Tenho transtorno bipolar e não consigo ficar em nenhum emprego o que devo fazer?

24 respostas
Tenho transtorno bipolar e não consigo ficar em nenhum emprego o que devo fazer?
O transtorno bipolar, embora seja uma doença séria, se tratada de forma adequada, o que pode incluir medicação, psicoterapia, atividades físicas, meditação, entre outras formas de tratamentos complementares, não impede, por si só, que a pessoa mantenha atividades profissionais regulares. Para isso é importante que se aborde a questão do preconceito que geralmente envolve a doença, disseminando informações para chefias, colegas, familiares e amigos, de forma a se construir uma rede de apoio madura e responsável, que contribua para a diminuição dos fatores estressores que possam desencadear uma crise, por exemplo. Em resumo, tratamento adequado, rede de apoio e transparência e responsabilidade nas relações são fatores que podem contribuir para que a pessoa com transtorno possa de inserir e manter-se no mercado de trabalho.

Caro Paciente, primeiramente, deve se entender melhor o motivo pelo qual você não consegue se manter no emprego. Se for por causa de crises relacionadas ao transtorno bipolar, deve-se rever o tratamento atual, a fim de se fazer os ajustes necessários para se obter a estabilidade do quadro. Um acompanhamento psicológico em conjunto seria extremamente útil também. Destaco ainda que alguns pacientes diagnosticados com transtorno bipolar possuem um transtorno de personalidade emocionalmente instável (borderline), o que comumente se relaciona a instabilidade profissional e afetiva. Espero ter ajudado.
Sugiro consultar com um bom psiquiatra, reavaliar diagnóstico e conduzir um tratamento adequado. A partir disto, deve-se avaliar quais são as dificuldades para que se mantenha em seu emprego, para que as dificuldades sejam devidamente superadas.

O transtorno bipolar em geral não só não é impedimento para a realização de atividades laborais como também é indicado que o paciente mantenha suas atividades. Apenas uma pequena fração de pacientes, em geral aqueles que evoluíram de forma ruim (como em alguns casos de má adesão ao tratamento, recorrência de crises, múltiplas internações prévias), apresentam um deterioro cognitivo que podem prejudicá-los em suas atividades laborais e sociais.
Sugiro procurar um psiquiatra para o tratamento e ele indicará a medicação e a terapia adequada. Esse transtorno quando tratado promove uma vida social tranquila.
Este diagnóstico foi feito por algum médico, ou voce acha que tem este transtorno? Caso positivo para o diagnóstico adequado, o ideal é ter o tratamento psiquiátrico, como também psicoterapeutico para entender as suas questões emocionais. Remedio trata do sintoma, terapia trata a causa. Talvez você nao esteja bem emocionalmente. Tenho pacientes com este transtorno e trabalham normalmente.
O transtorno bipolar interfere nas relações sociais e laborais somente se a pessoa não estiver em processo psicoterapêutico, além do uso de medicamentos adequados.
No que se refere aos aspectos da psicoterapia o que se pretende é que o paciente aprenda técnicas e desenvolva um repertório comportamental para lidar com situações de estresse relacional e emocional.
Quanto à abordagem farmacológica, se faz necessário um processo de manutenção química de determinadas substâncias cerebrais para que os episódios de alternância do humor sejam controlados.
Aconselho que seja avaliada por um bom Psiquiatra, para pedir uma segunda opinião sobre o diagnóstico. Ver se não há nenhuma comorbidade com personalidade disfuncional ou mesmo com transtornos de funções executivas, como o TDAH. Além disso, não menos importante, aconselho também que inicie e mantenha uma boa psicoterapia com um profissional de excelência.
Por si só o Transtorno Bipolar, quando tratado adequadamente não causa impedimento algum em levar uma vida normal e sem nenhum impedimento para trabalhar. Procure seu médico para rever sua dificuldade em manter-se no seu emprego. Um abraço.
O transtorno bipolar apresenta alternância entre episódios depressivos e maníacos variando em intensidade.Se tratado adequadamente com uso de medicamentos e psicoterapia ,a pessoa poderá exercer suas atividades sociais e laborais plenamente.Cada um tem os seus limites e precisa utilizar recursos internos para inserir novos padrões comportamentais.
Interessante também fazer uma avaliação com Neuropsicologia para identificar os aspectos disfuncionais e realizar intervenções adequadas.
Oi. Aconselho você procurar um médico para adequar um tratamento medicamentoso, terapêutico entre outros, e assim descobrir o porquê de você não conseguir se estabilizar em um trabalho. Pode ser porque você ainda não encontrou o tratamento ideal, porque apesar desse transtorno, há possibilidade de viver normalmente. É preciso um trabalho de un tempo para te ajudar nos momentos de recaídas.
Procure um psiquiatra para um tratamento medicamentoso, e um psicólogo comportamental para desenvolver seus limites de tolerância diante as situações adversas !
Primeiro passo é procurar um psiquiatra, que posteriormente irá lhe encaminhar para um psicólogo.
Olá! Sugiro voltar ao psiquiatra e ao psicólogo para que em conjunto vocês consigam reajustar o tratamento. Pessoas com esse transtorno conseguem se manter no emprego e obter uma boa qualidade de vida quando devidamente adaptadas ao tratamento. Esse transtorno merece muitos cuidados e paciência para adequação à medicação e demais terapias associadas. Sucesso!
Prezada, esse transtorno com o devido cuidado e acompanhamento, é controlável fazendo com que consiga manter sus atividades diárias e profissionais. Recomendo procurar um psiquiatra e um psicologo para acompanhá-la. Abraços
Boa tarde! Pessoas com o transtorno bipolar vivem tranquilamente em qualquer ambiente, desde que sejam medicadas e acompanhadas por um profissional, no caso o psiquiatra seria o ideal. Confiar no profissional é o primeiro passo para o sucesso do tratamento.
Eu imagino sua angústia, é necessário alinhar o seu tratamento com uma equipe.
O tratamento adequado com terapia e um profissional adequado que entenda do seu transtorno, fará você ter uma vida com qualidade.
Sugiro a psicóloga Andeli Della Aversana, ele é incrível e de extrema competência.
Olá, sugiro que reavalie seu quadro e fazer um acompanhamento que a equipe colocar. Também sugiro um psicologo cognitivo comportamental e técnicas não invasivas como a acupuntura, aromaterapia, fazer exercícios físicos e meditação como apoio para a qualidade de vida melhor.

