Tenho síndrome de intestino irritável e fico muitos dias sem conseguir evacuar e nisso sinto muita d

2 respostas
Tenho síndrome de intestino irritável e fico muitos dias sem conseguir evacuar e nisso sinto muita dor na barriga,gases e dor no reto,tem algum medicamento para eu consegui melhorar isso?
Boa noite
o medicamento a ser receitado para você depende de uma série de informações e dados de exame físico. O fato de você ter síndrome do intestino irritável não significa, necessariamente, que esta seja a causa da constipação. Há vários outros disturbios que inclusive podem estar associados ao intestino irritável, que podem causar seu problema. Sugiro procurar um gastroenterologista .

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Síndrome do Intestino irritável pode apresentar dor em qualquer parte do abdomen(barriga), distensão abdominal, intestino preso, diarréia ou mesmo uma alternância entre diarréia e intestino preso. Há casos com predominância de intestino preso(a maioria) outros de diarréia, e outros de distensão na barriga.
Como tudo em Medicina, cada paciente se apresenta de modo particular: alguns tem mais dor, outros se queixam de intestino preso e muitos reclamam de abdomen distendido. Já recebi moças que me falaram: "Doutor, minha barriga está tão grande que parece que estou grávida"

===O diagnóstico exige um Médico com raciocínio clínico adequado e que conheça as apresentações clínicas da Síndrome.

====Há critérios para estabelecer o diagnóstico, mas nenhum critério substitui um bom Médico que tenha um excelente preparo e um excelente relacionamento com seu paciente.


Há pontos que quero ressaltar:

===1. a dor do intestino irritável pode acontecer em qualquer local do abdomen

Mas é preciso saber se realmente a dor é de intestino irritável. Isso se chama DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL e um Médico de boa qualidade consegue faze-lo

====2. Se há perda ponderal importante, anemia ou sangramento digestivo, o diagnóstico raramente é intestino irritável
2.1 Claro que o Intestino Irritável, conforme falou meu ilustre colega acima, não é A ÚNICA causa do intestino preso. Pode haver outras causas.

=====3. No tratamento do intestino irritável a confiança do paciente em seu Médico é um fator muito importante.

====4. Muitas vezes há associação entre problemas psicológicos e intestino irritável.
======Nesse caso, se for útil ao paciente, o bom Médico o encaminhará para tratar o problema encontrado. Pode ser depressão, pode ser ansiedade, ou mesmo uma mistura das duas. Mas, se preciso, deverá ser tratada.

====== 5. Eu tive a sorte de, em quase 34 anos de prática médica aqui e no Exterior ver a evolução das medicações para Intestino Irritável. Houve uma melhora considerável desde quando eu era Residente, há muitos anos atrás. Hoje há medicamentos que focam mais a dor, outros a diarréia, outros o intestino preso. E há medicamentos que aliviam todos esses sintomas, com maior ou menor eficácia

CONTUDO

6. Aprendi também em todos esses anos, que no Intestino Irritável o melhor tratamento é um Médico atencioso e que infunda CONFIANÇA em seu paciente. Se o paciente tem confiança de que nada grave acontecerá, vai ter um tratamento muito melhor e mais eficaz.

Especialistas

Dalila Guedes

Dalila Guedes

Gastroenterologista

Salvador

Fernando Tenório Di Schiavi

Fernando Tenório Di Schiavi

Gastroenterologista, Médico clínico geral

São Paulo

Marcos G T Pauletti

Marcos G T Pauletti

Coloproctologista

Chapecó

Danielle Delfino

Danielle Delfino

Gastroenterologista, Endoscopista

João Pessoa

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Agnes Luciana Souza

Agnes Luciana Souza

Fisioterapeuta

Niterói

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 724 perguntas sobre Síndrome do intestino irritável
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.