Tenho tido crises de ansiedade, que começou com sensação de nariz congestionado e falta de ar, recen

2 respostas
Tenho tido crises de ansiedade, que começou com sensação de nariz congestionado e falta de ar, recentemente comecei tratamento com risperidona e escitalopram, e a sensação de nariz congestionado e falta de ar voltaram, isso é um efeito comum da ansiedade ou pode ser do medicamento?
Não se espera que estas medicações levem a sensação de nariz congestionado nem a falta de ar. Por vezes, principalmente em início de tratamento, o escitalopram pode levar a algumas sensações desagradáveis, que melhoram ou desaparecem com o uso. Porém, o que você refere, pode ter várias causas diferentes. Converse com seu psiquiatra, que conhece pessoalmente seu caso e os detalhes de seu tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. É compreensível que você esteja preocupado com esses sintomas. A sensação de nariz congestionado e falta de ar pode ser atribuída tanto à ansiedade quanto aos medicamentos. **Sobre a ansiedade:** A ansiedade pode causar diversos sintomas físicos, como falta de ar, sensação de opressão no peito e, às vezes, até alterações na respiração. A congestão nasal não é o sintoma mais comum da ansiedade, mas algumas pessoas relatam sintomas respiratórios associados a episódios de estresse ou ansiedade. As crises de ansiedade envolvem uma série de alterações do sistema nervoso autônomo, com ativação do sistema simpático. A ativação do sistema simpático mais comumente tende a contrair os vasos da mucosa nasal e, portanto, a "desentupir" o nariz. Contudo, a ansiedade também pode agravar reações alérgicas em seu corpo. Dessa forma, há uma resposta imunológica exacerbada pelo estresse emocional, causando a sensação de nariz congestionado e falta de ar. **Sobre os medicamentos:** A risperidona e o escitalopram são medicamentos usados para tratar a ansiedade e outros transtornos, e cada um pode ter seus próprios efeitos colaterais. A risperidona, por exemplo, pode causar uma série de efeitos adversos, incluindo alterações no sistema respiratório em alguns casos, embora isso não seja comum. O escitalopram, um antidepressivo, pode causar efeitos colaterais como dificuldade respiratória em algumas pessoas, mas também é raro. Converse com uma Psiquiatra para que ela te oriente sobre os seus sintomas e desenvolva um plano de tratamento adequado.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psiquiatria - R$ 300
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.