Tenho que fazer um tratamento de canal, o Dentista me falou que vai ser difícil, pois o dente está

4 respostas
Tenho que fazer um tratamento de canal, o Dentista me falou que vai ser difícil, pois o dente está calcificado. O que significa isso ?
Significa que há uma " obstrução" no meio do canal. Quando há calcificação é como se não houvesse um trajeto para seguir. é como se fosse um tunel que não tem saida. O ideal é fazer o tratamento de canal e caso persista a lesão ( se houver ) depois faça uma apicetomia. Ou avalie a condição de remover este dente ( não é a primeira opção ) e implantar um dente. TUdo deve ser avaliado pelo seu dentista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O canal do dente é como se fosse um "túnel" que existe dentro da raiz. Quando está calcificado significa, de uma forma simplificada, que o diâmetro desse túnel está reduzido ou completamente fechado. Isso dificulta o tratamento de canal, mas não o impossibilita. Com a invenção do microscópio operatório, podemos enxergar dentro desse túnel e ter uma visualização muito melhor. Eu recomendo que esse tratamento seja realizado por profissional que trabalha com microscopia operatória e seja especialista em Endodontia.
A calcificação pode ser definida como uma obliteração de espaços pulpares devido a uma resposta isquêmica, após um trauma (geralmente), que restringe de forma variada o suprimento neurovascular pulpar, levando ao aumento da deposição de tecido mineralizado na câmara pulpar e nos canais radiculares, fazendo com que esses diminuam o seu "calibre" ou até se vedem totalmente. Tratamentos de casos assim, devem realmente ser realizados por Especialistas em Endodontia, para que se tente salvar o dente. Cada caso é um caso. Bem individual. A experiência do profissional e a gama de recursos que ele tem disponível para o tratamento, são de grande valia para resultados positivos.
Significa que o canal está tão fininho que está quase "fechando". Como se fosse uma estrada com o mínimo de sinalização possível, ou com nenhuma sinalização. Por isso a dificuldade. Sugiro procurar um Endodontista experiente para resolver seu caso de forma assertiva. Nesses casos de calcificação, é usado o microscópio para poder ver as sinalizações que vão levar até o canal e, então, realizar o tratamento com segurança. Em alguns casos, quando o canal não é encontrado, é feito o corte do ápice do dente e obturado. Espero ter ajudado. Forte abraço.

Especialistas

Gleisson Tel

Gleisson Tel

Dentista

São José do Rio Preto

Letícia Gobi

Letícia Gobi

Dentista

São Paulo

Flávia Trevizan

Flávia Trevizan

Dentista

São Paulo

Carolina Moreno

Carolina Moreno

Dentista

São Paulo

Amanda Fernandes

Amanda Fernandes

Dentista

São Paulo

Júlia dos Reis Alves

Júlia dos Reis Alves

Dentista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 101 perguntas sobre Calcificação da Polpa Dentária
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.