Tenho transtorno bipolar mas não consigo dar continuidade no tratamento. Fico bem por um período

6 respostas
Tenho transtorno bipolar mas não consigo dar continuidade no tratamento. Fico bem por um período depois paro aí passa uns meses e tenho as recaídas. A medicação me deixa muito gorda e parada não quero viver assim. Tem algum tratamento alternativo?
Boa tarde, o Transtorno Bipolar se caracteriza geralmente por o paciente apresentar inicialmente o senso critico total ou parcialmente prejudicado com relação a patologia, apresentando dificuldades de adesão a terapia medicamentosa, sendo isso uma das principais causas das "recaídas" piorando o prognostico e evolução da doença. E importante esclarecer todas as duvidas com seu psiquiatra, relatar todos os efeitos colaterais para se implementar estrategias e alternativas farmacológicas e mudanças de hábitos de vida que lhe permitam ao profissional prescrever as medicações mais assertivas para seu caso minimizando os efeitos colaterais e assim garantindo melhor adesão a medicação e consequentemente melhora na evolução da doença. Atividade física e alimentação saudável são adjuvantes importantes no tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Essas “recaídas” que você chamam pioram o seu quadro geral quando acontecem, sendo necessário evitá-las. Converse com o seu psiquiatra sobre as reações adversas que as medicações causam em você para que ele esclareça suas dúvidas e ofereça alternativas. Seguir um bom plano alimentar, com orientação de um nutricionista, e realizar atividade física regularmente vai evitar que você ganhe peso durante o tratamento. Espero ter ajudado. Um abraço.
Além do tratamento medicamentoso, recomendo iniciar Psicoterapia para o auto conhecimento.
Isso permitirá um maior senso crítico que lhe auxiliará para uma vida pessoal e profissional mais equilibrada.
Abraços
Para o Transtorno Bipolar necessariamente o paciente deve fazer além da psicoterapia o tratamento medicamentoso. Essa sensação de estar "parada" é apenas uma sensação de estar fora da mania ou hipomania, ou seja, é como se os pacientes na mania ou hipomania funcionassem no 220 e as pessoas sem o THB no 110. Quando a pessoa com o transtorno volta ao 110 se acha parada. Lembrando também que a cada episódio de mania hipomania ou depressão há danos no cérebro, fazendo o Transtorno de Humor Bipolar ser considerado uma doença degenerativa, pois sem tratamento o paciente tende a ter cada vez mais episódios de mania ou depressão, em menos tempo além de cada vez mais existirem sintomas residuais entre os episódios, pela morte de neurônios principalmente.
Boa tarde!
O tratamento do transtorno bipolar deve combinar uso de medicações e psicoterapia. Além disso, ter uma rotina de sono bem estabelecida, a prática de atividade física e a abstinência de álcool e drogas têm papel importante no controle do quadro.
Quanto às medicações, devem ser usados estabilizadores de humor e, em alguns casos, antidepressivos e antipsicóticos. Existem diversas opções com diferentes perfis de efeitos colaterais. Algumas realmente causam maior ganho de peso, mas deve haver alguma opção que combine melhor com o seu perfil. Converse sobre isso com seu médico.
Existem várias medicações que podem ser utilizadas para o manejo do Transtorno Afetivo Bipolar, e elas são relativamente diferentes entre si, em termos de mecanismos específicos de ação e perfil de efeitos colaterais, de tal maneira que várias delas sequer têm o ganho de peso como efeito colateral específico.

Dessa maneira, é muito importante ter um diálogo sincero e propositivo com o profissional que a assiste visando encontrar o tratamento medicamentoso com a menor probabilidade desse tipo de efeito e a melhor aceitação para você.

Outro ponto importante, caso de fato seja necessário alguma medicação que possa gerar ganho de peso, é a organização de uma rotina de atividade física e de uma rotina alimentar, visando minimizar a probabilidade desses efeitos colaterais.

Não realizar o tratamento para TAB é extremamente deletério, e as próprias crises / recaídas aumentam a probabilidade de novas crises e fazem muito mal ao seu organismo.

Especialistas

Ingridi Teixeira Monteiro

Ingridi Teixeira Monteiro

Psiquiatra

Porto Alegre

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Záira Rodrigues

Záira Rodrigues

Terapeuta ocupacional

Florianópolis

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 942 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.