Tenho TOC, há 5 anos. Tenho a sensação de que não quero servir a Deus e isso me causa muita angústia

16 respostas
Tenho TOC, há 5 anos. Tenho a sensação de que não quero servir a Deus e isso me causa muita angústia. Estou passando por um momento de confusão mental e sinto que é minha vontade mesmo não servir a Deus. O Toc pode mesmo fazer parecer que eu não quero mais?
Olá! O TOC está intimamente relacionado a pensamentos indesejados e automáticos. Existe a possibilidade de seus questionamentos acerca da fé estarem relacionados ao transtorno, mas não necessariamente todas as suas dúvidas e angústias serão culpa do TOC. Para dar atenção a essa pergunta importante pra você, sugiro que marque uma consulta. Te desejo sucesso nesse enfrentamento e fico à disposição!

Pessoas com TOC de fato sofrem frequentemente com pensamentos intrusivos e desagradáveis, contudo é importante diferenciarmos o que é do TOC e o que são seus próprios questionamentos com relação à fé, assim podemos compreender melhor o que pode estar acontecendo e investigar com atenção como se deu este momento de confusão mental que está passando. Me coloco a disposição para ajudar neste processo!
Olá! Acho importante que você leve em consideração o diagnóstico atual e, principalmente, os padrões de pensamentos e comportamentos que estão conectado com essa vivência. Porém, falando sobre fé. é importante reconhecer outros fatores como o seu momento de vida atual, episódios recentes e até mesmo como sua compreensão sobre fé se apresenta agora. Te convido a pensar não se restringindo a ótica do transtorno, mas de uma ótica de vida. Espero ter ajudado!
Toc é um sintoma q so se cura com análise..Eu posso lhe ajudar. ok?
Olá! Lamento que esteja passando por esse tipo de sofrimento atualmente. É importante saber que o TOC se caracteriza justamente por pensamentos automáticos e intrusivos. Muitas vezes, esses pensamentos são referentes a coisas assustadoras, ameaçadoras ou contrárias aos nossos valores. De fato, há muitas pessoas que sofrem com TOC com temas religiosos, envolvendo (falta de) fé e crenças religiosas contrárias à sua. Ao mesmo tempo, é possível que esses pensamentos de dúvida podem também estar relacionados a uma nova perspectiva com relação à sua própria religiosidade (mudanças de opinião, etc). Uma avaliação por um profissional psicólogo pode ajudar nessa distinção, uma vez que terá mais informações sobre seu caso. Espero que encontre a ajuda que procura e fico à disposição!
Boa tarde,
O TOC em função das compulsões, não diminuem a ansiedade. Logo, a probabilidade da ansiedade aumentar e se ver na posição de de “controlá-la” só aumenta a ansiedade. Sugiro procurar um psicólogo para avaliá-lo corretamente e propor tratamento específico, é de suma importância.

