Tenho tido diariamente ataques de pânico e crises de ansiedade intensas e persistentes que já me aco

22 respostas
Tenho tido diariamente ataques de pânico e crises de ansiedade intensas e persistentes que já me acompanham por alguns anos e ultimamente tem se intensificado bastante, me levando ao isolamento social, e me fazendo evitar constantemente toda e qualquer interação com outras pessoas, principalmente homens. Tenho me convencido cada vez mais de que a psicanálise poderia me auxiliar de maneira mais profunda a lidar com traumas e memórias intrusivas e repetitivas, já que busco um tratamento de resolução da dor psíquica e não apenas continuar insistindo em tratar apenas sintomas. O que esperar de uma análise psicanalítica e o que se é esperado da pessoa que será analisada? Como se preparar psicologicamente para que a análise seja proveitosa?
O trabalho psicanalítico acontece a partir da transferência (relação de confiança que o paciente estabelece com o psicanalista), contratransferência (o que o paciente gera no analista), enquadre (basicamente as regras de funcionamento da análise), do espaço entre ( o que é construído a partir da relação terapêutica). Dante do foi descrito sobre como os pontos que viabilizam o desenvolvimento da análise, pode-se esperar escuta sensível, acolhimento, intervenções e interpretações que possibilitem elaborações e que a cura aconteça pela fala, mas é importante ressaltar que é um processo extremamente subjetivo. Espera-se do analisante desejo pelo seu processo de autorreconhecimento e o conjunto de todas as coisas citadas favorecem uma análise proveitosa. Considero também interessante avaliar o que entende como proveitoso. Espero ter ajudado. Caso queira marcar uma entrevista, estou á disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia

Agradeço por compartilhar sua experiência e preocupações de forma tão aberta e corajosa. Reconhecer e buscar ajuda para lidar com ataques de pânico e crises de ansiedade intensas é um passo crucial para o cuidado com sua saúde mental.

Quanto à psicanálise, é compreensível que você esteja considerando essa abordagem para lidar com traumas e memórias intrusivas que têm impactado significativamente sua qualidade de vida. A psicanálise oferece um espaço seguro e confidencial para explorar questões profundas do inconsciente, promovendo autoconhecimento e transformação pessoal.

Ao iniciar uma análise psicanalítica, é importante estar aberto/a a um processo que pode ser desafiador e emocionalmente exigente. É comum que a análise envolva revisitar experiências dolorosas e confrontar aspectos desconfortáveis da própria história. No entanto, esse confronto é fundamental para o crescimento e a resolução dos conflitos internos.

Para se preparar psicologicamente, sugiro cultivar uma postura de autocompaixão e tolerância às próprias emoções. A disposição para se engajar no processo terapêutico com honestidade e sinceridade consigo mesmo/a é essencial. Além disso, manter uma comunicação aberta com o/psicanalista sobre suas expectativas, preocupações e limitações pode contribuir significativamente para o sucesso do tratamento.

Lembre-se de que você não está sozinho/a nesse caminho. Seu/ua psicanalista estará lá para apoiá-lo/a e orientá-lo/a ao longo do processo, oferecendo insights e ferramentas para promover o seu bem-estar psicológico.

Desejo-lhe força e coragem nesta jornada em busca de saúde mental .
Na psicanálise, a cura pela fala.
Ao permitir que o paciente fale livremente, a psicanálise busca acessar conteúdos reprimidos ou inconscientes que podem estar contribuindo para sintomas psicológicos, padrões de comportamento disfuncionais ou conflitos internos. Essa abordagem visa trazer à luz os desejos, impulsos, traumas e fantasias inconscientes que podem estar influenciando o sofrimento emocional do paciente.

Ao longo do processo terapêutico, o paciente é encorajado a explorar seus pensamentos e sentimentos mais profundos, revelando as camadas ocultas de sua psique e examinando as conexões entre eventos passados e experiências presentes. Essa exploração permite que o paciente compreenda melhor a origem de seus sintomas e desenvolva estratégias para lidar com eles de forma mais eficaz.

Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 100
Olá! A psicanalise dentro da especialização da psicologia e feita por um analista responsável tende a ser um processo de muito autoconhecimento profundo e superações. Claro que isso também depende do paciente comprometido com o processo, frequentando as sessões no mínimo semanais. O que percebo na sua pergunta 'e um excesso de intelectualidade, uma expectativa? Isso pode ser uma ansiedade normal antes de uma primeira consulta, sugiro você ser você mesma e deixar o profissional conduzir. Os processos subjetivos , sentimentos, a própria analise não 'e algo que se controla, vai vai entender experienciando, na pratica. E vai trabalhar na analise esse excesso de racionalização e expectativas. A analise 'e um processo de auto conhecimento, com vivencias diferentes a cada sessão. Resultados duradouros vem com o tempo, dentro desse processo de sessões e o universo do autoconhecimento.
Olá! Na psicanálise, durante as sessões, você terá a oportunidade de explorar suas experiências passadas, seus sentimentos mais profundos e até mesmo os traumas que podem estar afetando sua vida hoje. A psicanálise busca compreender não apenas os sintomas que você está enfrentando, mas também as raízes desses sintomas, muitas vezes encontradas em eventos do passado que podem estar inconscientemente influenciando seu comportamento e suas emoções.
É importante estar aberto a enfrentar emoções difíceis e a se comprometer com o processo. Isso pode envolver revisitar memórias dolorosas e reconhecer padrões de pensamento e comportamento que podem ser desafiadores de lidar. A análise te encoraja a falar livremente, sem censura, e a explorar seus pensamentos e sentimentos mais íntimos.

Para se preparar psicologicamente, é útil cultivar uma mente aberta e receptiva. Esteja disposta a se comprometer com o processo, mesmo que isso signifique enfrentar momentos desconfortáveis. Além disso, é importante estabelecer uma relação de confiança com o psicanalista, pois isso facilitará a abertura e a honestidade durante as sessões.

Lembre-se de que a psicanálise é um processo gradual e pode levar tempo para ver resultados significativos. Seja gentil consigo mesmo e permita-se espaço para crescer e se desenvolver ao longo do caminho. Estou aqui para apoiá-la durante essa jornada de autodescoberta e cura emocional.

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
De fato, a psicanálise oferece um tratamento mais profundo que as abordagens da psicologia. Você tem razão! A propósito, a regra fundamental desse tratamento, é que o analisando diga ao analista, tudo o que vier à mente, na ocasião da sessão. Isso significa que não há necessidade de preparo prévio, como você sugeriu. Nada de ficar com filtros do tipo:
- isso não vou dizer, pois talvez não tenha importância;
- não tenho coragem de dizer aquilo. O que a analista vai pensar de mim?
A regra da associação livre consiste em fazer com que o paciente fale, sem filtros. É como se as falas fosse um novelo de fios emaranhados e o analista, pacientemente, soltasse os nós. E como habilidoso crocheteiro, convidasse o analisando a fazer dos elementos de sua narrativa, pontos e laçadas, rumo à construção de uma peça de crochê inédita. Que pode ter o uso e a função que o analisando desejar!
A psicanálise acontece por meio da transferência, você se identificando com seu analista o tratamento se dá com associação livre, falar livremente e a partir do seu discurso vcs vão construindo onde vc vai ter contato com seus dilemas, dores, alegrias de forma a entender que vc não é um diagnóstico ou um sintoma.
A psicanálise é linda e a cura através dela é mais linda ainda
Recomendo que se arrisque .... respostas como estas em nada aliviarão seu sofrimento. O que você não sabe é como suportar o que não sabe ....mas pode vir a saber !! Venha!!
Abraço!!!
Olá! Quanto menos procurar se preparar, quanto mais se permitir falar livremente, menor será a racionalização que só mascararia uma fala autêntica e impede o inconsciente se manifestar. Comece e permita o processo fluir.
Bem, a Psicanálise não vai te dar uma resposta imediata, como em um consultório médico. A Psicanálise vai te ajudar a achar as suas respostas com a viagem interior que vai te proporcionar. Vai te colocar frete a frente com as suas sombras e te ajudar a lidar com elas de forma acolhedora e ao mesmo tempo te mostrando como impedir que elas te impeçam de caminhar. Não precisa de nenhum preparo especial para fazer a análise psicanalítica, apenas uma real vontade de se conhecer melhor.
A Psicanálise ajuda a evitar o desenvolvimento do transtorno de ansiedade em quem já é, de certo modo, bem ansioso. Assim como também é essencial para ajudar no tratamento de pessoas que já apresentam os sintomas de pânico , reduzindo a sensação constante de medo.
As vivências de reclusão social podem ser psíquicamente devastadoras e gerar em nós pensamentos do tipo: ‘não sou adequado(a), tenho uma carência, há algo em mim que não encaixa, não sou válido(a), não sou digno(a), não me conheço…’
Procure realizar a psicoterapia psicanalítica. Espero ter ajudado. Boa sorte!
Olá, bom dia. Imagino o seu sofrimento!
No trabalho terapêutico, quando é construída uma relação de confiança, através da constância, conversa e da disponibilidade do profissional, pode trazer transformações importantes e duradouras, mas isto pode levar tempo. Afinal a confiança e a proximidade não se estabelecem mecanicamente, e sim, através do contato e do tempo.
Espero que encontre a ajuda que busca. Estou a sua disposição!
Oi, as suas questões só poderão ser respondidas na sua experiência pessoal no processo analítico. É artificial apostar em previsões sobre o tratamento. Isso porquê, se faz necessário que você possa falar sobre os seus sintomas antes de concluir possíveis quadros diagnósticos. Até.
O processo de uma análise/ Psicanálise eficaz é longo e difícil, mas abre uma brecha para a travessia do inconsciente, tentar nomear os seus afetos, os conflitos latentes que podem ter relação com os sintomas aparentes, dar um novo sentido, transformar a dor, e podrr se expandir psiquicamente em busca dos novos possíveis. O desejo precisa ser maior que o medo.
Uma análise psicanalítica é um processo terapêutico que busca investigar os conteúdos inconscientes que estão na origem dos sintomas apresentados. Durante as sessões, o paciente é incentivado a falar livremente sobre suas emoções, pensamentos e memórias, enquanto o analista interpreta esses conteúdos e ajuda o paciente a compreender melhor suas questões emocionais e psicológicas.

