Tenho tab tipo 2. Uso lítio, valproato, quetiapina, sertralina. Estou com problemas de insônia. Seri

2 respostas
Tenho tab tipo 2. Uso lítio, valproato, quetiapina, sertralina. Estou com problemas de insônia. Seria possível pedir que minha médica troque a sertralina pela agomelatina? Visto que a agomelatina ajuda no sono.
O tratamento com psicofármacos realmente é uma arte, que deve ser feita de acordo com as necessidades do quadro clínico, efeitos colaterais e, principalmente dentro de escolhas baseadas em evidências. Um tratamento, como princípio, deve "encaixar", ou seja, tratar o que se propõem e também promover o bem-estar, inclusive em relação aos efeitos colaterais. Dentro desses princípios, identificar a dose correta, incluindo e respeitando a faixa terapêutica de cada medicação pode ser a chave para evitarmos com que ao fim diversos medicamentos sejam utilizados. Não raramente a insônia está relacionada ao não encaixe dessa engrenagem. E isso deve ser monitorado cuidadasamente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Caso o seu diagnóstico for de TAB2, sugiro avaliar a permanência da sertralina. O uso de antidepressivos não é usual no tratamento do Transtorno Bipolar. A Agomelatina também não é aprovada para este transtorno. Além disso, pode potencializar riscos de lesões hepáticas pois demanda muito do fígado, assim como o Valproato. Temos medicações mais adequadas para o tratamento do TAB2. Se a sua preocupação for em tratar a fase depressiva do TAB2, poderia utilizar a quetiapina em dose adequada, ou mesmo uma Lurasidona. Caso esteja preocupada em manter-se com o humor estável, poderia pensar na lamotrigina em associação com os outros estabilizadores de humor. Enfim, sugiro conversar com sua psiquiatra assistente.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.