Tenho TOC severo.Fluoxetina na dosagem máx. tive efeitos colaterais.Tentei Sertralina,ñ funcionou.Clomipramina

7 respostas
Tenho TOC severo.Fluoxetina na dosagem máx. tive efeitos colaterais.Tentei Sertralina,ñ funcionou.Clomipramina (dose alta) tive efeitos colaterais.Tomo 125mg de Clo+40mg Fluox.Me sinto ótimo.Como são duas medicações seroninérgicas, é perigoso tomar a longo prazo? Preciso fazer exames constantemente?
Olá! Essa associação de clomipramina com fluoxetina realmente não é usual, mas, assim como você obteve melhora, também obtive resultados ótimos em alguns pacientes que não toleraram outros antidepressivos ou não melhoravam, não só em um paciente também portador de TOC, mas em alguns outros com depressão recorrente. O cuidado maior deve ser feito com duas situações. A primeira, mais em inicio de tratamento, seria a síndrome serotonérgica; contudo, se houver quadro de desidratação por qualquer motivo ao longo da vida, o médico deveria ficar atento a isso. A segunda seriam alterações em ritmo cardíaco, que podem ser flagradas em eletrocardiogramas solicitados pelo médico em periodicidade determinada por ele ou a qualquer momento se necessário. Lembro, todavia, que tal associação não foi estudada em ensaios clínicos. Por isso, é mais uma razão para que mantenha seu tratamento regular com seu psiquiatra e clínico geral.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pois bem, esta associação de medicações é uma escolha válida para alguns pacientes com TOC grave, particularmente aqueles cujos sintomas não melhoraram com o uso de medicamentos de primeira linha em monoterapia (como Fluoxetina ou Clomipramina isoladamente). É uma combinação que tem seus riscos, por isso não deve ser feita no início do tratamento, tendo seu uso justificado, porém, em casos graves e refratários, como aparenta ter sido o seu caso. Penso que a principal medida que você pode tomar para reduzir as chances de efeitos indesejados é manter um acompanhento regular com seu médico psiquiatra. Além disso, sugiro não tomar medicamentos sem prescrição ou orientação médica, pois alguns fármacos podem aumentar os níveis séricos de Fluoxetina ou Clomipramina, elevando seu potencial de toxicidade.
Eu gostaria de perguntar se além da medicação você faz tratamento de psicoterapia? Pois acredito que se não, eu aconselharia a fazer, pela minha abordagem Cognitivo Comportamental, eu já vi representativa melhora em termos de TOC. Até porque o TOC tem questões de Ansiedade que também devem ser trabalhada.
Esta estratégia é bastante válida para TOC ou depressão refratários. A associação de um ISRS a um tricíclico costuma ser mais bem tolerada do que o uso do tricíclico isoladamente em alta dose. A questão da dose deve levar em conta a resposta e a tolerância aos efeitos colaterais. Um paciente metabolizador rápido pode ter uma tolerância maior para doses altas do que um metabolizador lento para doses baixas. É importante você fazer os exames de rotina e também da função hepática, e evitar exposição excessiva ao sol por risco de fotossensibilidade. Quanto à parte cardíaca, se estiver assintomático, só os exames de rotina são necessários.
Olá, acredito que o mais importante é você continuar um acompanhamento periódico com seu psiquiatra de confiança para que juntos consigam administrar os melhores medicamentos com menos efeito colateral para você e por quanto tempo. Em paralelo sugiro realizar um acompanhamento com psicólogo Cognitivo Comportamental, ajudará muito no seu caso.
Abraço e à disposição.
Sobre sua pergunta, agradecemos por compartilhar sua história.
Uma coisa que nos ficou em dúvida é se você faz ou não psicoterapia juntamente com o uso dos remédios?
Os remédios podem sim ser de auxílio no tratamento dos sintomas de TOC, porém o melhor tratamento é realizado juntamente com psicoterapia, como mostram vários estudos a melhoria na eficácia desta problemática.
Caso seja de interesse nos contate, iremos lhe auxiliar da melhor e da mais dedicada forma possível.
Lembre-se que a medicação adequada é apenas uma das medidas a ser tomada para resolver seu problema. Procure por uma psicoterapia, pois questões emocionais importantes estão envolvida no TOC.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1227 perguntas sobre Fluoxetina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.