tenho tag supostamente por ter tido uma arritmia cardiaca e ter ficado traumatizado, por gentileza qual

7 respostas
tenho tag supostamente por ter tido uma arritmia cardiaca e ter ficado traumatizado, por gentileza qual o melhor tratamento?
O transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), pode necessitar tanto de medicação quanto de acompanhamento psicológico. Mas, dependendo da gravidade do problema, será possível resolver apenas com psicoterapia. Neste transtorno existe uma exacerbação de crenças negativas quanto ao futuro, com previsões distorcidas da realidade atual. Um treino em reestruturação cognitiva (formulação correta de processos de pensamentos) poderá ajudar bastante. Um processo de psicoterapia deve incluir, imprescindivelmente, exercícios de respiração e relaxamento. Portanto, poderá ser necessária a associação de psiquiatra e psicólogo, na maioria dos casos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O evento da arritmia deixou um trauma pode ser tratado em terapia psicológica voltada para o tratamento de traumas. Esses traumas da vida adulta podem produzir um quadro de fobias ou sintomas de pânico
Agora TAG ou qualquer outro transtorno não são gerados por um trauma da vida adulta. Se você tem um transtorno o tratamento também é psicológico e, dependendo do quadro, pode ser necessário acrescentar medicação psiquiátrica durante o mesmo.
Acredito que seria ótimo você procurar um psicólogo da terapia cognitiva comportamental.
O TAG pode ter sido influenciado pela arritmia cardíaca, mas não necessariamente é a origem do transtorno, pois em geral os transtornos de ansiedade têm vários fatores que influenciam e mantém o problema. Procure um psicólogo para te auxiliar a identificar os gatilhos e situações que reforçam e mantém esse comportamento. Caso sinta necessidade, procure também um psiquiatra, pois alguns casos requer uso de medicação.
A terapia cognitiva tem dado bons resultados, no que secrefere a TAG. É uma abordagem a curto prazo. Ela trabalha com os pensamentos disfuncionais. Ensina o paciente a identificar e desafiar estes pensamentos levando a resolução de problemas.
Acompanhamento psicoterápico e de acordo com a avaliaçao inicial, pode ser integrado à psiquiatria, caso o grau de ansiedade esteja alto.
A arritimia cardíaca pode ter sido um fator desencadeante de ansiedade, mas talvez não seja suficiente para explicá-la. Como você mesmo relatou, tenho TAG SUPOSTAMENTE por ter tido arritmia cardíaca. Sua ansiedade, porém, pode ter causas mais profundas.É importante procurar um psicólogo; ele poderá avaliar se há necessidade de encaminhá-lo a um psiquiatra, que poderá conversar com você sobre a possibilidade de tratamento medicamentoso. A psicoterapia poderá ajudá-lo a compreender melhor as verdadeiras causas da sua ansiedade, e através do trabalho na terapia conquistar uma qualidade de vida melhor.

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 251 perguntas sobre Transtorno da ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.