Tenho TOC desde adolescência. Com o tempo noto alguns sintomas que fazem eu entender ser de bipolari

2 respostas
Tenho TOC desde adolescência. Com o tempo noto alguns sintomas que fazem eu entender ser de bipolaridade.
Existe ou é comum a comorbidade toc-e-bipolaridade ?
A comorbidade entre Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) e Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) existe, sim, mas não é comum.
Lembrando que para o diagnóstico de TAB ser feito, deve haver na história do paciente pelo menos um episódio de mania ou de hipomania bem caracterizados, o que envolve, no caso da mania (do TAB tipo 1), pelo menos 7 dias de humor anormalmente elevado/energia anormalmente elevada associada a autoestima inflada/grandiosidade, redução da necessidade de sono, fuga de ideias (alteração formal do pensamento em que há pobre concantenação de ideias), distratibilidade, inquietude/aumento da psicomotricidade, envolvimento em tividades com potenciais riscos (como atividade sexual insegura, exposição social, gastos excessivos etc); é um período em que o paciente tem uma mudança significativa de comportamentos, um "descolamento em relação à sua própria Biografia". É um diagnóstico que pode ser complexo e precisa de uma boa e minuciosa avaliação profissional de um|(a) Médico(a) Psiquiatra.

Para que o diagnóstico e o tratamento sejam corretamente feitos, procure ajuda profissional qualificada. Espero ter ajudado!
Melhoras!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Concordo com as explicações da Dra. Marina Barsotti. Qualquer diagnóstico e/o tratamento de TAB deve ser feito com restrições e por um especialista com experiência. Vou agregar alguns aspectos sobre o TOC que não foram mencionados. O problema principal do TOC é a pessoa ter pensamentos obsessivos e condutas compulsivas que levam a um sofrimento intenso para o paciente. Numa abordagem psicoterápica o paciente deve ser trabalhado na sua capacidade de estabelecer vínculos afetivos e ter momentos de alegrias mais variados na vida.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.