Tenho TAG, mas a maioria das medicações me causa despersonalização e outras não consigo me adaptar,

5 respostas
Tenho TAG, mas a maioria das medicações me causa despersonalização e outras não consigo me adaptar, existe algum medicamento para essa doença que não cause esse efeito colateral?
Prezado(a),
Primeiramente, considere os diagnósticos diferenciais do TAG. TAG não é uma “ansiedade muito forte”, tem sintomas específicos.
Na maioria das vezes, os sintomas de ansiedade são apenas a ponta do iceberg, enquanto os transtornos de personalidade compõem o bloco submerso desse.
Traços de personalidade obsessiva ou de personalidade paranóide são o substrato necessário para os sintomas de ansiedade.
Vale a pena informar-se sobre isso e até considerar medicações de outras linhas, como os próprios antipsicóticos (que não deveriam ser chamados dessa forma).
Espero que fique bem logo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não existe medicamento sem efeito colateral potencial, o que não significa que você terá os efeitos colaterais descritos. Por vezes, pacientes ansiosos têm crenças e preocupações (relacionadas às medicações) que podem precipitar ou piorar sintomas, confundindo com efeito colateral direto - isso deve ser abordado através de psicoeducação e psicoterapia. De qualquer modo, as abordagens não medicamentosas ajudam muito nos casos de TAG: psicoterapia, atividade física, exercícios de respiração, mindfulness, meditação, etc.
Todo medicamento possui efeito colateral, contudo, informe ao seu psiquiatra o que está ocorrendo para que o mesmo realize os devidos ajustes. Lembrando que para uma maior eficácia no tratamento com a TAG o ideal é a psiquiatria e psicoterapia em conjunto.
Olá! O recomendado é que converse com o seu médico e informe os efeitos colaterais apresentados para uma orientação adequada. Em paralelo, procure acompanhamento terapêutico com psicologo para tratar as causas que estão gerando a TAG. Os dois acompanhamentos, médico e terapêutico, são fundamentais para a evolução do tratamento. Um abraço.
A despersonalização é um possível efeito colateral de muitos medicamentos utilizados para tratar a ansiedade e transtornos de ansiedade, incluindo a TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada). Porém, cada pessoa pode reagir de forma diferente aos medicamentos e pode ser necessário testar diferentes opções para encontrar a que funciona melhor para você, com o menor número de efeitos colaterais possíveis.

Algumas opções de medicamentos para a TAG que podem apresentar menos efeitos colaterais, incluindo despersonalização, são:

Buspirona: um ansiolítico que age de forma diferente dos benzodiazepínicos e antidepressivos. Pode levar algumas semanas para que comece a fazer efeito e pode ser menos sedativo do que outras opções.

Pregabalina: um medicamento que pode ser eficaz no tratamento da ansiedade e outros transtornos, incluindo a dor neuropática. Pode causar sonolência e tontura em algumas pessoas, mas geralmente é bem tolerado.

Betabloqueadores: como o propranolol, podem ser utilizados em situações específicas de ansiedade, como a ansiedade de desempenho, e não causam despersonalização.

Terapia cognitivo-comportamental (TCC): uma abordagem não medicamentosa que pode ser muito eficaz no tratamento da TAG e outros transtornos de ansiedade. A TCC pode ajudar a identificar e mudar padrões de pensamento e comportamento que contribuem para a ansiedade.

É importante lembrar que a escolha do medicamento e do tratamento mais adequados para a TAG devem ser feitas em conjunto com um médico especializado em saúde mental. O médico pode avaliar o seu caso específico e considerar fatores como idade, condições médicas pré-existentes, interações medicamentosas e outros fatores antes de prescrever um tratamento adequado.

Especialistas

Júlia Henrique Nascimento

Júlia Henrique Nascimento

Psicólogo

Tubarão

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Gabriela Lazzari Ribas

Gabriela Lazzari Ribas

Psicólogo

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 403 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.