Tenho tido muita frustração em não conseguir estudar para a faculdade. Tenho procrastinado muito! Nã

16 respostas
Tenho tido muita frustração em não conseguir estudar para a faculdade. Tenho procrastinado muito! Não consigo manter rotina de estudos e estou tendo muitos picos de ansiedade por conta disso. Qual tipo de especialização o psicólogo deve ter para conseguir me ajudar?
Boa noite!
Está passando por um momento no qual vem te deixando muito ansioso e seria de grande valia passar pelo processo terapêutico para que o psicólogo possa lhe ajudar a identificar o que te faz peocrastinar.
Para uma boa terapia é necessária uma boa relação entre terapeuta-paciente, e não especificamente a abordagem em si.
Abraços!

Olá! Quando a procrastinação dificulta seu desempenho de forma exarcebada e causa ansiedade constante é importante buscar por ajuda psicológica. Nossos pensamentos sobre determinadas situações podem gerar sentimentos/comportamentos e se não compreendidos de forma funcional nos causam sofrimentos significativos. Existem vários fatores que causam a procrastinação e somente com uma análise mais detalhada o profissional poderá te auxiliar. Fico a disposição!
Olá! A procrastinação quando causa disfuncionalidade na sua vida pessoal e profissional requer um olhar mais atencioso, pois causa danos materiais e afetivos, abala a autoestima e causa frustração. Independente da abordagem que você escolher, o mais importante é a aliança terapêutica a ser construída entre você e o psicoterapeuta.

O cérebro odeia incertezas, e ele fará de tudo para permanecer e eliminar as incertezas que gera o medo e a ansiedade. O medo do desconhecido paralisa a tomada de decisões e, muitas vezes preferimos ficar no sofrimento que é mais seguro e conhecemos do que mudar.
A procrastinação vem do medo do desconhecido e das crenças que desenvolvemos ao longo da vida.
A procrastinação também pode ser sintoma de depressão ou outros transtorno psicológicos que precisam de atenção especializada.
Cerca de 80% dos estudantes procrastinam na hora de estudar. A boa noticia e que podemos treinar e mudar alguns hábitos, aumentando a chance de nao permanecermos na inércia.
A terapia cognitiva comportamental (TCC) modifica pensamentos e crenças disfuncionais que esta no alicerce da procrastinação.
Olá! A Procrastinação pode se tornar um problema quando gera prejuízos na vida da pessoa. Sentimentos desagradáveis são acionados como culpa, ansiedade, vergonha, inadequação ou arrependimento. Pessoas que procrastinam podem apresentar uma certa dificuldade relacionada ao controle de impulsos. Desta forma, costumam priorizar prazeres imediatos. Há muitos motivos que levam uma pessoa a procrastinar:
- Um mau hábito;
- Desconforto de uma tarefa ou medo do fracasso;
- Alívio momentâneo de um desconforto emocional;
- Perfeccionismo social;
- Pensamentos sabotadores;
- Uma falha na habilidade de regular pensamentos, emoções e comportamentos;
- Quando crônica, a procrastinação pode ser um sinal de problemas psicológicos ou fisiológicos.
A abordagem cognitivo comportamental visa ajudar o paciente a compreender melhor esses comportamentos disfuncionais.
Olá
mais que a especialização, é importante buscar um profissional de confiança e que você se sinta seguro para trabalhar suas questões.
Boa Tarde!
Procrastinar é quando adiamos ou não conseguimos realizar algo que precisa ser feito. Engana-se quem pensa que procrastinar tem a ver apenas com gerenciamento de tempo. Procrastinar está muito mais associado ao nosso estado emocional do que a nossa capacidade de organização e planejamento.
Quando decidimos adiar algo, que do nosso ponto de vista precisa ser feito, precisamos entender que esse adiamento está relacionado à falta de regulação emocional. Adiar, muitas vezes, pode estar relacionado a ansiedade excessiva, insegurança, frustração, baixa autoestima, perfeccionismo, humor deprimido, culpa e outros sentimentos, e emoções. Se não cuidarmos dessas emoções vamos continuar procrastinando e gerando prejuízo à nossa vida.
Olhar pra dentro e administrar as nossas emoções negativas é fundamental pra conseguir evoluir e atingir nossos objetivos.
A Terapia Cognitivo Comportamental contribui muito para esses casos, promovendo ao paciente o entendimento das questões envolvidas nessa desregulação emocional e proporcionando maneiras alternativas de lidar com as situações de forma a minimizar e reduzir a ansiedade.
Conte comigo neste processo! Estou a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Bom dia esse momento que esta passando gera um nível de ansiedade e de cobrança interna muito grande e duvidas sobre sua capacidade, o mais importante não é uma especialização e sim a procura de terapia para te auxiliar nesse momento que esta passando.
Olá! Qualquer psicólogo está habilitado a tratar a tua demanda. Procurei aquele que tenha uma escuta empática e que entenda a necessidade de estabelecimento de metas e rotina na tua vida. Geralmente, um psicólogo comportamental ajuda bastante nestes casos! Boa sorte!
Olá! Todas as abordagens são capazes de tratar qualquer questão que está te causando sofrimento psíquico ou um conflito interno, distúrbio ou transtorno. Todas as abordagens tentam, de alguma forma, entender por que agimos de determinadas maneiras, para quê agimos assim e, principalmente, como podemos solucionar estas questões por meio de longas conversas e intervenções. Cada uma delas tem um enfoque único ,todos eficientes, à sua maneira e forma de trabalhar. A escolha por uma abordagem ou prática psicológica deve ser feita com base na sua preferência. Recomendo marcar uma consulta inicial para tirar as dúvidas, uma vez que as decisões dependem exclusivamente da experiência pessoal que cada paciente terá ao vivenciar seu processo de psicoterapia. Fica posto meu convite! Abraço!

