Tenho TOC e realizo alguns movimentos com o pescoço,e de fungar não são involuntários ,mas é como

6 respostas
Tenho TOC e realizo alguns movimentos com o pescoço,e de fungar não são involuntários ,mas é como se eu tivesse muita vontade fazer esses movimentos,eles não tem ritmo e nem padrão.Isso tem haver com o toc?
Olá. As movimentações citadas são características do tique, que aparecem em maior frequência em estados de muito estresse ou ansiedade. O ideal é informar estás novas alterações para seu médico psiquiatra para uma nova avaliação e iniciar o processo psicoterapêutico para treino de habilidades de como controlar o próprio corpo ou pensamentos. As abordagens psicoterapeuticas mais indicadas são comportamental e cognitivo-comportamental. Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O ideal é expor abertamente esses incômodos ao especialista que te acompanha. O que posso dizer em termos gerais de antemão: esses movimentos e o ato de fungar, pela descrição, tem jeito de serem tics que estão ocorrendo de forma associada ao TOC.
Tics são movimentos súbitos, repetitivos,estereotipados; às vezes, tidos como involuntários, mas muito frequentemente, precedidos por algum desconforto fisico ou sensação corporal (e não pensamentos, imagens, experiências subjetivas como no TOC) que gera sensação de urgência para a execução do ato. Também não costumam vir acompanhados de medo ou receio de possíveis consequências catastróficas caso esses movimentos não sejam executados. Historia pessoal ou familiar de tic pode corroborar ainda mais o diagnostico.
Se ficar definido que de fato é tic, existem medicações especificas para esta condição, como: haldol, pimozida, risperidona, olanzapina, clonidina. Alem de técnicas de psicoterapia especificas da Terapia cognitiva comportamental.
A vontade é a força impulsionadora da consciência.
Esta "vontade"que você se refere está "localizada" no inconsciente, constituindo-se numa motivação ou impulso involuntário, que pode ir desde o simples interesse , até a possessão propiamente dita.
O dinamismo psíquico depende da atuação da nossa vontade (consciente) e da nossa razão sobre uma entidade inflamável que está dentro de nós, que pode manifestar-se como um incêndio, quando não controlada, mas atuando como um calor gerador de vida, quando sob o contrôle da vontade.
Neste caso, as psicoterapias são empregadas como método resolutivo, nos ajudando a reconhecer , controlar e redirecionar estes conteúdos.
O método biológico (medicamentos), pode ser associado, no início do tratamento como recurso auxiliar.
Não é possível fazer um diagnóstico ou dar uma resposta confiável com tão poucos detalhes. O ideal é que você pergunte isso ao seu psiquiatra, ou que procure um psiquiatra caso esse diagnóstico de TOC não tenha ainda sido bem esclarecido. Existem cacoetes que não são sintoma de doença. Tudo depende da sua intensidade e do quanto lhe incomodam.

E lembre-se. Não use medicamentos psiquiátricos sem avaliação médica.

Estimo melhoras.
Atenciosamente
São tiques sem dúvida, mas as medicações não são específicas. Ao contrário, são usadas em situações das mais distintas.
É importante saber se você já tinha os tiques antes de começar tratamento para o TOC.
Também é importante saber se há realmente TOC.
Existe uma condição chamada Síndrome de Tourette, que costuma acontecer em associação ao "TOC".
Na maioria dos casos os tiques não precisam ser tratados.
Eles costumam vir e desparecer com o tempo.
É possível que o que você esteja apresentando sejam Tiques Motores. Na classificação mais atual, os transtornos de tiques fazem parte do espectro dos transtornos obssessivos-compulsivos, por compartilharem muitas semelhanças com o TOC clássico.
Sugiro procurar um Psiquiatra para avaliar melhor o quadro ou um Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental.

Especialistas

Agnes Aline Ferreira

Agnes Aline Ferreira

Psiquiatra

Campo Belo

Yuri Gouveia Ribeiro

Yuri Gouveia Ribeiro

Psiquiatra

Goiânia

Juliane Farinelli Panontin

Juliane Farinelli Panontin

Terapeuta complementar

Palmas

Antônio Augusto Rocha Melo Vieira

Antônio Augusto Rocha Melo Vieira

Psiquiatra

Belo Horizonte

Mariana Andrelli Gonzaga Vieira

Mariana Andrelli Gonzaga Vieira

Psicólogo

Lagarto

Eduardo Vieira Filho

Eduardo Vieira Filho

Psiquiatra, Médico do trabalho

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 269 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.