Sirlei Koti
Procure um tratamento psiquiátrico e psicológico urgente! A vida é agora! Aproveite-a, viva com qualidade! Você merece!!
Olá, bom dia! Quero registar que você já deu um passo importante, que é reconhecer e se aceitar com relação a algo que necessita ser cuidado. Neste caso, a recomendação é buscar ajuda de um profissional que irá, de acordo com a sua queixa, traçar um plano de avaliação e intervenção. Os profissionais que poderão ajudar você esclarecendo e orientando quanto a este tratamento são: Psiquiatria e Psicologia. É possível constatar por meio de pesquisas cientificas, que a autuação conjunta deste profissionais geram resultados bem expressivos. Desejo a você boa sorte. Sucesso!
Sugiro que você consulte um psiquiatra ou neurologista, para medicações e terapia para analisar se não parar no emprego se refere ao transtorno ou a outros fatores. Sugiro um psicanslista.
O TDAH, um dos s sintomas é a pessoa adulta não parar no emprego. O problema do bipolar é a irritação que aparece do nada e muda totalmente a personalidade do indivíduo. Assumir um financiamento (quando se é comprometido com os pagamentos) é uma sugestão... a pessoa se obriga a parar no trabalho por conta do compromisso financeiro. Desejo sucesso.
Quando a pessoa é diagnosticada com Transtorno Bipolar é necessário que ela faça acompanhamento com psiquiatra e psicólogo, além do uso da medicação adequada. O acompanhamento com os profissionais da saúde mental contribuem para uma qualidade de vida e no seu caso, os auxiliarão a resolver situações pontuais que incomodam.
Olá, de acordo com as descrições acima, um bom psiquiatra para avaliar seu caso juntamente com uma terapia (sugiro uma abordagem TCC), com certeza, irão te proporcionar muito mais qualidade de vida e um melhor entendimento com as questões que te incomodam.

É importante reconhecer que o transtorno bipolar pode impactar diversas áreas da vida, incluindo a capacidade de manter um emprego. Se você está enfrentando dificuldades para se manter em um emprego devido ao transtorno bipolar, minha sugestão é buscar ajuda profissional. Aqui estão algumas etapas que você pode considerar:
Avaliação Psiquiátrica: Consulte um psiquiatra para avaliar o seu quadro de transtorno bipolar. Eles podem ajustar sua medicação ou recomendar novas estratégias de tratamento para ajudar a estabilizar seu humor.
Acompanhamento Terapêutico: Procure um psicólogo ou terapeuta especializado em transtorno bipolar. A terapia pode ajudá-lo a desenvolver habilidades para lidar com os sintomas, gerenciar o estresse e manter relacionamentos saudáveis.
Suporte Social: Busque apoio de amigos e familiares. Eles podem oferecer suporte emocional e prático durante momentos difíceis.
Explore Opções de Emprego Flexíveis: Considere trabalhar em ambientes que ofereçam flexibilidade, como trabalhar de casa, horários flexíveis ou empregos autônomos. Isso pode ajudar a reduzir o estresse associado a um ambiente de trabalho tradicional.
Conheça seus Limites: Reconheça e respeite seus próprios limites. Isso pode envolver comunicar suas necessidades aos empregadores, fazer pausas quando necessário e buscar um equilíbrio saudável entre trabalho e autocuidado.
Autoeducação: Aprenda mais sobre o transtorno bipolar e como ele afeta você pessoalmente. Quanto mais você entender sobre sua condição, melhor será capaz de gerenciá-la.
Networking Profissional: Mantenha contato com profissionais da área e explore oportunidades de emprego que possam se adequar melhor às suas necessidades e habilidades.
Persistência: Não desista. Encontrar o emprego certo pode levar tempo e tentativa e erro. Esteja aberto a experimentar diferentes opções até encontrar o que funciona melhor para você.
Lembre-se de que encontrar um emprego que funcione para você pode ser um processo desafiador, mas com o suporte adequado e a gestão eficaz do transtorno bipolar, é possível encontrar estabilidade profissional. Nunca hesite em buscar ajuda profissional quando necessário.