Tenho síndrome de sjogren e só este ano tive 4x parotidide dos 2 lados.. A última foi em abril e ago

4 respostas
Tenho síndrome de sjogren e só este ano tive 4x parotidide dos 2 lados.. A última foi em abril e agora na semana passada tive novamente..meu médico receita Celestone soluspan e clavulim bd na crise. Fiz ultrassom e não deu cristais..tem alguma coisa pra fazer como tratamento? Mesmo pós crise meu rosto não volta ao normal ainda fica um pouco inchado
Boa noite, saudações fraternais! Em primeiro lugar teriamos de saber se realmente há o diagnóstico de síndrome de Sjögren e se é tipo 1 ou 2.
Existem hoje muitos tratamentos para reduzir o desconforto que a redução salivar e lacrimal causam. Estarei a disposição para lhe ajudar,!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Síndrome de Sjögren é uma doença auto-imune que curso com obstrução dos ductos das glândulas salivares, levando a boca seca e inflamação da glândulas salivares. Essas obstruções normalmente não são vistas pela ultrassonografia por que não são cálculos e sim estreitamentos do ducto. Atualmente, um excelente opção para alívio desses sintomas é a dilatação dos ductos por sialoendoscopia. Att.
A sialoendoscopia tem ajudado e muito os pacientes com sialadenite obstrutiva cronica por doença de Sjögren. É um procedimento minimamente invasivo que permite examinar os ductos das glandulas colaborando com o diagnostico, ao mesmo tempo que permite o tratamento, como por exemplo, a dilatação dos ductos estreitados, limpeza de saliva espessa, retirada de calculos (pedrinhas que nem sempre são visiveis ao exame de ultrassonografia). Tudo isso é feito passando o endoscopio pelo proprio orificio natural da glandula da saliva, por dentro da boca.
Vale a pena verificar a indicação em seu caso.
Abs.
Olá!
Sendo a Sd de Sjogren uma doença autoimune, não tem cura.. mas tem controle dos sintomas..
Em casos onde predomina os sintomas sobre as glds salivares, a causa se deve por dois motivos: perda do tecido produtor salivar e diminuição dos ductos (estenoses) por inflamação oriunda do Sjogren.
Para aliviar os sintomas, atualmente no Brasil utilizamos a Sialoendoscopia, com objetivo de dilatar estes ductos e permitir um escoamento mais fácil da pouca saliva produzida... Esta técnica não é definitiva, em alguns casos tem que repetir após algum intervalo de tempo.. mas alivia os sintomas sim e por longo tempo.
Espero ter ajudado!!

Especialistas

Débora Pereira

Débora Pereira

Cirurgião de cabeça e pescoço

Santarém

Bruna Messina

Bruna Messina

Dentista

São Paulo

Lorena Mariano

Lorena Mariano

Dentista

São Paulo

Letícia Gobi

Letícia Gobi

Dentista

São Paulo

Mariana Barros

Mariana Barros

Dentista

São Paulo

Flávia Trevizan

Flávia Trevizan

Dentista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 109 perguntas sobre Doenças Das Glândulas Salivares
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.