Tenho tomado Espran 10mg e Patz 5mg para tratamento de pânico e insônia. Os remédios foram efetivos

8 respostas
Tenho tomado Espran 10mg e Patz 5mg para tratamento de pânico e insônia. Os remédios foram efetivos na remissão dos sintomas de pânico e insônia. Porém sinto falta de concentraçao, tenho a sensaçao de nao estar "presente" no momento, sempre no mundo da lua. Seria caso de estudar e mudar o remédio?
Concordo com o Dr. Benevides. Cabe entretanto lembrar que a síndrome do pânico - na sua maioria dos casos - só apresenta remissão total dos sintomas de forma definitiva com o tratamento psicoterápico concomitante ao psiquiátrico. O EMDR tem protocolos que apresentam resultados já a curto/médio prazo. Mas outras abordagens também têm bastante sucesso, depende muito da sua visão de mundo bem como da relação com o psicoterapeuta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Provavelmente você está percebendo sintomas cognitivos relacionados ao estado de ansiedade que passaste quando em crise. A concentração é o último sintoma a apresentar recuperação satisfatória.
Numa situação como a sua pensaria no aumento da dose do escitalopram. Importante, também, quando possível, iniciar a retirada do indutor de sono (zolpidem) para restabelecer o ciclo sono-vigília.
Esse medicamento tem papel fundamental sobre a atenção e a concentração. Lembro que é fundamental retornar ao seu médico para alteração das dosagens e retirada dos medicamentos.
Um excelente psiquiatra disse REMEDIO NAO CURA CONFLITOS. Tenho visto excelentes resultados na cura desta doenca emociinal com PSICOTERAPIA. Procure um competente psicoterapeuta.
Para o tratamento de Síndrome do Pânico ou depressão, ou crise de ansiedade, algumas vezes é necessário o medicamento, porém sempre é necessário Psicoterapia, um não anula o outro.
Como você já passou por essa experiência, seu sintoma possivelmente tenha ficado registrado e retornando, vez por outra, me parece que já esteja controlado, ficando o incomodo.
Espero que lhe tenha ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Boa tarde já se deu conta na pele que os medicamentos sozinhos não são suficientes, é preciso fazer psicoterapia para se situar mais no contexto de trabalho ou de vida diária,. Os colegas já sublinharam a importância dela na regulação emocional. Por ter sintomas de panico sugiro que procure alguém que trabalhe com EMDR ou Brainspotting na sua cidade, são dois métodos eficazes para estes sintomas.
sempre bom lembrar que remédio cura o sintoma e não o problema, o que realmente está causando, no caso, a síndrome do pânico e a insônia. Muitas vezes o remédio é importante para um início, para fazer com que a pessoa saia daquele estágio incapacitante, mas o que resolverá mesmo será o acompanhamento psicoterápico, e uma das abordagens que tem tido ótimos resultados é da Terapia cognitiva, experimente, vale a pena.
Uma vez que houve a melhora nos sintomas de pânico e insônia seria importante que você procurase terapia psicológica para endereçar os motivos pelos quais você desenvolveu esses transtornos de ansiedade, para aprender a lidar com eles de forma efetiva. Sobre a concentração eu te indico procurar um psicólogo que desenvolve trabalho de Midfulness como redução de stress, pois a meditação trabalha exatamente nossa capacidade cognitiva de manter o foco no momento presente. Boa sorte!
Recomendo psicoterapia para tratar das causas e não apenas os sintomas.trabalho com bioenergética e também tenho especialidade em tcc que vai atuar diretamente na cognição e a atenção e concentração tem muito sucesso com essa abordagem, apesar de que stress provocam uma piora qualquer quadro a bioenergética assim como a tcc vai te fazer aprender a respirar melhor e aí diminuir o nível de ansiedade e contactar mais com o seu ser aprendendo , inclusive, a relaxar , e ter mais contato com o chão, com a realidade. Sonhar menos e viver mais no presente. Boa sorte!

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Psicanalista

Cristalina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 114 perguntas sobre Ataque de pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.