Ao se submeter a uma análise psicanalítica, é importante estar aberto a se confrontar com aspectos de si mesmo que podem ser desconfortáveis e dolorosos. É fundamental ter disposição para explorar as origens profundas de seus sintomas e não apenas buscar alívio imediato para o desconforto emocional.

Para se preparar psicologicamente para a análise, é importante estar disposto a dedicar tempo e esforço ao processo terapêutico, além de cultivar uma atitude de curiosidade e autoconhecimento. É fundamental estar aberto a se confrontar com suas emoções e experiências passadas, mesmo que isso possa ser doloroso.

É importante ressaltar que a análise psicanalítica é um processo longo e complexo, que requer um comprometimento da pessoa que está sendo analisada. É fundamental construir uma relação de confiança com o analista e estar disposto a mergulhar fundo em seu mundo interno para alcançar uma transformação profunda e duradoura.

Portanto, ao se preparar para uma análise psicanalítica, é importante estar aberto ao processo terapêutico, comprometido com a busca por autoconhecimento e disposto a enfrentar as questões emocionais e psicológicas que estão na origem de seus sintomas. Com dedicação e disposição, é possível alcançar um maior entendimento de si mesmo e encontrar alívio para seu sofrimento psíquico.
Olá caríssimo!!
Seus sintomas são extenuantes, complexos e bastante desafiadores.
O trabalho que a psicanálise pode fazer é, desde sua disposição em falar ao psicanalista, encontrar o caminho trilhado dos sintomas até sua origem e neste percurso curar. A cura, no sentido de ser acurado, preciso, devolve a você a possibilidade de ver o mundo sob outra ótica.
É um trabalho que pode acontecer em uma sessão, ou demorar muitas sessões, depende até onde você está disposto a ir.
Acredito que o que você pode esperar da análise é que será um processo longo, muitas vezes árduo e doloroso. Da pessoa que será analisada não se espera nada além de paciência, implicação e comprometimento com o próprio processo. Isso significa que você ser honesta(o), se abrir para o analista mesmo quando aquilo que deve ser dito seja doloroso e pareça difícil demais elaborar. Muitas vezes, você sairá de uma sessão desgastada(o), angustiada(o), com sensação de piora, mas isso só significa que a análise está te atingindo em algum ponto, que ela está te atravessando, e isso é bom, não é algo que você deva temer. Pra análise ser proveitosa basta você realmente desejar entrar em análise e bancar esse desejo. Caso queira conversar mais sobre, fico à disposição. Abraços!
Diante de ataques de pânico e ansiedade intensa, a psicanálise proporciona um mergulho nas origens emocionais dessas questões, incentivando a investigação de traumas e lembranças persistentes. Simultaneamente, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) oferece métodos práticos e orientados ao momento atual para controlar e minimizar esses sintomas, focando na modificação de pensamentos e comportamentos problemáticos. Ambos os métodos demandam uma participação ativa do paciente no tratamento, exigindo sinceridade, receptividade e um compromisso com as atividades terapêuticas, tanto nas sessões quanto fora delas. A preparação psicológica para essas abordagens terapêuticas inclui definir metas precisas, cultivar uma perspectiva aberta e estar preparado para encarar e ponderar sobre os desafios pessoais. A integração dessas terapias pode traçar uma rota eficaz de tratamento, atacando tanto as raízes quanto as manifestações da ansiedade e do pânico. A perspectiva é positiva, e alcançar uma vida sem essas crises é viável; o essencial é tomar a iniciativa. Se for de seu interesse, dispomos de uma equipe especializada pronta para fornecer todo o apoio necessário.
Boa noite.Você precisa passar por uma escuta terapêutica. A nossa sociedade é produtora de sofrimentos! Entretanto ela não acredita no sofrimento como questões pertinentes ao crescimento do sujeito. .Criamos uma sociedade utilitária e desehumana. Pra vc entender às causas que lhe trouxeram até aqui, faça um investimento em vc!Passe por uma boa analise!Se cuide procurando o auto conhecimento!Sucesso
A psicanálise é uma abordagem terapêutica profunda que busca explorar as camadas mais profundas da nossa mente para compreender e lidar com questões emocionais, traumas e conflitos internos.
Durante as sessões, você é incentivado a falar livremente sobre seus pensamentos, sentimentos, sonhos e memórias. A psicanálise se concentra em entender os processos mentais inconscientes que influenciam o comportamento e as emoções.
A relação entre analista e paciente é fundamental nesse processo. O analista fornece um ambiente seguro e de apoio para explorar questões emocionais difíceis, enquanto o paciente é encorajado a expressar livremente seus pensamentos e sentimentos.
A análise psicanalítica é um processo que requer tempo, dedicação e compromisso. Importante que você preparada para se comprometer com sessões regulares e para investir energia e esforço no processo terapêutico.
A decisão de iniciar uma análise psicanalítica é um passo significativo na exploração de traumas e dificuldades emocionais profundas. A psicanálise, fundada por Sigmund Freud, foca em trazer à consciência os aspectos inconscientes da mente, incluindo conflitos, traumas, e padrões de pensamento que influenciam o comportamento e as emoções de maneira não consciente.

