Tenho resistência a insulina, faço tratamento com remédio, estou perdendo peso e também reeducação a

5 respostas
Tenho resistência a insulina, faço tratamento com remédio, estou perdendo peso e também reeducação alimentar.
Gostaria de saber se posso fazer jejum intermitente? porquê já vi falando que sim e que não.
Olá prezada. O ideal é que você converse abertamente com o nutricionista que faz seu acompanhamento, pois ele é o profissional que conhece sua realidade de vida e saúde para poder entender qual a melhor estratégia de emagrecimento para você. Sobre o jejum intermitente, apesar de muita informação na internet e redes sociais sobre o assunto, a verdade é que não passa de mais uma abordagem (dentre centenas), temporária de restrição calórica com o objetivo de induzir ao emagrecimento. Porém, não deve ser entendida como uma forma de alimentação saudável, nem como projeto de vida. Pois como em toda restrição, ocorre uma deficiência nutricional, que a longo prazo pode ser prejudicial a saúde. Em pacientes com diabetes ou resistência a insulina em tratamento com hipoglicemiantes (como a metformina/ glifage), não é indicado permanecer longos períodos de tempos em jejum, pois o risco de uma hipo glicemia e seu efeitos colaterais é muito grande. Ou seja, mesmo assim, caso pretenda realizar o jejum, não deve ser por longo tempo. Dentre todas as formas de abordagens, a que oferece maiores resultados, mais saudável, equilibrada e que se mantem por toda a vida, é a reeducação alimentar! O importante e entender e aprender que comer é fundamental para a vida, com seriedade, responsabilidade, entendendo que comida não é brincadeira, nem premiação, e sim que comida é essencial a vida e saúde! Desejo boa sorte e sucesso!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Trabalho com Nutrição Funcional e o público diabético é uma das minhas especialidades. Quando se está ainda na fase de resistência à insulina é possível reverter a situação antes que se torne diabetes. Se não houver alguma doença, a situação é facilmente reversível sem ser necessário utilização de medicação, mas apenas com uma prescrição alimentar adequada. É possível fazer jejum intermitente sim, ele pode ser bastante benéfico para controle de glicemia e insulina, mas jamais deve ser feito sem o acompanhamento de um profissional, principalmente na sua situação. O seu caso pede acompanhamento de nutricionista urgentemente, antes que se torne diabetes. Não coloque sua saúde em risco. Invista na sua saúde. Não deixe para depois. Beijos da nutri e sucesso na caminhada.
Boa noite! O jejum intermitente é uma estratégia bem vinda quando bem planejado, irá depender bastante de cada caso, mas respondendo se sim ou não, irá depender, precisará de uma avaliação melhor sobre você para definir isso!
O jejum intermitente é uma estratégia nutricional que pode ser utilizada em algumas pessoas dependendo do caso clínico, mas como o nome diz: é uma estratégia e, portanto, não deve ser usado para a vida toda, é temporário.
Tem algumas contraindicações e benefícios, como para o seu caso clínico pois quando bem orientado pelo nutricionista, auxilia a diminuir a insulina e a glicemia.
Lembrando que não adiantará se fizer jejum intermitente e comer na janela de horas de ingestão alimentar, uma densidade calórica maior do que o gasto ou comer alimentos que aumentem a glicemia/insulina em excesso.
Para concluir, não precisa de jejum intermitente se for sacrifício para você, tendo em vista que para qualquer objetivo do paciente, como melhora da glicemia e insulina, temos combinações de nutrientes e alimentos, assim como quantidade e qualidade nutricional qie não farão um disparate da glicemia e insulina.
Olá!
Para ser bem direto, não acho que o fato de fazer jejum em si fará diferença.
O que precisa ser feito é um processo de reeducação alimentar e mudança no estilo de vida. Melhorar escolhas, preparo e combinações de alimentos juntamente com a prática regular de atividade física é, sem dúvidas, o que fará diferença. O jejum, por si só, pode não ser recomendado para todos, pois cada um possui um funcionamento e rotinas diferentes. Sua prática não importará tanto quanto as mudanças citadas acima.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.