Tenho sindrome do panico tomo sertralina 50mg tive uma melhora de 60%, porém eu paguei a consulta com

9 respostas
Tenho sindrome do panico tomo sertralina 50mg tive uma melhora de 60%, porém eu paguei a consulta com psiquiatra por que pelo sus demoraria muito e não tenho dinheiro pra uma nova consulta para pedir para aumentar a dosagem do rémedio, no postinho de saúde pode pedir um aumento da dosagem?
Olá. Primeiro é de extrema necessidade você avaliar seu estado geral e reconhecer se houve modificações em seu estado físico, emocional e de humor.
Também analisar sua capacidade funcional se houve alteração ; isto poque não se deve aumentar a dose ou diminuir o medicamento por motivação que não seja por orientação médica diante do seu quadro geral.
Assim como é fundamental para o processo de tratamento a psicoterapia, pois a síndrome de pânico não será combatida só com a medicação
Procure o posto e se oriente.

Na atenção básica raramente existe a especialidade de psiquiatria nas equipes de apoio (NASF). O clínico do posto, em geral, segue a dosagem prescrita pelo psiquiatra, que é especialista em verificar se deve aumentar a dosagem ou trocar por outro psicofarmaco, ele vai fazer perguntas técnicas específicas e conduzir da melhor forma. Recomendo pedir a prioridade para agendar com um psiquiatra da rede- caso seja pelo sus- ou siga a recomendação médica da dosagem e procure psicoterapia analítico-comportamental. Segundo pesquisas, o tratamento é mais eficaz quando conjuga-se medicamento e psicoterapia. Procure o acolhimento e peça apoio psicólogo na UBS, enquanto aguarda a vaga do psiquiatra ambulatorial.
Apenas o médico pode avaliar a necessidade ou não de um aumento ou a manutenção da medicação em uso.

Sugiro que entre em contato com a UBS ( Unidade Básica de Saúde ) mais próxima de sua casa para o agendamento de uma consulta com um psiquiatra, caso não haja um psiquiatra na UBS de sua referência ( a mais próxima de sua residência ), cabe ao gestor dela o seu encaminhamento para passar em alguma que possua, ou seja o psiquiatra de sua área de abrangência e de sua referência.

O SUS em teoria deveria dar conta das demandas de toda a população brasileira, sugiro que tente o contato com a gerente da unidade exigindo esse direito.
Você pode procurar a rede de atenção psicossocial do seu território. Ela começa com a atenção primária: o médico de família pode te receber, concordando com a prescrição, ele pode fazer o ajuste da dose. Caso não se sinta seguro, pode pedir assistência da equipe do Núcleo de Atenção à Saúde da Família(NASF) que muitas vezes conta com um psiquiatra. A partir daí, é traçado o teu acompanhamento. Vale ressaltar que a Sertralina não é uma medicação disponível no SUS.
Olá! síndrome de pânico não se "cura" com medicamentos e o fato de estar "melhor" em 60% não significa que aumentando a dosagem irá para os 100%. Precisa de Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia associada ao tratamento. Paz e Bem!
Se é o posto do seu território, os médicos podem, sim, avaliar o seu quadro e ver uma possível modificação de dosagem. Cabe à atenção básica os cuidados dos casos de saúde mental leves e moderados e aos CAPS os casos moderados a graves e persistentes. Geralmente, o atendimento nos CAPS costumam demorar mais.
Vale pontuar, no entanto, que os efeitos da sertralina demoram de duas semanas a, em alguns casos, até um mês para serem observados. Caso você tenha ido ao psiquiatra há bem pouco tempo, seria interessante esperar este tempo para retornar a ele ou procurar outro médico com fins de alteração de dosagem.
Também pontuo que não é interessante aumentar a dosagem por conta própria. Faça isso sob orientação médica.
Espero ter ajudado.
Ola! Em algumas cidades no Brasil o atendimento pelo Caps é de qualidade. Veja na sua cidade essa possibilidade, além do psiquiatra tem tb psicólogos que podem estar realizando a psicoterapia! Abraço
Olá, Normalmente o setor administrativo do posto de saúde não está autorizado a entregar receitas a não pacientes. Acredito que você tenha duas opções: entrar para a fila de espera ou, então, tentar conversar novamente com o psiquiatra.
A decisão de aumentar ou não a sua dose deve ser tomada por um médico psiquiatra. Claro que é partilhada com o paciente, mas é uma decisão técnica. Logo, o caminho é: marque a consulta com o psiquiatra. O SUS tem todas as especialidades médicas, inclusive essa.
Sucesso!