O que esperar da análise psicanalítica:
Exploração Profunda do Inconsciente: A psicanálise se aprofunda nas experiências passadas, sonhos, pensamentos e emoções para descobrir raízes profundas de problemas psicológicos. Ela pode revelar conexões entre experiências de vida passadas e comportamentos atuais.

Ambiente de Apoio e Não Julgamento: O analista fornece um ambiente seguro e confidencial onde você pode explorar pensamentos e emoções sem julgamento. Essa abertura é crucial para a eficácia do tratamento.

Foco na Transferência: Um aspecto chave da psicanálise é a transferência, onde sentimentos e comportamentos passados são projetados no analista. Isso ajuda a revelar padrões e conflitos emocionais subjacentes.

Interpretação e Insight: O analista não só escuta, mas também interpreta o que é dito durante as sessões, ajudando a fornecer insights sobre comportamentos e desejos inconscientes.

Expectativas para o Analisando:
Compromisso e Regularidade: A análise requer um compromisso com sessões regulares e contínuas. A consistência é essencial para desenvolver uma relação terapêutica profunda e para o processo de análise.

Honestidade e Abertura: Ser aberto e honesto sobre seus pensamentos e sentimentos, mesmo aqueles que podem parecer desconfortáveis ou irrelevantes, é crucial.

Paciência e Envolvimento: A psicanálise é um processo prolongado que exige paciência com o processo e consigo mesmo. A mudança ocorre gradualmente, e é importante estar engajado no tratamento.

Como se preparar para a análise:
Auto-reflexão: Antes de começar, passe algum tempo pensando sobre suas principais preocupações, problemas e o que você espera alcançar com a análise. Isso pode ajudar a definir o foco inicial das sessões.

Diário de Pensamentos e Emoções: Manter um diário pode ajudar a organizar seus pensamentos e identificar padrões ou temas que você gostaria de explorar na análise.

Educação sobre a Psicanálise: Entender os princípios básicos da psicanálise pode ajudá-lo a entrar no processo com uma mente mais aberta e preparada.

Estabelecer Suporte: Além da análise, ter suporte de amigos, familiares ou um grupo de apoio pode ser útil, especialmente quando processos emocionalmente intensos são desencadeados.

Cuidado Integral: Considerar o cuidado com a saúde física e práticas de relaxamento pode apoiar o processo analítico, facilitando o manejo das emoções que emergem.

