Tenho toc e fui em 2 psiquiatras diferentes, um me receitou escitalopram e outro me receitou paroxetina,

5 respostas
Tenho toc e fui em 2 psiquiatras diferentes, um me receitou escitalopram e outro me receitou paroxetina, gostaria de saber qual possui menos efeitos colaterais?
Sugiro que volte ao seu médico e converse com ele sobre a sua preocupação aos efeitos colaterais, já que dois médicos da mesma especialidade lhe sugeriram medicamentos diferentes, mas para a mesma finalidade. Cada caso é um caso, atendo pacientes diagnosticados com TOC por psiquiatras e que tomam paroxetina, pois já tomaram os que você citou, é uma questão de necessidade/adaptação. Com certeza, o psiquiatra lhe receitou conforme a análise feita durante o atendimento. Se não está confiante, antes de pensar em trocar de médico, volte naquele que se sentiu mais acolhido. E não saia do consultório com dúvidas. Se puder, inclua hábitos saudáveis na sua rotina, como alimentação saudável e atividade física e se possível busque uma terapia cognitiva, para você aprender a lidar com os sintomas e ter mais qualidade de vida emocional. Espero ter ajudado!!!

Forte Abraço.

Dra Taisi Mousse.

Os médicos acima são especialistas para lhe conduzir neste processo, inclusive se tratando das medicações, e procure o seu de confiança ou mesmo indicado.
Sugiro que faça uma psicoterapia para abrandar os sintomas e saber lidar com a sua demanda pra evitar grandes ansiedades.
Abraços
Depende. A paroxetina é mais eficaz no controle de sintomas ansiosos, mas tende a dar mais retardo do orgasmo. Você falou TOC. Esse diagnóstico está firmado, ou é uma impressão sua?
Escolha um dos psiquiatras que conheceu. Com qual deles estabeleceu uma relação melhor? De qual gostou mais?
Há um ditado em medicina: "Quem tem dois médicos, tem meio; quem tem 3, não tem nenhum".
Discuta com seu médico. Se seu diagnóstico for mesmo TOC, as escolhas óbvias seriam sertralina ou fluvoxamina. Mas, a medicina raramente é óbvia. Por isso insisto: discuta com o seu médico.
As duas medicações, paroxetina e escitalopram, são inibidores seletivos da recaptação de serotonina e podem ser, sim, primeiras escolhas para TOC. Teoricamente, a paroxetina tem um perfil mais serotoninérgico que o escitalopram, assim como um perfil de efeitos colaterais maior ( incluindo, retardo ejaculatório, sedação e ganho de peso).
Caso o diagnóstico seja de fato TOC, as primeiras opções são medicações serotoninérgicas. As mais serotoninérgicas, na ordem da maior para a menor, seriam: clomipramina, fluvoxamina, paroxetina, citalopram. Após, viriram outros antidepressivos.
Contudo, essas informações teóricas não necessariamente se aplicarão a você. Todos que possuem experiencia com diversos pacientes observam que cada um pode ter efeitos benéficos e efeitos colaterais únicos.
Assim, é importante você ter um médico em quem confie e com quem possa discutir todas essas informações e dúvidas.
Bom dia.
Quando se diz que uma medicação possui mais ou menos efeitos colaterais do que outra, isso não quer dizer que isso vai se aplicar a você. Por exemplo, se uma medicação provoca aumento de peso em 20% dos pacientes, não temos como saber se você será um desses. Da mesma forma, você poderia usar outra medicação que provoca aumento de peso em 90% dos pacientes e ter a sorte de não apresentar esse efeito colateral.

Em suma, não adianta apenas saber qual medicação provoca menos efeitos colaterais. É preciso saber qual medicação provoca menos efeitos colaterais EM VOCÊ. E somente se pode descobrir isso experimentando, pois dependerá muito das reações do teu próprio organismo. Converse sempre com seu médico e não o deixe desinformado quando apresentares algum efeito ruim. Assim ele poderá fazer ajustes na prescrição até descobrir o melhor tratamento para você.

Estimo melhoras.