Tenho TOC e tenho que fazer rituais que são difíceis demais, e sempre que sem querer eu vou contra
4
respostas
Tenho TOC e tenho que fazer rituais que são difíceis demais, e sempre que sem querer eu vou contra as regras do ritual, eu tenho que refaze-lo, interromper um ritual de TOC enquanto está fazendo o ritual é pior? Ou eu posso tentar acabar com os rituais sem refazer os que eu não consigo?
Boa noite. No tratamento em psicoterapia você vai desenvolver outras formas para lidar com a ansiedade e o ritual não será mais utilizado. Os rituais devem ser evitados, no entanto, faça isso com a orientação e acompanhamento de um psicoterapeuta. Boa sorte no seu tratamento.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia. A tese mais aceita é que os rituais do transtorno obsessivo-compulsivo sejam mecanismos de controle da ansiedade. Obviamente, permanecer refazendo o ritual não vai suprimi-lo, visto que isso reforçaria tal mecanismo; por outro lado, tentar interrompê-los sem ajuda profissional é extremamente difícil, já que o acréscimo de ansiedade resultante acabaria, teoricamente, levando à criação de outros rituais. Aconselho que você procure um psicólogo de sua confiança e relate os sintomas, para juntos traçarem estratégias de enfrentamento da doença e de manejo da ansiedade. Com a psicoterapia adequada e bem conduzida, as chances de remissão e controle são muito altas. Boa sorte, abraços!
Como dito acima os rituais são mecanismos para diminuir a ansiedade. Para responder essa sua pergunta com mais detalhes o interessante seria que você procurasse um psicoterapeuta, a fim de investigar quais obsessões estão guiando os rituais e vocês criarem juntos estratégias de enfrentamento.
O TOC é um transtorno marcado por obsessões, rituais ou compulsões, neutralizações e evitações. Sendo que os rituais as neutralizações e evitações são estratégias desadaptavas desenvolvidas pelo indivíduo para lidar com as obsessões, que causam grande ansiedade e desconforto. Porém, essas estratégias trazem alívio momentâneo a são exatamente o que mantêm o transtorno. Dentre as estratégias mais eficientes para lidar com o TOC e evitar a perpetuação do transtorno é parar de utilizar as estratégias desadaptavas. Por esse motivo é importante parar com os rituais.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- O Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) pode prejudicar o desempenho escolar ou profissional?
- Quais os outros sintomas do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC0 além da dúvida?
- Gostaria de saber se é possível ter mais de um tipo de TOC?
- A pessoa com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) tem a consciência da sua condição psiquiátrica?
- Quais são as características do Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)?
- Quem sofre de transtorno obsessivo compulsivo sabe que os comportamentos são anormais?
- Quanto tempo demora para clomipramina fazer efeito no toc, tenho despersonalizaçao tambem causado pelo toc e estou tratando os dois com clomipramina porque o psiquiatra receitou gostaria de saber quantas semanas demora para o remedio fazer um efeito significativo ?
- E possível ficar curado dos pensamento do toc e para os remédios depois do tratamento ser finalizado?
- TOC não tratado pode ficar grave e causar alucinações visuais ou auditivas?
- ter TOC de pensamentos pode aguçar o medo de enlouquecer?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 269 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.