Tenho toc e hipoglicemia, recentemente tenho falhas na memória e concentração, pode ser pouca glicose

12 respostas
Tenho toc e hipoglicemia, recentemente tenho falhas na memória e concentração, pode ser pouca glicose no cérebro?
Não, não pode. A hipoglicemia causa sintomas como tontura, náuseas, sensação de que irá desmaiar, suor frio, alteração do nível de consciência e até desmaio. Esses sintomas ocorrem enquanto a glicose está em níveis muito baixos (menos de 50 ou até menos de 40). Fora desses momentos o cérebro funciona normalmente.
Converse com seu médico sobre essas falhas de memória e concentração para que seja feita uma avaliação a respeito.

Olá! Inicialmente é importante separar hipoglicemia do TOC. Uma ajuste na alimentação com supervisão de um nutricionista ou nutrólogo poderá facilitar os altos e baixos da glicose no sangue. Já o TOC está vinculado com excesso de pensamentos invasivos o que pode acarretar no cansaço crônico, fadiga e falha na memória. Esse quadro clínico e emocional deve ser tratado com um psiquiatra e psicoterapia. É fundamental aprender a lidar com esses sintomas e após esse movimento ter uma qualidade de vida mais satisfatória. Não desista! Abraço
Olá! O quadro hipoglicêmico precisa de atenção, para não se desenvolver um diabetes. Porém, sua falta de atenção/concentração, transtorno obsessivo compulsivo, pode ser tratado com Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia. Paz e Bem!
Um trabalho interdisciplinar é essencial no seu caso. Procure de preferência um Endocrinologista, um Psiquiatra e um Psicólogo. Só assim você terá uma avaliação correta dos sintomas que você relatou. Um grande abraço.
Muitas vezes os sintomas do TOC sao confundidos com sintomas de hipoglicemia, como tonturas , sensação de desmaio , falta de ar e taquicardia, o que nao descarta que a pessoa tenha as duas coisas , como o colega descreve acima. Para o tratamento do TOC a terapia cognitiva ajuda a pessoa a ficar atenta e compreender suas reações fisiológicas que vem de suas emoções originadas dos pensamentos obsessivos, aprender a flexibiliza-los e diminuir os sintomas.
Para hipoglicemia procure um endócrino a fim de pesquisar as causas. O obsessivo compulsivo, dizemos que sofre do "pensamento", e é comum casos de estafa mental, dificuldade de concentração, dificuldade de memória, etc. Neste caso, pode-se fazer um tratamento por meio de análise, drenando os excessos, ajudando a organizar os pensamentos e estabelecendo bases de confiança e ancoras de suporte psíquico, para que não haja tanta necessidade de atividade mental e busca por margens de segurança. Com o fluxo mental estável, as atividades corporais e mentais tendem ao equilíbrio, à omeostase.
Olá,

Primeiramente você precisa entender que o TOC trás muita ansiedade e preocupação. Pode ser que sua preocupação em relação a saúde seja proveniente do TOC. E ansiedade e preocupação causam falhas na memória, nossa atenção e concentração ficam comprometidas quando estamos pensando em outras coisas, como por exemplo em doenças.
Se você faz acompanhamento médico sugiro que converse com ele sobre esses sintomas e busque ajuda também com Terapeuta Cognitivo Comportamental.
Olá. Sempre peço a meus pacientes com TOC que, se possível, façam uma avaliação com um neuropsicólogo, principalmente quando há queixa de alterações na memória e outros perdas funcionais. Pode ser que sua hipoglicemia tenha outra causa, para saber, não deixe de checar com seu médico.
Seria interessante reavaliar com seu médico essa questão da hipoglicemia, tendo como complementação e já citado acima, uma opinião e possível acompanhamento de um nutricionista para adequar uma dieta.
Já a questão da atenção e concentração, podem estar relacionados com TOC. Pois nesse transtorno, a ansiedade e preocupação aparecem de forma excessiva, podendo comprometer muitas vezes suas atividades do cotidiano, no trabalho, lazer, fazendo com que o foco fique nas obsessões. Desta forma, podem lhe causar falhas na memória e desatenção.
O ideal seria buscar um tratamento psicológico e na maioria das vezes psiquiátrico também, para que juntos busquem a melhor forma para conviver e lidar com esse Transtorno. Quanto mais informações e conhecimento tiver sobre os sintomas e sobre si mesma, será positivo o tratamento.
Trata-se de dois problemas distintos. Um de ordem psicológica e outro de ordem fisiológica. O TOC deve ser tratado com um psicólogo e a hipoglicemia com um médico clínico. O que não descarta interferências de um caso no outro, visto que somos um só ser. Um abraço!
O ideal é manter tratamento adequado para hipoglicemia junto ao seu medico, para o TOC, recomendamos como abordagem a Terapia Cognitivo Comportamental.
Permaneço a disposição,
O TOC e a hipoglicemia são coisas de naturezas completamente diferentes. Sempre é importante que se avalie a saúde com um bom médico, se realize exames e se visite um bom cardiologista a fim de checar a pressão arterial, glicemia e as possíveis alterações e tratamentos físicos. Contudo o TOC, o qual gera grande sofrimento psíquico e ansiedade ao paciente, deve ser tratado por um bom psiquiatra, com o intuito de amenizar angústias de tanta necessidade de controle, em conjunto também de uma boa psicoterapia, de preferência psicanalítica para que possa entender e lidar com o que para você é tão impensável que produz tantas manias para evitar lidar. Talvez a tentativa e tendência ao controle tenham afetado sua saúde como um todo, procure ajuda.