Bom dia! Sinto muito por você estar passando por um momento difícil. O TOC pode afetar diferentes aspectos da vida de uma pessoa, incluindo suas crenças e valores. Existe uma variedade de pensamentos intrusivos e indesejados, incluindo pensamentos sobre crenças religiosas ou espirituais. Tudo isso gera e amplifica a confusão mental e ansiedade. A culpa e a angústia podem surgir devido à falta de congruência entre o que sente que deveria acreditar ou não e o que está experimentando. É essencial lembrar que os pensamentos intrusivos causados pelo TOC não definem quem você é ou suas verdadeiras crenças. O TOC é uma condição de saúde mental que pode ser tratada e gerenciada com a ajuda de profissionais qualificados. Um abraço
bom dia, o TOC normalmente é uma junção entre pensamentos obsessivos e compulsões ( que podem ser externas, ou internas/ dentro do pensamento). É muito comum o tema dos pensamentos obsessivos estarem relacionados a algo que gere uma culpa muito grande, existem pensamentos intrusivos que levam a pessoa a se imaginar fazendo algo violento, imoral, sujo, etc. O importante é lembrar que ter o pensamento e realmente acreditar ou realizar aquele ato são coisas completamente diferentes. o pensamento só se torna obsessivo pelo grau de angustia que te causa ( a culpa por exemplo, ou em outros temas, o medo da morte, da doença, etc), por ter tanto medo daquilo, sua cabeça fica em alerta constante e sua mente tenta de todas as formas tentar garantir que aquilo não vai acontecer, com ações compensatórias ( por exemplo, lavar 300 vezes as mãos quando o tema da obsessão é contaminação) ou arbitrários (por exemplo, bater 3 vezes na mesa, ou só fazer uma coisa de determinada forma). Então quanto mais pensamentos intrusivos, mais ansiedades, e mais compulsões que tentam diminuir essa ansiedade. O problema é que essas compulsões nunca são o suficiente e o paciente se perde em um lopping sem fim de ansiedade, obsessões e compulsões. A notícia boa é que a terapia de exposição aliada com medicação tem altíssimo níveis de eficácia e o transtorno, por mais grave que esteja hoje, tem altas chances de chegar a remissão.
Boa noite!
Sugiro um acompanhamento psicológico para a criança, para um melhor tratamento! Também na consulta com o profissional é importante sentir-se à vontade para fazer qualquer pergunta, inclusive sobre medicação.

Espero ter ajudado.
Oie, como está?
O TOC é um transtorno que pode causar muito sofrimento em várias áreas da vida. Um componente forte do transtorno é a obsessão, o que inclui os pensamentos intrusivos (pensamentos extremamente negativos, que causam grande sofrimento, geralmente são contra crenças e princípios da pessoa), bem como as compulsões (ações físicas ou mentais para reduzir o sofrimento das obsessões).
Então sim, é possível que o curso do transtorno traga sofrimento e ideias de não querer mais algo.
Uma melhor avaliação precisa de acompanhamento com profissional de psicologia com experiência na área. A terapia cognitivo comportamental, com foco em exposição e prevenção de resposta, tem excelentea resultados para tratamento de TOC e melhora de qualidade de vida.
Se cuide!!
Olá. É fundamental lembrar que ter pensamentos contraditórios ou indesejados e o diagnóstico de transtorno obsessivo-compulsivo, TOC, não definem quem você é. O TOC é um transtorno mental que envolve obsessões e compulsões. Embora possa ser desafiador, é tratável, onde a confusão mental, os sentimentos e os questionamentos podem ser entendidos e gerenciados com o acompanhamento médico e psicológico adequados. Lembre-se de que você não está sozinho nessa jornada e que há apoio disponível para ajudá-lo a enfrentar esses desafios. Sempre à disposição.
Sim, o TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) pode de fato criar pensamentos intrusivos que parecem contradizer seus verdadeiros valores e desejos. Esses pensamentos intrusivos podem ser perturbadores e angustiantes, muitas vezes levando a um conflito interno entre o que você realmente acredita e esses pensamentos que o TOC gera.

A sensação de não querer servir a Deus ou de estar em conflito com suas crenças religiosas pode ser uma manifestação do TOC, onde os pensamentos obsessivos tentam abalar seus valores fundamentais. É importante entender que esses pensamentos não refletem necessariamente seus verdadeiros sentimentos, mas sim uma característica do transtorno.

Buscar ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo especializado em TOC, pode ajudá-lo a entender e manejar esses pensamentos intrusivos. A terapia cognitivo-comportamental, em particular a terapia de exposição e prevenção de resposta, é uma abordagem eficaz para lidar com o TOC e seus sintomas. Lembre-se de que você não está sozinho nessa luta e a ajuda está disponível para guiá-lo nesse processo.
Olá. No TOC muitas vezes há a presença de pensamentos intrusivos, que podem sim ser contraditórios ao que você quer e acredita, porém não necessariamente essa é a causa. O ideal é fazer acompamento com psicólogo. Abraço.
Sim, o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) pode causar pensamentos intrusivos e indesejados que podem ser extremamente perturbadores e angustiantes. Esses pensamentos podem abordar uma variedade de temas, incluindo questões religiosas e espirituais.

