tenho transtorno bipolar li na bula que o anticoncepcional pode ocasionar depressão e alteração de

3 respostas
tenho transtorno bipolar li na bula que o anticoncepcional pode ocasionar depressão e alteração de humor essa informação procede?
Existe uma forte relação entre transtornos de humor e os hormônios femininos. Isto é bem evidenciado em situações fisiológicas de alterações hormonais como na disforia pré-menstrual, depressão pós parto, depressão pós menopausa. Sendo assim podemos observar casos tanto de piora do humor com o uso de anticoncepcional como também, em alguns casos, melhora do humor.

Primeiramente precisamos eliminar a possibilidade de uma disfunção hormonal. Para isso, é preciso consultar um clínico geral, que lhe indicará um especialista médico. Será necessário perpassar por um tratamento medicamentoso, caso o médico tenha diagnosticado alguma alteração hormonal. Se a medicina constatar que seu sistema endócrino está saudável, então sugiro um terapeuta, pois este profissional lhe acompanhará em diversas situações da vida. Possibilitará uma reflexão conjunta sobre os conflitos que vivencia, objetivando a dissolução de tais conflitos.
o Anticoncepcional causa alterações dos hormônios na mulher e assim pode sim alterar o humor. No espectro do transtorno bipolar, o acompanhamento médico é imprescindível e a prescrição de medicação para estabilizar o humor se faz necessário. Uma boa psicoterapia também é bastante efetiva na regulação do humor e obtenção de melhor qualidade de vida!