Tenho TDA e ansiedade. Os estimulantes como Ritalina e Venvanse me deixam mal. Os antidepressivos Serotonérgicos,

9 respostas
Tenho TDA e ansiedade. Os estimulantes como Ritalina e Venvanse me deixam mal. Os antidepressivos Serotonérgicos, não melhoram meu foco e disposição so me acalmam. Os Dopaminérgicos como BUP pioram minha ansiedade e stress. A solução seria um medicamento que atue nos dois receptores ao mesmo tempo?
A escolha dos psicofármacos pode ser complexa em casos como seu, quando a pessoa teve má tolerabilidade ou resposta insatisfatória com múltiplas medicações. Para escolher qual(is) fármacos o teu psiquiatra precisará levar em consideração:
- Os teus diagnósticos (a desatenção justifica diagnóstico separado de de TDA ou são consequência do transtorno de ansiedade?
- Os fármacos já utilizados (metilfenidato e lisdexanfetamina te deixam mal porque?, são efeitos colaterais passíveis de manejo?, são efeitos colaterais que iriam desaparecer com mais tempo de uso?, foram utilizadas as formulações de liberação prolongada e controlada ou somente a imediata?),
- O perfil de efeitos colaterais (mesmo que já dito acima)
- As contra indicações
- As suas queixas mais importantes (o que mais te atrapalha? ansiedade? desatenção? ambos no mesmo nível?)
- Quais medicamentos possuem maior evidência científica para tratamento (no caso antidepressivos IRSN NÃO são indicados para TDA)
-muitos outros

Não sou psiquiatra para lhe informar a respeito. Um psiquiatra tem formação como médico e são os que podem lhe informar ou receitar remédios psiquiátricos. Como psicoterapeuta e psicóloga, posso atender-lhe com a psicoterapia com enfoque em tratar da sua ansiedade, dos motivos pelos quais voce busca tais remédios. Além da psicoterapia, dentro das sessões, trabalho muitas vezes com a Experiência Somática, abordagem que tem se mostrado muito eficiente com problemas de ansiedades, stress pos traumático, dificuldades ligadas ao stress, e depressão. Então, fique a vontade para entrar em contato, caso queira agendar uma primeira sessão/entrevista, para melhor conversarmos.
Vejo que você tem muitas questões relacionadas aos Psicofármacos. Porém, sugiro que reveja a possibilidade de combinar os Fármacos com a Terapia. O TDA é definido a partir de padrões adaptativos na infância e adolescência (que são consolidados nesta fase), não consegue se constituir. O funcionamento executivo desde muito cedo é comprometido, impedindo o desenvolvimento normal da atenção, autocontrole e freio comportamental. O objetivo da Terapia Cognitivo Comportamental é contribuir para o paciente desenvolver novos padrões de pensamentos e comportamentos. Há estudos que comprovam a eficácia do tratamento de sintomas, diminuindo bastante quando o tratamento é combinado!
Espero ter ajudado!
Olá! Você tem conversado com o seu psiquiatra sobre os sintomas e efeitos colaterais? É importante uma relação médico-paciente onde haja confiança, abertura para dúvidas e a escolha pelo médico do medicamento e dose que o seu organismo aceite. Caso não faça psicoterapia oriento a buscar este profissional também. O resultado de tratamento com medicamento associado à psicoterapia para ansiedade, depressão e outros transtornos tem ótimos resultados. A terapia busca o autoconhecimento e contribui para a diminuição e até extinção dos sintomas ansiosos. Sou especialista em Saúde Mental e fico à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Avaliação psicológica - R$ 100
Querida cliente, a solução não esta em acrescentar mais fármacos é importante fazer psicoterapia para entender melhor as causas da sua ansiedade. Em algum momento da vida já fez psicoterapia?
Se já fez é bom voltar e/ou mudar de linha teórica, hoje tem varias correntes que dão um adequado suporte a este quadro ansioso e ajudam muitos. Você conhece o Brainspotting ou o EMDR? Procure um profissional dessa área na tua cidade ou região.
Me parece que vc tem um conhecimento muito profundo dos psicofarmacos que vc toma, sugiro que você converse com seu médico o que tem acontecido, acedito que tanto depressão quanto ansiedade são melhores tratadas quando tb sao acompanhadas pela terapia ( terapia foca na causa a psiquiatria nos sintomas).
Att.
Eduardo
Me parece que você já tentou algumas vezes utilizar psicofármacos. Por ser uma grande ascensão dessa (não tão) nova alternativa (os remédios), muitos pacientes são encaminhados para tratamentos assim. Sempre vale o acompanhamento psicoterapéutico, semanal ou até mesmo duas vezes na semana, no intuito de regular como você se relaciona com esse remédio, quais atividades facilitam a sua concentração (tendo tomado o remedio ou não) e quais atrapalham, momentos desencadeantes, estratégias para concentração e calma.

Att. Noam
Olá, realmente os principais medicamentos indicados para estes caso você já sabe.
Existe a opção de psicoterapia Cognitivo Comportamental.
O objetivo mais amplo é auxiliar no desenvolvimento novos padrões de comportamentos e de pensamentos. Bem como a motivação e estabilidade emocional para construir uma nova estória de vida, com mais autonomia, satisfação e qualidade de vida.
Uma boa estratégia é identificar as crenças centrais do paciente, relacionadas aos sentimentos de fracassos recorrentes ocasionados pelo transtorno, também pode contribuir para o desenvolvimento do autocontrole, da recuperação da autoestima, da regulação da atenção e da resolução de problemas, proporcionando mudanças efetivas de modo a favorecer certa qualidade de vida ao paciente e à sua família. Além disso, possibilita a reversão de quadros de ansiedade e depressão, resultantes de vivências de rejeição, fracasso e exclusão social.
Leia nais sobre isso, já que os medicamentos mais utilizados não fazem o devido efeito.
Olá! A ansiedade e o stress podem ser muito melhorados por meio de processo terapêutico. Vc pode auxiliar o efeito medicamentoso, importante quando prescrito por especialista, ao identificar as causas da ansiedade e do stress, e aprender, por meio do autoconhecimento, a minimizar seus efeitos. A vida se torna mais leve quando vc fica mais 'instrumentalizado' para lidar com as questões diárias de sua rotina. Boa sorte!