Tenho resistência a insulina e não estava ovulando .minha menstruação demorava 60 dias.o glifage aju

2 respostas
Tenho resistência a insulina e não estava ovulando .minha menstruação demorava 60 dias.o glifage ajuda a ovular? Porque depois q eu comecei a tomar minha menstruação regulou no primeiro mês.
Olá paciente, uma das causas da falta de ovulação é como seu caso: resistência insulínica. Diversos defeitos na sinalização que a insulina precisaria fazer ao entrar em contato com seu receptor, não acontecem,
levando a uma resposta de contra-regulação em que um excesso de insulina é secretado pelas células beta do pâncreas. Ocorre então uma "conversa" alterada em que a insulina em excesso age nas células da teca ovariana como se fosse o hormônio luteinizante LH, desencadeando a produção excessiva de androgênios, que provocam atresia folicular (morte) com anovulação. Drogas que melhorem a sensibilidade insulínica e mesmo o simples emagrecimento levam ao retorno da fertilidade.
A metformina, dentre seus inúmeros modos de atuar, promove uma melhora no metabolismo da glicose e consequente melhor funcionamento da insulina, a paciente perde peso e volta a ciclar. Espero ter ajudado no entendimento dessa matéria particularmente difícil de explicar às nossas pacientes. Parabéns pelo bom resultado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. O ovário policístico é uma síndrome endócrino-metabólica de caráter genético e hereditário. Cursa com irregularidade menstrual, acne, oleosidade excessiva da pele, excesso de pêlos, cistos nos ovários, aumento dos hormônios androgênicos, diabetes, obesidade, alterações do colesterol, doenças cardiovasculares, etc. Outras alterações hormonais precisam ser descartas como hiperprolactinemia, menopausa, alterações da tireoide.
Não tem cura mas controle, baseado em mudanças do estilo de vida, atividades físicas regulares, perda e controle de peso, dieta pobre em carboidratos e gorduras.
O anticoncepcional não trata o ovário policístico mas controla os sintomas como irregularidade menstrual, acne e cistos nos ovário. Ao cessar o anticoncepcional, os sintomas poderão voltar.
A metformina pode regularizar a menstruação e a ovulação. As mulheres podem ter dificuldades para engravidar pois não ovulam. Existem medicações que ajudam a induzir o ovulação. A metformina é uma delas, apesar de não ser a melhor.
As mulheres com ovário policístico precisam de anticoncepção.
O seu caso precisa ser revisto detalhadamente.
Nunca inicie ou troque a forma de uso de uma medicação anticoncepcional sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem usar qualquer anticoncepcional. Essas medicações podem estar associadas a eventos graves como trombose. O uso errado pode aumentar o risco de uma gravidez indesejada.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu tratamento

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1066 perguntas sobre Glifage
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.