Tenho transtorno dismórfico corporal e vejo minha imagem distorcida, só que não é no corpo e sim

9 respostas
Tenho transtorno dismórfico corporal e vejo minha imagem distorcida, só que não é no corpo e sim no rosto. Estou fazendo tratamento com médico e psicologo,mas continuo vendo mal no espelho .Gostaria de saber o que é feito na anorexia para isso melhorar e se poderia ser feito para o meu caso?
Que bom que você já está em tratamento com psicólogo e psiquiatra. A sua pergunta é interessante porque ela é destinada a saber qual seria a prescrição de tratamento para a doença, no caso, a anorexia. Por mais que a Medicina estabeleça algumas condutas importantes para serem seguidas a partir do diagnóstico, como a prescrição de uma medicação por exemplo, na Psicanálise nós direcionamos o tratamento à pessoa que sofre com a sua imagem. Isso significa que o tratamento segue a partir da escuta do seu sintoma e o que ele significa pra você. Desse modo, ambos os tratamentos são fundamentais e complementares. Sugiro que você leve mais questões aos profissionais que cuidam de você e conhecem o seu caso mais a fundo.

Coloco-me à disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Acredito que a abordagem psicanalítica poderia te ajudar bastante, uma vez que seria feita uma investigação profunda sobre a forma ideal que você esperava de si e os impactos dessa diferença entre esse "eu ideal" e a sua imagem real. É um processo profundo e com impactos profundos na subjetividade. Boa sorte!
Transtorno dismórfico corporal é um transtorno cuja imagem inconsciente substitui a imagem consciente real distorcendo-a. Pode referir-se ao corpo inteiro como apenas uma parte do corpo como o rosto por exemplo ou qualquer outro membro corporal. A anorexia é um outro transtorno diferente do dismórfico corporal, embora ambos possam coexistir. O tratamento mais adequado para o problema é psicanalítico por que atua na imagem inconsciente cujos registros psiquicos corporais encontram-se distorcidos. Sugere-se tratar tanto a dismorfobia quanto a anorexia com definitiva adesão de sua parte com profissionais bem preparados.
Bom dia, o TDC (transtorno dismórfico corporal) e a anorexia possuem semelhanças como a distorção na maneira como o próprio corpo é percebido - distorção da imagem corporal. Porém, não são o mesmo transtorno. Na anorexia, e também no TDC, existem abordagens específicas que tratam da imagem corporal, buscando realinhar a maneira como você se percebe. Consiste desde uma entrevista até a realização de tarefas como: olhar-se diante do espelho ou desenhar a própria silhueta. Quanto ao tratamento com medicações, existem também abordagens específicas para o TDC, que visam a remissão dos sintomas como os pensamentos obsessivos e o sofrimento de sentir-se feio ou inadequado.
Eu vou te sugerir uma abordagem psicoterápica chamada de EMDR que significa Dessensibilização e Reprocessamento através dos Movimentos dos olhos que tem a finalidade de tratamento de fobias, depressões, traumas, ansiedade, transtorno do estresse pós-traumático. Vale a pena conferir. Nesses casos citados aqui tem dado bons resultados. Boa sorte!
O Transtorno Dismórfico Corporal, chamado também de "síndrome da feiúra imaginária" é um transtorno de imagem corporal, onde aquele "defeito" causa um sofrimento intenso no paciente. É muito comum que este defeito seja no rosto, tal como um queixo acentuado, um nariz torto ou uma pinta. E este "defeito" passa a controlar a vida do paciente, levando muitas vezes a comportamentos frequentes de se olhar no espelho, tentar melhorar a pele ou até se comparar com modelos de revistas.Já na Anorexia, a distorção da imagem corporal aparece no peso, o paciente se vê gordo mesmo estando esquelético.
A Terapia Cognitivo Comportamental ira trabalhar descobrindo os pensamentos inadequados e distorcidos, contestando e procurando uma reestruturação cognitiva, ou seja, mudar a maneira de ver o mundo. Além de entender o que mantém este quadro (eventos mantenedores). Espero ter ajudado!!!
Sugiro que você procure uma forma de tratamento empiricamente validado (isto é, que tenha demonstrado eficácia em estudos científicos), como a terapia cognitivo-comportamental.
As recomendações do Institute Nacional para Excelência Clínica do Reino Unido incluem terapia cognitivo-comportamental e medicação antidepressiva com efeito serotoninérgico.
É impressionante o que podemos fazer conosco quando nossa autoestima é destruída! milhares de problemas podem surgir quando não recebemos uma educação voltada para o amor! A Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia solucionará seu problema! Paz e Bem!
Às vezes, ficamos tão ansiosos por resultados que esquecemos que um tratamento pode demorar mais do que esperávamos.
Além disso, também precisamos saber que, para o sucesso de um tratamento, 50% da responsabilidade é dos profissionais e 50% é nossa própria responsabilidade.
Mesmo sendo difícil ter/ser paciente e, em alguns momentos, cansarmos de batalhar por melhoras, acredito que, em mãos de bons profissionais, os resultados virão no momento certo. Espero que você possa atingir seus objetivos o quanto antes.

Especialistas

Amanda Pereira da Silva

Amanda Pereira da Silva

Nutricionista

Curitiba

Catarina Schiavinato Nardim

Catarina Schiavinato Nardim

Nutricionista

Itatiba

Isadora Rodrigues

Isadora Rodrigues

Nutricionista

Novo Hamburgo

Eduardo Vieira Filho

Eduardo Vieira Filho

Psiquiatra, Médico do trabalho

São Paulo

Patricia Pauletti

Patricia Pauletti

Nutricionista

Pato Branco

Petrônio Pereira Matias Bezerra

Petrônio Pereira Matias Bezerra

Nutricionista

Macaiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 29 perguntas sobre Anorexia nervosa
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.