Tenho transtorno bipolar e recentemente desenvolvi sindrome do intestino irritável, tem alguma relação

6 respostas
Tenho transtorno bipolar e recentemente desenvolvi sindrome do intestino irritável, tem alguma relação entre um e outro? ou com a medicaçao?
Todo medicamento possui efeitos colaterais, cada organismo reage de uma forma. Sugiro que você retorne ao seu médico e comente a cerca da sua dúvida trazida aqui. Não tem como afirmar se está relacionado sem antes passar por exames clínicos. Caso, seja descartado a questão orgânica, procure um(a) psicólogo(a) para lhe ajudar a buscar a causa, entender e superar. Espero ter ajudado!!! Boa sorte!!!

Forte abraço!!!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pode haver relação sim.

Gostaria de frisar a questão da importância de estar em acompanhamento duplo sempre, terapêutico e medicamentoso . Isso é fundamental para sujeito portador do Transtorno Bipolar.

Att
Sayonara Machado
Podemos estar falando de dois problemas distintos que coincidentemente afloraram na mesma época e para cada um deles há um tratamento distinto. Mas na investigação e tratamento não há como ignorar a possibilidade de uma correlação, que pode não ser tão direta e evidente, no entanto a causa de uma pode ser também a causa da outra, neste caso, provavelmente será de fundo psicológico.
Abraços.
O intestino influencia todo o restante do organismo e é
uma espécie de "segundo cérebro" (senão o primeiro).É mais fácil o intestino abandonado causar sintomas do tipo bipolaridade do que o contrário. Bipolaridade é sintoma de desarmonia/desequilíbrio psicossomático e não doença.
Na saúde da mente e do corpo absolutamente tudo pode ter uma relação. A sindrome do intestino irritável é uma enfermidade crônica muito vulnerável ao estresse por exemplo. De certa forma todo transtorno psicológico é uma forma de estresse.
Olá.
Para fazermos esta conexão entre um e outro há que se analisar sua história como sujeito desses sintomas, há quanto tempo você recebeu este diagnóstico de bipolaridade, se você, realmente se identifica com este "rótulo" que lhe impuseram, o que este transtorno representa pra você, dentre outros vários questionamentos acerca de sua história, para somente aí podermos fazer alguma ligação entre uma coisa e outra, e não que isso seja realmente necessário, podem ser duas coisas isoladas, cada uma representando parte do seu funcionamento físico e psíquico, estes sim têm relação um com o outro.
Espero ter ajudado em algo.

Especialistas

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Ingridi Teixeira Monteiro

Ingridi Teixeira Monteiro

Psiquiatra

Porto Alegre

Leonardo Prado Marques

Leonardo Prado Marques

Generalista

Matina

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 943 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.