Bom Dia...
Muitas abordagens podem te ajudar. O importante é encontrar um terapeuta em que confies e possas investigar junto a ele as causas da procrastinação.
Um processo terapêutico que te permita encontrar mais sentido em tua vida e te motive a seguir em frente... Utilizo diversas abordagens combinadas, como a Psicoterapia transpessoal, a PNL, a EMDR e a hipnose juntas.
Ola. Sinto muito pelo que está passando. E entendo que você esteja buscando um profissional que realmente vai te ajudar e te entender, né? Mas em primeiro lugar você deve procurar um profissional que tu te identifique, te sinta acolhido(a) , assim já é passo mais importante para um bom tratamento. Espero ter ajudado! boa sorte
BOA PAUTA. Um psicólogo com especialização em terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ser uma boa opção para ajudar com questões de procrastinação, dificuldade em manter rotinas de estudo e ansiedade relacionada a esses desafios. A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem amplamente utilizada e comprovadamente eficaz no tratamento de problemas como procrastinação, falta de motivação e ansiedade.

A TCC se concentra em identificar padrões de pensamento e comportamento que contribuem para a procrastinação e trabalhar na modificação desses padrões, ajudando a desenvolver estratégias mais eficazes para lidar com a falta de motivação, estabelecer metas realistas e criar uma rotina de estudos mais consistente. É importante encontrar um psicólogo com quem você se sinta à vontade e que possua experiência no tratamento dos desafios específicos que você está enfrentando. Durante as sessões, o psicólogo irá colaborar com você para entender melhor os fatores que contribuem para a procrastinação, explorar estratégias práticas para superá-la e fornecer apoio emocional para lidar com a ansiedade associada. COM CARINHO... SAMMY CARRALAS
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 210
Olá. Para enfrentar problemas relacionados à procrastinação, dificuldades em manter uma rotina de estudos e picos de ansiedade, um psicólogo com especialização em algumas das seguintes áreas pode ser particularmente útil:

1. Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): Psicólogos especializados em TCC são bem equipados para ajudar com questões de ansiedade e procrastinação. A TCC é eficaz no tratamento de ansiedade porque aborda os padrões de pensamento negativos que podem levar à procrastinação e ao estresse. Ela também oferece estratégias práticas para quebrar a procrastinação em etapas gerenciáveis e para gerenciar a ansiedade.

2. Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT): A ACT é uma forma de terapia que ajuda as pessoas a aceitar o que está fora de seu controle pessoal, enquanto se comprometem a ações que enriquecem suas vidas. Isso pode ser especialmente útil para estudantes que lutam com a ansiedade e a frustração relacionadas aos estudos.

3. Psicologia Educacional: Psicólogos com formação em psicologia educacional podem oferecer insights específicos sobre as melhores práticas de aprendizado e maneiras de superar obstáculos acadêmicos. Eles podem ajudar a desenvolver técnicas de estudo mais eficazes e gerenciar o estresse acadêmico.

É importante buscar alguém com quem você se sinta confortável para discutir suas dificuldades e que tenha a experiência relevante para ajudar com seus desafios específicos.

Espero ter ajudado!
Um forte abraço.
Olá! A demanda parece estar relacionada com uma forte autocobrança, manifestando-se em picos de ansiedade, e comportamentos de evasão dessas emoções negativas, como a procrastinação. Essa queixa não necessita obrigatoriamente de uma especialidade em psicologia; o essencial é começar um processo terapêutico com um profissional qualificado.
Bom dia! Entendo o quanto deve ser desafiador para você lidar com essa frustração e ansiedade. A procrastinação, especialmente quando ligada aos estudos, pode ser muito desgastante emocionalmente. É importante saber que você não está sozinho nesse processo, e buscar ajuda é um passo muito positivo. Quanto a especialização, o importante é que você encontre um profissional com quem você se identifique, se sinta à vontade para se abrir e que te ajude a entender da onde vem essa insegurança/ ansiedade e siga um caminho para encontrar as ferramentas para lidar com esses desafios também. Espero ter ajudado, fique bem.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!