Iniciar uma análise psicanalítica é uma jornada de autodescoberta e cura. Cada experiência é única, e o desenvolvimento de uma relação terapêutica sólida com seu analista é fundamental para um tratamento bem-sucedido. Estar aberto e comprometido com o processo são os melhores preparativos para tirar o máximo proveito da sua experiência analítica.
Optar pela psicanálise como um caminho para tratar crises de ansiedade, ataques de pânico e traumas é uma escolha que demonstra seu desejo de enfrentar essas questões de maneira profunda e resolutiva. A psicanálise é, de fato, uma abordagem que vai além do tratamento dos sintomas, buscando entender e trabalhar as raízes inconscientes das suas dificuldades.

O Que Esperar de uma Análise Psicanalítica
Exploração Profunda do Inconsciente: A psicanálise foca na exploração dos pensamentos, sentimentos e memórias que estão fora da sua consciência imediata, mas que influenciam profundamente seu comportamento e emoções. Através da fala livre e da associação de ideias, você será incentivada a trazer à tona conteúdos que podem estar reprimidos ou inconscientes.

Entendimento dos Padrões Repetitivos: Ao longo das sessões, você começará a identificar padrões repetitivos de pensamento, comportamento e emoção que podem estar ligados a experiências passadas, traumas e conflitos internos não resolvidos. A psicanálise busca trazer compreensão a esses padrões para que você possa lidar com eles de forma mais consciente e transformadora.

Transferência e Contratransferência: Um aspecto central da psicanálise é a transferência, onde você pode projetar sentimentos e expectativas em relação ao analista que estão relacionados a figuras importantes da sua vida, como pais ou parceiros. Isso será analisado no contexto da relação terapêutica para ajudar a entender como essas dinâmicas se manifestam em outras áreas da sua vida.

Processo Longo e Gradual: A psicanálise é um processo que pode levar tempo, pois envolve uma exploração cuidadosa e detalhada do seu mundo interno. Não se trata de uma solução rápida, mas de um caminho para mudanças profundas e duradouras.

O Que É Esperado da Pessoa que Será Analisada
Comprometimento com o Processo: A psicanálise requer comprometimento e regularidade. É importante participar das sessões com frequência e estar disposta a se engajar no processo, mesmo quando ele parecer difícil ou desconfortável.

Disposição para Falar Livremente: Na análise, você será incentivada a falar livremente sobre tudo o que vem à mente, sem censura ou julgamento. Isso inclui pensamentos, sentimentos, memórias, sonhos e associações. A ideia é que, ao falar livremente, você possa acessar conteúdos inconscientes que estão influenciando sua vida.

Paciência e Autocompaixão: O processo psicanalítico pode trazer à tona emoções e memórias difíceis. É esperado que você seja paciente consigo mesma e pratique a autocompaixão, permitindo-se sentir e processar essas experiências sem pressa.

Abertura para Explorar e Mudar: A psicanálise é um espaço para explorar seu mundo interno e considerar novas perspectivas sobre si mesma e suas relações. Estar aberta a essa exploração e às mudanças que podem surgir é fundamental para o sucesso do processo.

Como Se Preparar Psicologicamente para a Análise
Estabeleça Expectativas Realistas: Entenda que a psicanálise é um processo gradual e que os resultados podem não ser imediatos. Esteja preparada para uma jornada que requer tempo e paciência.

Mantenha uma Mente Aberta: Esteja disposta a explorar aspectos de si mesma que podem ser desconfortáveis ou que você preferiria evitar. A análise pode trazer à tona conteúdos difíceis, mas isso faz parte do processo de cura.

Crie um Espaço Seguro: Certifique-se de que seu ambiente fora da terapia é acolhedor e seguro, onde você possa refletir sobre as sessões e processar as emoções que surgirem. Isso pode incluir práticas de autocuidado, como meditação, escrita ou atividades que te tragam conforto.

Esteja Preparada para a Resistência: É natural que surjam resistências ao longo do processo, seja na forma de esquiva, negação ou frustração. Reconheça essas resistências como parte do processo e esteja disposta a trabalhar com elas.

Conclusão
A psicanálise oferece uma abordagem profunda e transformadora para lidar com traumas, ansiedade e pânico, ao trabalhar diretamente com as raízes desses problemas. Ao se preparar psicologicamente para a análise, mantendo uma mente aberta, sendo paciente consigo mesma e comprometida com o processo, você estará criando as condições para uma jornada de autoconhecimento e cura duradoura. Lembre-se de que a análise é um espaço seguro onde você pode explorar suas emoções e experiências com o apoio de um profissional qualificado.

Valentina
Psicanalista, Neurocientista e Terapeuta Sexual e de Relacionamentos Amorosos

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!