Tenho sintomas como formigamento na língua, sensação de garganta fechada,pressão na cabeça e peito,

8 respostas
Tenho sintomas como formigamento na língua, sensação de garganta fechada,pressão na cabeça e peito, falta de ar, câimbras no pescoço. Há 10 anos tomo Propranolol para taquicardia e Prolapso da Válvula Mitral. Mas só agora tive esses sintomas. O Dr passou Olcadil 1mg pra ansiedade. Tá certo?
Dra. Rita Cytryn
Psiquiatra
Salvador
Os seus sintomas são frequentemente encontrados nos transtornos de ansiedade,(nas crises de pânico, para ser mais precisa.

Entretanto já que tem um histórico de prolapso mitral (que de antemão não costuma oferecer riscos), precisa de uma avaliação cardiológica detalhada. Seria de bom alvitre levar um relatório conclusivo de sua avaliação cardiológica, ao psiquiatra, e se confirmado que não tem nenhuma alteração digna de risco, poderá iniciar o tratamento do transtorno de ansiedade.

Vários são os medicações utilizados com excelente resultado que pertencem a classe dos antidepressivos. O seu médico assistente procederá a indicação do mais adequado e, após algumas semanas, o quadro será revertido progressivamente.
Cordialmente, Dra . Rita Cytryn

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Leonardo Librelotto Rubin
Psicanalista, Psiquiatra
Porto Alegre
Olá. Primeiramente deverias ter uma boa avaliação com psiquiatra para certificar qual é o teu diagnóstico, se esses sintomas são mesmos relacionados a transtorno de ansiedade. os cardiologistas ajudam mas quem deve conduzir estes tratamentos são os psiquiatras. depois de fechado o diagnóstico vai se estabelecer o tratamento adequado. o olcadil é como um paliativo, usado para um controle inicial e depois retirado. Então, procure um psiquiatra e faça um bom tratamento, tratamento que seja adequado. boa sorte.
 Vivian Pastorino
Psicólogo
Rio de Janeiro
o olcadil é um benzodiazepinico que trata os sintomas de crises de ansiedade e tensão nervosa, mas o ideal seria que junto ao medicamento você faça acompanhamento psicoterápico para tratar as causas dessas crises, pois o medicamento ajudará nos sintomas.
Dr. Luís Guilherme De Oliveira Labinas
Psiquiatra
São José dos Campos
Diagnóstico psiquiátrico no seu caso deve ser algo de exclusão. Primeiramente, o cardiologista deve assegurar que não haja nenhuma condição clínica mimetizando ou causando um quadro psiquiátrico.
Garantindo que o seu quadro não seja de âmbito clínico e sim psiquiátrico, o melhor tratamento para crises ansiosas consiste na introdução de medicações para tratar o quadro, como inibidores seletivos de serotonina (Paroxetina, Fluoxetina, Sertralina, Escitalopram) associados a um benzodiazepínico (Olcadil, por exemplo). Lembrando bem que esse último é tomado apenas de forma paliativa e a curto prazo enquanto se busca remissão do quadro com os remédios citados anteriormente.
Espero ter contribuído. Dr. Luís Guilherme O. Labinas
 Andréa May de Souza Dias
Psicólogo
Recife
Olá, o olcadil é um ansiolítico que trata dos sintomas da ansiedade, transtorno do pânico, fobias, estresse pós traumático,estes transtornos desencadeiam sofrimentos psíquicos e físicos, paralisando o individuo muitas vezes, da sua vida laboral e cotidiana, porém identificar o surgimento e as causas seja em relação a trauma ou outra situação, serão removidos quando tratá-los esse é o caminho para a cura, inclua junto a medicação um tratamento psicológico na abordagem EMDR ou Terapia Cognitivo Comportamental, ou a que se identifique melhor. Abraço.
 Lucas Ribeiro Mecelis
Psicanalista, Psicólogo
Jundiaí
Acredito que seja importante você se consultar com um psicólogo também uma vez que a psicoterapia vai te ajudar a chegar na origem destes sintomas, pois muitos deles estão associados com diversos transtornos de humor.
 Renata Alli Nunes Correa
Psicólogo
Rio de Janeiro
O Olcadil é sim receitado para casos de distúrbios emocionais, para ansiedade, medos, tensão, para sintomas de depressão, para distúrbios do sono, e outros sintomas. Mas, sua dúvida sobre a medicação precisa ser esclarecida com o médico, se não esta se sentindo seguro (a) com a prescrição desse médico, sugiro que procure segunda opinião.

Mas, independente da medicação, te aconselho a procurar ajuda com Psicólogo. Se você está sofrendo com ansiedade e alguns desses sintomas listados acima, não deixe de buscar psicoterapia, pois, somente a medicação não aliviará seu sofrimento.

Faça Terapia Cognitivo-Comportamental.

Boa sorte.
;)
Dr. Jairo Maia
Cardiologista, Médico clínico geral
Santo André, SP
Transtornos de humor fazem parte da rotina de atendimento no meu consultório e portanto, me sinto à vontade para discutir esse assunto com você.
Primeiramente, é necessário afastar causas clínicas para os sintomas apresentados. Isso deve ser feito através de uma anamnese detalhada e, muitas vezes, através de exames complementares.
Outro ponto importante é a necessidade de acompanhamento periódicos do prolapso valvar mitral, uma vez que nem sempre é um problema estático, mas sim evolutivo.
E em relação ao benzodiazepinico, ele é eficaz no alívio dos sintomas físicos da ansiedade e costuma ser usado nas primeiras 3-4 semanas enquanto o tratamento efetivo ainda se encontra no período de resposta ( fase de impregnação). Em reforço a conduta de procurar também um bom psicólogo. Boa sorte.

Especialistas

Giovana Baliza Peixoto

Giovana Baliza Peixoto

Psicólogo

Brasília

Heloísa Lorenzoni

Heloísa Lorenzoni

Psicólogo

Araraquara

Carolina P. de Castro Freitas

Carolina P. de Castro Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Lucas Vasconcelos

Lucas Vasconcelos

Psicólogo

Goiânia

Rodrigo de Lima

Rodrigo de Lima

Psicólogo

Ourinhos

Kelly Ferreira

Kelly Ferreira

Psicólogo

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 254 perguntas sobre Transtorno da ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.