tenho transtorno bipolar gostaria de engravidar o que devo fazer pois não tenho equipe multidisciplinar

4 respostas
tenho transtorno bipolar gostaria de engravidar o que devo fazer pois não tenho equipe multidisciplinar no meu convenio o que é orientada a fazer relação psiquiatra ginecologista?
Equipe multidisciplinar composta por ginecologista, psiquiatra e psicologo(a) devem fazer parte do seu tratamento obrigatoriamente e regularmente durante toda a gravidez.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá o acompanhamento pode ser feito com uma equipe que você mesmo escolhe dentro do seu convênio e eles se conversem entre si.
O ideal é pedir ao seu psiquiatra que lhe acompanha se pode indicar uma psicóloga e uma ginecologista dentro do seu convênio.
Peça para o paiquiatra fazer um relatório para o seu ginecologista para colocá-lo a par do caso.
Ou seja o seu convênio tem os profissionais necessários mesmo que não tenha esse nome..
boa sorte.
Grande abraço
O mais importante é que os profissionais escolhidos troquem informações para fazer escolhas delicadas e personalizadas como "manter ou suspender uma medicação", "trocar medicamentos com maior teratogenicidade". Essas escolhas não são fáceis no caso de um transtorno mental como o transtorno bipolar, que é crônico, com altas taxas de recorrência e que nas fases agudas (mania, hipomania, depressão) está relacionado a desfechos gestacionais negativos. Ou seja na maioria das vezes o feto será exposto a doença, a medicação ou a ambos e optar por não suspender uma medicação, em alguns casos, pode ser uma decisão difícil, mas a mais segura para o binômio mãe-bebê. Os profissionais irão trabalhar muito mais seguros se compartilharem essa decisão, que também será sua. E a psicoterapia é essencial para evitar reagudizações nesse momento ímpar, mas também de grande vulnerabilidade hormonal e psíquica. Em resumo: equipe multidisciplinar com psiquiatra, obstetra e psicólogo que conversem entre si.
Olá! É muito importante o acompanhamento do psiquiatra, ginecologista e psicólogo. Mesmo esses profissionais não sendo da mesma equipe eles podem se comunicar entre si. A discussão de caso é uma prática muito comum em saúde mental. Att

Especialistas

Ingridi Teixeira Monteiro

Ingridi Teixeira Monteiro

Psiquiatra

Porto Alegre

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Záira Rodrigues

Záira Rodrigues

Terapeuta ocupacional

Florianópolis

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 942 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.