Tenho rinite alérgica e faço uso de budesonida. Posso usá-lo de modo contínuo? Existe alguma restrição

4 respostas
Tenho rinite alérgica e faço uso de budesonida. Posso usá-lo de modo contínuo? Existe alguma restrição no seu uso prolongado?
Todo medicamento apresenta efeitos colaterais. O importante é avaliar o risco X benefício e manter o acompanhamento com um médico especialista de bom padrão. O corticoide tópico nasal é o tratamento medicamentoso de escolha para a rinite alérgica. Existem diversos tipos de corticoides tópicos, com diferentes potências, capacidade de ligação celular, circulação sistêmica e efeitos colaterais. Assim, dependendo das patologias associadas e faixa etária alguns terão maior probabilidade de sucesso que outros. Além destes também dispomos dos anti-histamínicos, modificadores dos leucotrienos e imunoterapia específica. A indicação da terapia deverá ser individualizada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O uso de corticóide nasal deve ser cuidadoso. Não sendo indicado ultrapassar período contínuo maior que 3 meses. Seus efeitos adversos são de baixa incidência porém, podem ocorrer como: irritação local da mucosa nasal, sangramentos nasais, perfuração septal, interferência no eixo hipotálamo hipófise adrenal, efeitos oculares, efeitos sobre o crescimento, reabsorção óssea e efeitos cutâneos. Sendo seu uso prescrito sempre baseado na intensidade dos sintomas e a menor dose possível. A reavaliação do paciente em uso de corticóide nasal tópico deve ser feita em 8 semanas.
Sendo importante salientar o uso em conjunto com coritcóide sistêmico e seus riscos, associados devem ser somados não ultrapassando mais de 400 mcg por dia.
O Consenso Brasileiro de Rinites 2017 e em artigo da IAPO 2017 são a base para esta resposta.
.
Não existe restrição.
A budesonida é um corticóide nasal com mínima absorção sistêmica (para o sangue), tendo efeito basicamente apenas sobre a mucosa nasal. Seu uso prolongado se mostrou seguro em estudos com mais de 10 anos de seguimento.
Espero ter ajudado. Estou à disposição!
Carissimo, este bom medicamento é paliativo! Se quizer tratar da rinite eficazmente recomendo que procure um Médico Alergista e peça uma Bateria de Testes para Inalantes, após o laudo, faça a imunoterapia específica para seu caso e tenha qualidade de vida. Saúde.

Especialistas

Lara Novaes Teixeira

Lara Novaes Teixeira

Alergista, Pediatra

São Caetano do Sul

Débora Pacheco Azevedo

Débora Pacheco Azevedo

Pediatra

Palmas

Bruna Schneider

Bruna Schneider

Médico de família

Ilhabela

Alice Pires Pasquali

Alice Pires Pasquali

Especialista em clínica médica, Médico clínico geral

Florianópolis

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 93 perguntas sobre Rinite alérgica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.