Tenho TOC e tenho que fazer rituais que são difíceis demais, e sempre que sem querer eu vou contra

4 respostas
Tenho TOC e tenho que fazer rituais que são difíceis demais, e sempre que sem querer eu vou contra as regras do ritual, eu tenho que refaze-lo, interromper um ritual de TOC enquanto está fazendo o ritual é pior? Ou eu posso tentar acabar com os rituais sem refazer os que eu não consigo?
Boa noite. No tratamento em psicoterapia você vai desenvolver outras formas para lidar com a ansiedade e o ritual não será mais utilizado. Os rituais devem ser evitados, no entanto, faça isso com a orientação e acompanhamento de um psicoterapeuta. Boa sorte no seu tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia. A tese mais aceita é que os rituais do transtorno obsessivo-compulsivo sejam mecanismos de controle da ansiedade. Obviamente, permanecer refazendo o ritual não vai suprimi-lo, visto que isso reforçaria tal mecanismo; por outro lado, tentar interrompê-los sem ajuda profissional é extremamente difícil, já que o acréscimo de ansiedade resultante acabaria, teoricamente, levando à criação de outros rituais. Aconselho que você procure um psicólogo de sua confiança e relate os sintomas, para juntos traçarem estratégias de enfrentamento da doença e de manejo da ansiedade. Com a psicoterapia adequada e bem conduzida, as chances de remissão e controle são muito altas. Boa sorte, abraços!
Como dito acima os rituais são mecanismos para diminuir a ansiedade. Para responder essa sua pergunta com mais detalhes o interessante seria que você procurasse um psicoterapeuta, a fim de investigar quais obsessões estão guiando os rituais e vocês criarem juntos estratégias de enfrentamento.
O TOC é um transtorno marcado por obsessões, rituais ou compulsões, neutralizações e evitações. Sendo que os rituais as neutralizações e evitações são estratégias desadaptavas desenvolvidas pelo indivíduo para lidar com as obsessões, que causam grande ansiedade e desconforto. Porém, essas estratégias trazem alívio momentâneo a são exatamente o que mantêm o transtorno. Dentre as estratégias mais eficientes para lidar com o TOC e evitar a perpetuação do transtorno é parar de utilizar as estratégias desadaptavas. Por esse motivo é importante parar com os rituais.

Especialistas

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Evelyn Arla Sobrinho Favalessa

Evelyn Arla Sobrinho Favalessa

Psiquiatra

Vitória

Paulo Emilio Gonzaga

Paulo Emilio Gonzaga

Psiquiatra

Belo Horizonte

Carolina Giovelli Karlec

Carolina Giovelli Karlec

Psiquiatra

Porto Alegre

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 269 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.