotípica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.