Tenho TOC e trato há 3 anos. Passei em um concurso público nas cotas de pessoas com deficiência e

10 respostas
Tenho TOC e trato há 3 anos. Passei em um concurso público nas cotas de pessoas com deficiência e apresentei o laudo do meu psiquiatra, mas não foi aceito pelo perito ao argumento de que o TOC não é considerada legalmente uma doença mental e fui desclassificada. Está correta a avaliação pericial?
Boa Tarde!
Acredito que seja pelo fato de que o TOC seja um transtorno mental que pode ser revertido, com tratamento adequado você terá uma vida bem funcional, ou seja, "curada".
Já as doenças mentais que os concursos aceitam então ligadas a condições medicas irreversíveis.
Espero ter ajudado!
;)

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde. Esta correto a avaliação de que TOC não é uma deficiência. TOC é um transtorno mental e pode ser estabilizado com o tratamento. Eu considerar uma paciente deficiente porque tem um transtorno mental tratável se assemelha a chamarmos diabéticos de deficientes. É muito importante que você encare seu transtorno como um obstáculo e não como uma barreira. Espero ter esclarecido algo. Atenciosamente.
Prezada!
Sugiro a você que faça uma avaliação Neuropsicologica e junte a Avaliação do psiquiatra e o laudo do terapeuta que a acompanha é um bom advogado que você terá um bom resultado!
Tem dado ótimos resultados.

Abraços
Olá!
Realmente o TOC não está caracterizado como uma deficiência e sim como um Transtorno Mental. Como você mesmo relatou, há tratamento psiquiátrico para o TOC, porém, também é fundamental um acompanhamento psicológico para que você consiga êxito em um prazo mais reduzido. A Terapia Cognitivo Comportamental é a mais indicada para esse transtorno.
Não se trata de uma doença mental, por ser controlada com medicação, e acompanhamento psicológico.
E é possível ter uma vida normal, com o toc desde que seja tratado.
O laudo pericial para o concurso esta correto. Porque as cotas nos concurso públicos são destinadas, atualmente, para deficiências físicas ou mentais, ou seja, de causas orgânicas e não psíquicas. No caso de uma deficiência mental, mesmo que haja uma reabilitação ou estimulação o individuo é portador desta deficiência que apesar, de suas potencialidades sempre o limitará de alguma forma. No caso do Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC este é classificado como um transtorno mental que com uma possível conduta farmacológica, psicoterápica e se necessário outras terapias conforme o grau da psicopatologia pode vir a minimizar ou remeter os sintomas fazendo com que o indivíduo possa ter uma vida funcional.
Olá! O Toc é um transtorno mental que pode ser tratado com enfrentamento e medicação. Faça terapia para lidar com este transtorno. o Laudo esta correto. Grande abraço.
O laudo do concurso está correto. O TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) não é uma deficiência mental e muito menos física. Pode ser tratado por terapia, principalmente a Cognitiva Comportamental, com fármaco se necessário passado pelo médico psiquiatra. Isso é bom para você, pois tem sua cognição preservada. No transtorno mental obsessivo compulsivo, você poderá reverter os sintomas ou controla-los, por meio de tratamentos. Não dá a você uma limitação orgânica. Boa Sorte!
O TOC não é uma deficiência mental, mas uma condição psiquica que responde muito bem a terapia psicoterápica portanto a avaliação está correta. Você não tem deficiência, apenas uma condição que pode ser resolvida com terapia.
Espero ter ajudado.
Olá querida acredito que sim, pois apesar de você viver um padrão crônico de adoecimento psíquico em suas redes neuronais, e quimica cerebral, isso é reversível.
No olhar existencialista, o TOC é um transtorno do controle, ou seja, em sua história de vida você pode ter feito uma síntese singular de como é perigoso não controlar, é na impossibilidade de controlar todas as coisas elegeu algumas. Então, é importante contextualizar e tentar entender o sentido deste seu TOC, acredito que para isso você deva usar a medicação prescrita por seu psiquiatra, mas aliada a terapia, pois caso o contrário, somente conseguirá tamponar os sintomas. Abs

Especialistas

Paulo Cesar Teixeira Ribeiro

Paulo Cesar Teixeira Ribeiro

Psicanalista

São Paulo

Jamile Karin

Jamile Karin

Psicanalista

São Paulo

Adalton Lopes

Adalton Lopes

Psicanalista, Psicólogo

Londrina

Luciana Queiroz

Luciana Queiroz

Psicólogo

Botucatu

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 71 perguntas sobre Transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.