No seu caso, é possível que os pensamentos intrusivos relacionados à sua fé estejam a ser intensificados pelo TOC, causando uma grande angústia e confusão mental.

É importante reconhecer que esses pensamentos intrusivos não refletem necessariamente os seus verdadeiros desejos ou convicções. Eles são um sintoma do TOC e não devem ser interpretados como uma expressão genuína da sua vontade ou caráter.

Procurar ajuda profissional de um psicólogo ou terapeuta especializado em TOC pode ser muito útil para aprender a lidar com esses pensamentos intrusivos. A terapia cognitivo-comportamental (TCC), em particular, tem sido eficaz no tratamento do TOC, ajudando os indivíduos a reconhecer e desafiar pensamentos distorcidos, bem como a desenvolver estratégias de enfrentamento para lidar com a ansiedade associada.

Além disso, é importante lembrar que é normal ter dúvidas e questionamentos sobre a fé de tempos em tempos, mesmo sem o TOC. Esses questionamentos fazem parte do crescimento espiritual e podem levar a uma compreensão mais profunda das suas crenças e valores. Se sentir que precisa de apoio adicional em relação à sua fé, considere falar com um líder espiritual ou conselheiro religioso em quem confie.

Boa noite. Uma das características do TOC são os pensamentos automáticos, intrusivos, assim como você descreveu. O TOC com conteúdos religioso é uma variante do TOC em que os pensamentos obsessivos e os comportamentos compulsivos estão ligados à religião. Nesse subtipo, geralmente envolvem preocupações relacionadas à moralidade, pecado, punição divina, blasfêmia, rituais religiosos, entre outros temas religiosos. Se precisar de assistência ou tiver alguma dúvida, estarei aqui para ajudar da melhor forma possível.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento em transtorno obsessivo compulsivo (toc) - R$ 80
Sim, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) pode causar uma série de pensamentos intrusivos que são perturbadores e contraditórios aos valores e crenças pessoais, como a sua fé ou a vontade de servir a Deus. É importante entender que esses pensamentos são sintomas do TOC e não reflexo genuíno de suas verdadeiras vontades ou convicções.

O TOC envolve pensamentos obsessivos, que são intrusivos, indesejados e frequentemente perturbadores. Esses pensamentos podem abordar qualquer tema, incluindo questões religiosas e espirituais, levando a uma angústia significativa. As compulsões são comportamentos repetitivos que uma pessoa com TOC realiza em resposta aos pensamentos obsessivos, na tentativa de aliviar a ansiedade ou evitar que algo ruim aconteça.

No seu caso, a sensação de não querer mais servir a Deus é um exemplo de como o TOC pode distorcer suas percepções e causar conflito interno. É importante lembrar que esses pensamentos não refletem necessariamente seus verdadeiros sentimentos ou crenças.

Para lidar com isso, a psicoterapia, a terapia para o TOC ajuda a identificar, desafiar e modificar os pensamentos distorcidos, bem como desenvolver estratégias para reduzir compulsões. Além disso, a medicação pode ser considerada em alguns casos para ajudar a controlar os sintomas.

Se você está enfrentando essa angústia e confusão mental devido ao TOC, considerar uma sessão de psicoterapia online pode ser um passo importante. Estou aqui para oferecer suporte, orientação e trabalhar com você para desenvolver estratégias eficazes para lidar com o TOC e melhorar sua qualidade de vida. Não hesite em entrar em contato se desejar agendar uma consulta ou discutir mais sobre como a psicoterapia pode ajudar. Estou aqui para ajudar você a encontrar um caminho mais tranquilo e harmonioso.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!