Tenho TOC e acredito que também tenha problema com ansiedade. Já tem muitos anos que sofro com isso.

6 respostas
Tenho TOC e acredito que também tenha problema com ansiedade. Já tem muitos anos que sofro com isso. Devo procurar um psiquiatra ou psicólogo? Nunca procurei tratamento pq sempre achei que fosse me curar sozinha e também tenho receio de possível medicação.
Deve procurar ambos e levar um parente ou alguém que a conheça bem às consultas, principalmente para excluir outras comorbidades possíveis. Procure sempre lembrar que não é preciso lidar com sofrimentos sozinha; quanto à medicação, apesar de muitas vezes não ser possível "zerar" o TOC, consegue-se melhoras muito boas sem muitos efeitos colaterais ou consequências de longo prazo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sobre as medicações, quaisquer tratamentos que forem introduzidas sempre o serão com o seu consentimento, e é sempre importante que você tenha certeza que está suficientemente esclarecida a respeito do tratamento que lhe está sendo instituído.

Minha sugestão seria que você começasse procurando um psiquiatra, até mesmo para ter uma indicação mais precisa de psicólogos que trabalhem em abordagens efetivas para o tratamento do TOC e para saber se será ou não necessário o uso de medicação concomitante à psicoterapia que iniciar.
Procure um psiquiatra. A consulta com um médico psiquiatra basicamente envolve uma conversa tranquila em que o profissional lhe fará perguntas para conhecer um pouco sobre você, sobre pensamentos repetitivos e rituais, como isso influencia sua vida, em que medida gera sofrimento. Ele tentará identificar se não esta ocorrendo em conjunto com o TOC - ansiedade, sintomas depressivos, outros. Informações e orientações de qualidade são fundamentais. Ajudam na compreensão do que esta ocorrendo, se é passageiro como você pensou (alguns quadros psiquiátricos o são), o que esperar do tratamento, quais as principais preocupações com relação ao remédio (na maior parte das vezes os receios são exagerados e o psiquiatra rapidamente desfaz esses medos com uma explicacao simples), ao fazer uso duma medicação eficaz e notar uma diferença também caem alguns mitos; qual melhor modalidade de tratamento psicológico, o que fazer para manter o bem estar emocional, etc.
Ola,
tanto o psiquiatra quanto psicologo de boa formação podem te ajudar.
O tratamento para TOC envolve medicações, psicoterapia individual, orientações familiares, meditação, atividade fisica entre outros.
Para avaliar se é necessária a introdução de medicamentos e qual medicamento será interessante par você, é necessária a consulta a um psiquiatra.
Hoje existem medicamentos com muito poucos efeitos colaterais e é sempre importante fazer uma parceria com seu médico, tirando todas suas duvidas e trilhando o caminho do tratamento juntos.
Um abraço.
O TOC ( trantôrno obsessivo-compulsivo) pertence à categoria dos transtornos de ansiedade, juntamente com o transtôrno de ansiedadae generalizada, transtôrno de pânico e transtôrno de estresse pós traumático.
O tratamento biológico (medicamentoso ) de todos é sindrômico, isto é, dirigido ao conjunto de sintomas apresentados.
Sào paliativos e não resolutivos e é feito por médico.
Já o tratamento psicológico ( psicoterápico) é realizado por ambos os profissionais.
O tratamento dual, que sugiro para o seu caso, é constituído da associação dos dos métodos referidos e pode ser feito por um médico que possua experiência no manejo dos dois ou por um médico e um psicólogo.
Não há o que temer quanto ao emprego do medicamento quando associado à psicoterapia, já que seu emprego será instituído pelo período mais breve possível.
O TOC é um dos transtornos que as pessoas levam mais tempo para procurar ajuda. Aceitar o tratamento pode ser uma tarefa difícil, mas necessária para sua melhora. É importante que você procure um psicólogo de confiança para lhe ajudar a lidar com o transtorno. Em conjunto com seu psicólogo, caso necessário, é importante o acompanhamento de um psiquiatra. Não tema nem o medicamento, nem a psicoterapia. Estas abordagens combinadas mostram-se muito eficazes no tratamento do TOC.

Especialistas

Arthur Cardoso

Arthur Cardoso

Psiquiatra

Piracicaba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 29 perguntas sobre Tratamento em transtorno obsessivo compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.