Tenho transtorno bipolar e tomo olanzapina 5mg. Tenho tido muito esquecimento. Sinto que minha memór
2
respostas
Tenho transtorno bipolar e tomo olanzapina 5mg. Tenho tido muito esquecimento. Sinto que minha memória não é a mesma de anos atrás, como na adolescência. Como saber se essa perda de memória é do medicamento ou do transtorno bipolar?
A olanzapina não costuma levar a problemas de memória. Para excluir totalmente um efeito da medicação, haveria necessidade de trocá-la por outra (já que suspender, no caso de bipolares, não é possível). O transtorno bipolar, ao longo do tempo, se houver muitas recaídas, pode prejudicar a memória. Porém, muitas vezes, as pessoas se queixam de dificuldades de memória e, na verdade, são dificuldades de concentração, que levam a pessoa a não gravar os eventos (e por isto, depois, não conseguem recordá-los). Mas, se for mesmo dificuldade de memória (o que poderia ser constatado em testes psicológicos com psicólogos especializados), pode ter várias causas.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Essa é uma ótima pergunta, inclusive muito frequente. A memória é uma função psíquica que não tem uma linearidade tão exata, não funciona como um mero "acúmulo de dados". Então pode ser que seja normal não ter a mesma memória como na adolescência. A medicação pode influenciar a sensação de memória ruim, possivelmente ligado ao efeito da sonolência, que geralmente é temporário. O transtorno bipolar também prejudica a atenção e outras funções psíquicas, o que também pode dar a sensação de memória ruim. Por isso, para avaliar todas essas variáveis e qual se aplica ao seu caso, é importante que nunca interrompa uso de medicação sem avaliação médica e levar essa questão à consulta médica.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.