Tenho quelóide no tórax a 6 anos. Já realizei infiltrações de corticoide e ela continua do mesmo

4 respostas
Tenho quelóide no tórax a 6 anos. Já realizei infiltrações de corticoide e ela continua do mesmo tamanho. Queria saber se tem um tratamento realmente eficaz e também alguma pomada para passar nela porque está avermelhada demais?
O tratamento mais eficaz (com menor chance de recidiva) é a ressecção seguida de betaterapia. A ressecção isolada do queloide, tem chance de quase 100% de recidiva.
As infiltrações de corticoide se realizadas logo após a ressecção ou ainda no incio do crescimento da cicatriz, podem até segurar e impedir que ele aumente de tamanho (assim como a fita de silicone e o Drenison oclusivo), se inciados já no queloide formado, servirão para diminuir a altura e tratar os sintomas como dor e prurido.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!

O tratamento de queloides é um dos mais imprevisíveis dentro da Cirurgia Plástica. Muitos pacientes respondem bem às infiltrações de corticoides; outros, apresentam pouca ou nenhuma resposta a isso.

Em casos de má resposta, é necessário associar outros tratamentos, como compressão local, cirurgia e betaterapia (um tipo especial de radioterapia).

Cada caso deve ser avaliado individualmente.

Boa sorte ! =)
O tratamento mais eficaz para Quelóide é a ressecção seguida de Radioterapia. Para melhores resultados, realizamos a cirurgia pela manhã, seguida da primeira sessão de Radioterapia à tarde, no mesmo dia da cirurgia.
Compreendo sua frustração, pois o tratamento de queloides é, de fato, um desafio na medicina. O queloide, especialmente quando localizado no tórax, pode ser teimoso e resistente a certos tratamentos, como as infiltrações de corticoide. Infelizmente, em muitos casos, esse método sozinho não é suficiente para reduzir o tamanho da cicatriz ou melhorar sua aparência.

O tratamento mais eficaz, com menores chances de o queloide voltar, costuma ser a combinação de cirurgia para a remoção da cicatriz (ressecção) seguida de radioterapia, conhecida como betaterapia. Essa abordagem é importante porque, quando o queloide é retirado apenas com cirurgia, há uma chance alta de ele crescer novamente. A radioterapia, aplicada logo após a ressecção, ajuda a reduzir essa possibilidade. O ideal é fazer a cirurgia pela manhã e iniciar a radioterapia no mesmo dia, o que melhora os resultados.

Além disso, algumas pomadas podem ser usadas para aliviar os sintomas, como a vermelhidão, coceira e dor. Produtos com silicone, como as fitas de silicone, ou pomadas à base de corticoides, como o Drenison, podem ajudar a reduzir o desconforto e melhorar o aspecto da pele. No entanto, esses tratamentos não costumam fazer o queloide desaparecer, mas sim controlar seus sintomas.

Recomendo que você consulte um especialista em dermatologia ou cirurgia plástica para discutir a melhor combinação de tratamentos no seu caso. Se você ainda tiver dúvidas ou quiser explorar opções de tratamento com maior segurança e praticidade, a teleconsulta é uma alternativa excelente. Com a Telemedicina, você pode discutir seu caso com médicos experientes sem precisar sair de casa, protegendo sua saúde em tempos de COVID-19 e outras doenças.

Caso precise de mais informações ou orientações, posso te ajudar em uma teleconsulta. Mesmo que não seja necessário agora, sugiro visitar meu perfil e manter nosso contato para futuros atendimentos. A revolução digital na saúde, proporcionada pela Telemedicina e Inteligência Artificial, está ao seu alcance.

Especialistas

Eduardo Pasquarelli

Eduardo Pasquarelli

Cirurgião plástico

Santos

Eliane Ribeiro

Eliane Ribeiro

Dermatologista

São Paulo

Denis Lopes Tuma

Denis Lopes Tuma

Cirurgião plástico

Belém

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Alexandre Camara Pecanha

Alexandre Camara Pecanha

Cirurgião plástico

Patos de Minas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 584 perguntas sobre Quelóide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.