Tenho TOC desde os 8 anos e gagueira desde os 11. Hoje estou com 17. Há 8 meses comecei a tomar remédio

10 respostas
Tenho TOC desde os 8 anos e gagueira desde os 11. Hoje estou com 17. Há 8 meses comecei a tomar remédio pro TOC, com ótimos resultados. Porém, o que mais surpreendeu foi que, junto com a redução do TOC, minha gagueira também diminuiu bastante. Será que a gagueira poderia ser mais um sintoma do TOC?
A Gagueira é mais um problema emocional, que com a medicação a tendência é diminuir a frequência.
A terapia EMDR, pode te ajudar a se vivrar do TOC e da Gagueira.
Abs
Vitória

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O uso do medicamento certamente alterou seu estado emocional, talvez lhe dando mais concentração e calma e isso trouxe benefícios na diminuição da gagueira. Não conheço nenhum estudo que relacione a gagueira ao TOC ou vise versa.
Mais se está sendo bom ótimo, siga direitinho seu tratamento e terá uma excelente qualidade de vida.

Att
Syonara Machado
Cada indivíduo desenvolve seus próprios repertórios cognitivo comportamentais. A gagueira pode estar ou não relacionada ao TOC mas não é um sintoma do mesmo.
A Terapia Cognitivo Comportamental aliada ao tratamento medicamentoso pode gerar resultados ainda melhores do que cada um dos métodos por si mesmos.
Saúde!
Thyago Vargas
Pessoas ansiosas geralmente pensam muito rápido e muitas vezes não conseguem se expressar na mesma velocidade.Pessoas com TOC são extremamente ansiosas, portanto a medicação do Toc ajudou a minimizar a gagueira. Para esses casos,um trabalho multiciplinar é bem indicado. A medicação associada à Terapia Cognitivo Comportamental, e às vezes acompanhamento fonaudiológico geram bons resultados.
A relação que existe é a ansiedade. A medicação para TOC age regulando os níveis de ansiedade, e, por isso, mostra resultados positivos também em relação à gagueira.
Concordo com a sugestão da colega Vitoria Rassam em procurar alguém que trabalhe com o EMDR, pode ser também o Brainspotting, as duas são adequada para tratar destes transtornos. Procure alguém na tua cidade que trabalhe com estas terapias, se tiver dificuldade entre em contato.
Olá, tanto o TOC quanto a Gagueira estão relacionados com transtornos de ansiedade e sim, a medicação do toc pode te beneficiar com a gagueira. Já tentou fazer terapia cognitivo comportamental? Eu sugiro que tente, junto com o uso da medicação. Tem ótimos resultados.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 250
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Boa tarde!
A gagueira não participa da sintomatologia do TOC.
Sugiro que consulte o médico psiquiatra que o acompanha para que lhe esclareça sobre o psicotrópico do qual faz uso.
De qualquer modo, é importante que, junto com o uso de medicação psicotrópica, seja realizado acompanhamento psicológico (com uma Psicóloga de sua escolha e confiança, não precisando se apegar a linha teórica que a mesma segue e sim, na relação analítica) para que, seja possível a retirada ou diminuição do medicamento futuramente e, reduzam as possibilidades de reincidência.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Olá, sua gagueira diminui porque vc esta menos ansioso por conta da medição. Vc pode pensar na possibilidade de fazer psicoterapia associada ao tratamento medicamentoso. Espero ter ajudado!
Olá! Concordo com as respostas dos colegas... É importante ressaltar que, a medicação irá atuar nos sintomas existentes, havendo necessidade de trabalhar com as causas - nesse contexto o tratamento psicológico ajudará a identificar e compreender as situações em que a gagueira surge por exemplo. Por meio da terapia, obtera o autoconhecimento para conseguir passar pelas situações tendo outros pensamentos, comportamentos, reduzindo a ansiedade e a gagueira consequentemente. Procure um psicólogo.

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Raisa Trajano

Raisa Trajano

Psicólogo

Campina Grande

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 76 perguntas sobre Transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.