Tenho toc e não quero tomar remédios, sou muito resistente a isso. Gostaria de saber se isso pode pi

5 respostas
Tenho toc e não quero tomar remédios, sou muito resistente a isso. Gostaria de saber se isso pode piorar meu quadro?
Se seu diagnóstico for exclusivamente de TOC, existe a opção de fazer terapia comportamental, que frequentemente consegue controlar o quadro sem uso de medicação. Isto fica mais difícil se tiver outros quadros associados como, por exemplo, depressão. Entretanto, se não tomar nem medicação nem fizer terapia comportamental, a evolução é imprevisível e, frequentemente, há piora.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é o tratamento de primeira escolha para o TOC. Caso você faça a TCC e tenha melhora significativa - avaliada por uma redução da pontuação da escala de YBOCS maior que 25 a 35%, talvez você não precise fazer uso de medicamentos. Porém como cerca de 65% dos pacientes com TOC tem Depressão e 75% tem algum Transtorno Ansioso, a associação com medicamentos torna-se necessária em grande parte dos casos. É importante que você tire suas dúvidas sobre o uso da medicação com seu psiquiatra, sua resistência ao uso de medicação pode ser reduzido com a orientação de um especialista.
Olá! Sugiro inciar acompanhamento psicológico para que possa descobrir como o TOC se originou, quais associações e fenômenos psicológicos estão envolvidos. Tomando consciência de como esse sintoma se desencadeou, é possível que ele seja tratado. Além disso, a psicoterapia o ajudará encontrar suas próprias formas de lidar com suas questões e dificuldades. Espero ter ajudado!
Excelente pergunta! Além da terapia cognitivo comportamental, você pode fazer um tratamento com um profissional que seja psicanalista, pois o transtorno obsessivo compulsivo pode ter sua causa localizada no seu inconsciente, a qual deve ser investigada, identificada e tratada pelo psicanalista. a nomenclatura TOC é razoavelmente recente, mas os sintomas já são estudados desde o início do século XX. Acredito ser possível tratar seus sintomas de TOC sem o uso de medicação, porém o tratamento psicanalítico não é uma escolha fácil.
Olá! Geralmente, o TOC está em comorbidade com outra doença, como a depressão, então há necessidade de medicamento. Outro ponto importante a ser ressaltado é que a medicação ajuda a pessoa a ter uma melhor qualidade de vida, porque reduz os sintomas. Independente de remédio, há necessidade de terapia. A terapia cognitiva comportamental (TCC) irá trazer resultados eficaz e efetivo no tratamento.

Especialistas

Paulo Cesar Teixeira Ribeiro

Paulo Cesar Teixeira Ribeiro

Psicanalista

São Paulo

Jamile Karin

Jamile Karin

Psicanalista

São Paulo

Adalton Lopes

Adalton Lopes

Psicanalista, Psicólogo

Londrina

Luciana Queiroz

Luciana Queiroz

Psicólogo

Botucatu

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 71 perguntas sobre Transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.