Tenho tireoidite de hashimoto eo acompanhamento segundo o endocrino seria de dois em dois meses. Porem

3 respostas
Tenho tireoidite de hashimoto eo acompanhamento segundo o endocrino seria de dois em dois meses. Porem faço o tratamento pelo sus e a seis meses não consigo uma consulta estou tomando puran t4 de 75mcg . A falta de acompanhamento pode agravar o problema?
Normalmente no início do tratamento do hipotireoidismo é necessário um intervalo menor entre as consultas para ajuste de medicação baseada nos exames de sangue, queixas e exame físico do paciente feito pelo médico.
Uma vez que os exames estão normalizados ( hormônios TSH e T4 livre) a dose da medicação pode ser mantida e as consultas marcadas num intervalo maior. Normalmente a cada 6 meses, a menos que o paciente tenha algum sintoma ou intercorrência associada à doença no período que motivaria adiantar a consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Quando você começa a fazer uso da medicação para tratar o hipotireoidismo é necessário medir os níveis de de TSH e T4 livre no sangue a cada 8 semanas para verificar se você está usando a dose correta. Uma vez que os resultados dos exames estejam normais, você deve permanecer usando a mesma dose da medicação e pode passar a realizar exames de controle com intervalos maiores, a cada 6 meses.
Por se tratar de uma doença auto imune da tireoide seria ideal um acompanhamento em um intervalo mais próximo. No meu trabalho no consultório não busco tratar a tireoide isoladamente mas o seu organismo como um todo, é importante retirar alimentos inflamatórios, busco fortalecer e equilibrar o trato gastrointestinal , já que sabemos que 70% da nossa imunidade é no intestino, além de outras condutas como repor vitamina D , entre outras substâncias que costumo adotar com meus pacientes que tem qualquer distúrbio auto imune da tireoide. Como também trabalho com ortomolecular tenho uma visão diferente no tratamento do hipotireoidismo.

Especialistas

Leandro Barreto

Leandro Barreto

Médico clínico geral, Nutrólogo, Especialista em dor

São Paulo

Ana Carolina Queija

Ana Carolina Queija

Nutricionista

Blumenau

Maria Alice Gimenes

Maria Alice Gimenes

Nutricionista

Itu

Vivian Guimarães Siqueira da Costa

Vivian Guimarães Siqueira da Costa

Endocrinologista

São Luís

Marcela Sechin

Marcela Sechin

Endocrinologista

São Paulo

Luisa Wellareo

Luisa Wellareo

Nutricionista

Brasília

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 90 perguntas sobre Doença de hashimoto
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.